Proext

Edital ProExt-MEC/2015 será lançado nesta sexta-feira 7/02

Tags: 
Descrição: 

O Ministério da Educação (MEC) lança nesta sexta-feira (7/02) o Edital ProExt-MEC/2015. O Edital representa a principal fonte federal de financiamento à extensão universitária das Instituições Públicas de Ensino Superior. A cada ano o ProExt-MEC lança um edital público ao qual a UFBA pode concorrer com até 40 propostas de Programas de extensão e 40 propostas de Projetos de extensão.

Neste ano, cada Programa pode ser financiado em até R$ 300 mil, o dobro do valor do último ano. O prazo de duração dos Programas foi ampliado para 24 meses. Para Projetos, o valor do financiamento também dobrou e será de R$ 100 mil, mas o prazo de realização continua sendo de 12 meses. Outro diferencial do Edital ProExt-MEC/2015 é a possibilidade das Instituições Comunitárias também submeterem propostas. Assim, caso não haja um aumento expressivo dos recursos destinados ao Edital, nesse ano ele se tornará ainda mais competitivo, pois o número de propostas deve aumentar e cada uma delas concorrerá a uma parcela maior do recurso total. Os proponentes da UFBA devem, portanto, avaliar cuidadosamente todos os quesitos de pontuação previstos no Edital: obter nota próxima à máxima em cada um deles certamente será o caminho para alcançar uma classificação que garanta o financiamento da proposta. Por exemplo, a carta de anuência do setor externo à universidade que participará da ação terá caráter classificatório, e não mais eliminatório. Ainda assim, será importante obtê-la para garantir a pontuação máxima nesse quesito.

Segundo Dr. Pedro Rocha, Coordenador de Programas e Projetos de Extensão, a UFBA nos últimos anos captou uma quantidade razoável desses recursos e a experiência de alguns extensionistas, que obtiveram nota máxima na avaliação do MEC ou que foram contemplados por até três anos consecutivos, demonstram o potencial da instituição. Por outro lado, a porcentagem de propostas oriundas da UFBA que foram contempladas com recursos no Edital de 2014 foi muito baixa em comparação com outras instituições, ficando em cerca de 25%. “As ações apoiadas pelo Proext/MEC vêm contribuindo para ampliar e consolidar o diálogo da UFBA com a sociedade e têm apoiado a formação de inúmeros estudantes de graduação: apenas em 2013 as ações financiadas pelo Edital na UFBA permitiram a concessão de bolsas de iniciação à extensão universitária para mais de 70 estudantes de graduação, número semelhante a todas as bolsas distribuídas no mesmo ano pelo Edital PIBIEX. Ainda assim, há uma possibilidade real de dobrarmos essa captação no Edital 2015: para isso, precisamos tornar nossas propostas mais competitivas”, ressalta Rocha.

Visando contribuir com o aumento da competitividade das propostas oriundas da UFBA, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária criou página no Moodle  (http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=13632) que permitirá compartilhar documentos e facilitar a interação entre os proponentes da UFBA entre si e com esta Pró-Reitoria. Para solicitar sua inscrição na página do Moodle o proponente envie um e-mail para lilian.costa.santana@gmail.com.

NOVO Cronograma:

até 24 de março:

- Coordenador utiliza o site proext.mec.gov.br para:

a) criar perfil de coordenador de proposta

b) cadastrar proposta completa em resposta ao Edital ProExt-MEC 2015

c) enviar proposta para avaliação da Pró-Reitoria através do sistema proext.mec.gov.br

até 24 de março às 17:00h:

- Coordenador entrega à Pró-Reitoria de Extensão Universitária (procurar a funcionária Samanta):

a) uma cópia impressa e assinada da proposta de programa ou projeto finalizada no site proext.mec.gov.br

b) ofício da diretoria da sua unidade de origem informando que a proposta foi aprovada na unidade e indicando o número SIATEX da mesma

c) ofício próprio encaminhando a cópia impressa da proposta e o ofício da diretoria

 

ATENÇÃO: não será possível realizar alterações na proposta após submetê-la à Pró-Reitoria.

 

Acesse o Edital aqui: /sites/proext.ufba.br/files/edital_proext_mec_2015.pdf

 

 

 

Programa Intercâmbio Estudantil está com inscrições abertas até 14/02

Tags: 
Descrição: 

Estão abertas as inscrições para participar do Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura entre os campi da UFBA. O programa é fruto da parceria entre a Pró-Reitora de Extensão Universitária (ProExt), com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) e o Instituto Multidisciplinar de Saúde, campus da UFBA em Vitória da Conquista. Os docentes e discentes interessados podem se inscrever até 14 de fevereiro de 2014.

O Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura entre os campi da UFBA tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre estudantes dos Campi da UFBA, a partir de um intercâmbio com os estudantes do IMS/UFBA e os bolsistas de projetos de extensão dos Campi da UFBA, em Salvador. De acordo com Blandina Viana, Pró-Reitora de Extensão: “o Programa visa ainda fomentar a criação de uma rede de interação entre os Campi da UFBA e proporcionar ao estudante a oportunidade para conhecer e vivenciar novas situações acadêmicas e culturais”.

O Diretor do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Orlando Sílvio Neves, enfatiza a oportunidade oferecida aos discentes do IMS a partir deste Programa: “Trata-se de uma oportunidade ímpar para conhecer a grandiosidade e a diversidade cultural da UFBA. Somos UFBA, mas estamos distantes fisicamente, o que às vezes minora nosso sentimento de pertencimento. O Programa de Intercâmbio em Extensão e Cultura é uma grande iniciativa e está sendo muito bem recebido pela comunidade Universitária do Campus Anísio Teixeira”, afirma Neves.

Para concorrer a uma vaga no Programa em Extensão e Cultura entre os Campi da UFBA, é preciso que o discente esteja matriculado em pelo menos um componente curricular e tenha participado de ações de extensão na UFBA, como bolsista ou voluntário. A seleção segue os critérios de: I. Maior Coeficiente de Rendimento; II. Ser assistido por programas da PROAE; e III. Maior tempo de ingresso na UFBA.

Os docentes interessados em integrar o Programa devem ter projeto(s) de extensão vigente(s), na condição de coordenador ou participante, cadastrado no  SISAPE e aprovado na Congregação do IMS.

Acesse aqui a ficha de inscrição para docente e discente: /sites/proext.ufba.br/files/normas_participacao_no_intercambio_extensao_e_cultura_ims_e_ufba.pdf

Agenda UFBA 2014 começa a ser distribuída

Tags: 
Descrição: 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (ProExt) deu início à distribuição da Agenda UFBA 2014. Além dos calouros, neste ano, os docentes e servidores técnico-administrativos também receberão a Agenda. As representações das Unidades e Órgãos da UFBA receberão o material e procederão com a distribuição da mesma.

A Agenda UFBA 2014 reúne informações sobre o Calendário Acadêmico; Eventos como a Feira do Conhecimento, ACTA- Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia; as novas obras da UFBA como a Residência Universitária e a Maternidade; o novo ufba@mail; o Programa de Proficiência em Língua Estrangeira (PROFICI), entre outros. Constam ainda na Agenda os contatos de todos os Conselhos, Pró-Reitorias, Escolas, Faculdades e Institutos da UFBA.

A Agenda Acadêmica UFBA 2014 teve coordenação da ProExt e design gráfico da EDUFBA. 

SIATEX conta com novas funcionalidades

Tags: 
Descrição: 

O Sistema de Registro e Acompanhamento de Atividades de Extensão - SIATEX - teve funcionalidades incluídas em obediência à Resolução 02/2013 do CAPEX.

Foram implantadas alterações no SIATEX com objetivo de facilitar e estimular o registro das atividades de extensão realizadas pela UFBA.

O novo Manual, em formato PDF, conta com informações sobre certificação online, upload de assinatura e inscrição externa. Para acessá-lo entre na página do SIATEX (www.siatex.ufba.br) ou clique aqui: /sites/proext.ufba.br/files/novo_manual_siatex_passo_a_passo.pdf

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) aguarda a colaboração de todos os usuários do sistema docentes ou técnicos-administrativos) para informar qualquer anormalidade. Contate-nos através dos emails: siatex@ufba.br e registro@ufba.br.

 

Cinemas em Rede exibe o filme Menos que nada no dia 12/11

Tags: 
Descrição: 

O Projeto Cinemas em Rede exibe o filme Menos que nada no dia 12/11, às 19 h, na Saladearte Cinema da UFBA.  O filme desta edição tem direção de Carlos Gerbase e conta com audiodescrição. 

A trama de Menos que nada gira em torno do tratamento de um doente mental internado há dez anos num hospital psiquiátrico, onde foi esquecido pela família, pelos amigos e pela sociedade. Esta temática, de alcance universal, proporciona uma reflexão sobre a doença mental, que permanece como uma espécie de continente inexplorado e quase desconhecido, embora atinja parcela significativa da população brasileira.

Sobre o Projeto Cinemas em Rede

Pela primeira vez no Brasil, salas de cinema não comerciais exibem filmes e curtas por meio da internet de alta capacidade.  Quatro cidades participam do projeto Cinemas em Rede, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP): São Paulo – Cinemateca Brasileira, CINUSP e Escola de Comunicações e Artes (ECA); Salvador – Sala de Arte Cinema da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Porto Alegre – Sala Redenção – Cinema Universitário (UFRGS); e em Recife, na Fundação Joaquim Nabuco. Uma das possibilidades do projeto é compartilhar conteúdos, mostras e ciclos em tempo real, entre estes pontos de cinema. Exibir em tempo real a programação entre os pontos é apenas uma das possibilidades do Projeto Cinemas em Rede. Várias outras possibilidades de interação e compartilhamento estão sendo pensadas para breve.O Projeto Cinemas em Rede – uma parceria entre os Ministérios da Cultura (MinC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A sessão do mês de novembro é em parceria com Mil Palavras Acessibilidade Cultural e com o Núcleo Interdisciplinar Pró-Acessibilidade Cultural da UFRGS.

 

Cobertura do SEMEX 2013

Tags: 
Descrição: 

O Seminário de Extensão Universitária (SEMEX 2013), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFBA, realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no PAF I, campus Ondina, contou com palestras, mesas-redondas, apresentação de pôsteres e apresentações artísticas. O evento teve como tema: “Extensão: Indissociabilidade e Relevância Social”.

No dia 22, a Reitora da UFBA, Dra. Dora Leal Rosa, abriu o evento reforçando a importância da Extensão Universitária que faz com que a Universidade esteja presente em diversas regiões através das ações extensionistas de professores e alunos:”Estamos na Ilha, no Recôncavo, no Sertão”, comenta. A Pró-Reitora de Extensão Universitária, Prof. Dra. Blandina Viana, ressalta a necessidade de criação de uma identidade para a extensão que amplie o contato entre a Universidade e a Comunidade. Também compuseram a mesa de abertura o Prof. Ronaldo Lopes Oliveira - Coordenador da Pós-Graduação, representando o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Dr. Robert Evan Verhine; Prof. Nancy Rita Ferreira Vieira - Superintendente Acadêmica, representando o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Dr. Ricardo Carneiro; e Dr. Marcelo Embirussú - Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação.

A palestra de abertura foi ministrada por Jorge Luiz Bezerra, Prof. Dr. da Universidade Federal Fluminense e diretor do Observatório de Favelas. Bezerra compartilhou sua experiência na extensão no mundo vida através do trabalho que desenvolve na favela da Maré, no Rio de Janeiro. Sobre a questão da indissociabilidade, tema do evento, Bezzerra afirmou: “O ensino, a pesquisa e a extensão são momentos diferentes, mas pertencem ao mesmo movimento”. O Prof. Dr. enfatizou ainda que os desafios existentes na extensão, como as fronteiras disciplinares devem ser superadas transformando-as em fronteiras de comunicação.

A mesa-redonda realizada na tarde do dia 22 contou com apresentação dos projetos de extensão WKS QCIDADESSA? e a Residência AU+E. Ministraram palestras a Prof. Dra. Any Brito Leal Ivo, a Prof. Ângela Maria Gordilho Souza e José Maurício C. Daltro Bittencourt, do Centro de Estudos de Ação Social (CEAS).

A palestra do dia 23 foi ministrada pelo Prof. Dr. Charbel Nino El-Hani que falou sobre “Metodologias participativas: integrando pesquisa, ensino e extensão”. El-Hani sugere modelo transdisciplinar para superar a lacuna pesquisa-prática, enquanto problema geral da relação ciência-sociedade: “Este modelo avança em relação ao linear já que integra os praticantes no processo de construção do conhecimento”, argumenta.  

À tarde, no dia 23, foi realizada mesa-redonda sobre o Programa Vizinhanças: desafios e possibilidades nas relações UFBA/Comunidades do seu entorno. A Pró-Reitora de Extensão Universitária, Blandina Viana, abriu a mesa apresentando o processo de construção coletiva do Programa Vizinhanças, cujo objetivo é “estimular e fomentar a realização de ações coordenadas de extensão junto às comunidades do entorno dos campi da UFBA”. Os professores Dra. Terezinha Fróes e Dr. Romilson Augusto dos Santos, coordenadores da primeira etapa do Programa, denominada encomenda, e Rodrigo Alves da Silva, do Instituto Fatumbi Alto das Pombas, compuseram a mesa e dialogaram sobre a relação Universidade/Comunidade.

  

O SEMEX 2013 contou com apresentações culturais, foram elas: Orquestra de Violões da UFBA, Filarmônica da UFBA, Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, Exposição Tambor como extensão do “Ser-corpo: a arte como fundamento para busca de uma autonomia profissional e Exposição impactos dos ruídos em forma de música.  

Confira a galeria de fotos na nossa página do Facebook: www.facebook.com.br/proextensao

 

 

PROEXT se reúne com coordenadores dos Programas e Projetos do Edital PROEXT/MEC 2014 para esclarecimentos

Tags: 
Descrição: 

Na última quinta-feira, 18 de outubro, às 10h, na Sala de Conselho da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, estiveram reunidos professores, dirigentes e servidores das unidades que tiveram programas e projetos aprovados no edital PROEXT/MEC 2014, para esclarecimentos sobre os procedimentos relacionados à execução financeira do referido edital.

Na ocasião foi entregue aos presentes um guia com os esclarecimentos, elaborado em parceria com a Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

 

O guia está disponível a seguir:

/sites/proext.ufba.br/files/guia_coordenador_proext_mec_0.pdf

 

Informe aos inscritos no SEMEX 2013

Tags: 
Descrição: 

Os estudantes inscritos no SEMEX 2013, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro, devem ficar atentos aos seguintes procedimentos de apresentação dos pôsteres:

As normas para produção do pôster estão apresentadas no endereço https://sisbiex.ufba.br/sisbiex/Welcome.do###. O aluno deve produzir o pôster sob a supervisão de seu orientador.

Os pôsteres de trabalhos cadastrados como "Região Metropolitana de Salvador" serão apresentados no dia 23, e os demais serão apresentados no dia 22.

O estudante autor do pôster deve comparecer ao local de exposição (área coberta ao lado do PAF I, Campus de Ondina), às 08:00h do dia programado para sua apresentação, para afixar o pôster nos biombos. É preciso trazer o material necessário para essa afixação. O estudante deve remover o pôster às 18:00h do mesmo dia.

O estudante que for apresentar o pôster no dia 22 deve permanecer junto ao pôster no horário de 10:30h às 12:00 e 16:00 às 17:30h.

O estudante que for apresentar o pôster no dia 23 deve permanecer junto ao pôster no horário de 10:00h às 11:30 e 16:00 às 17:30h.

Nesses horários, os pôsteres serão visitados pelo conjunto de professores da UFBA e membros externos que cumprirão o papel de avaliadores. Cada pôster/estudante será avaliado por mais de um avaliador.

Bolsistas dos programas PIBIEX e ACCS que, por motivo de força maior, não puderem estar presentes ao evento, deverão encaminhar à Proext (coordext@ufba.br) ofício (arquivo PDF) indicando o motivo do impedimento, com o "de acordo" de seu orientador; caso contrário ficarão inadimplentes com o respectivo Programa.

Confira a seguir a programação completa do evento: 

 

Prazo para empenhar recursos remanescentes do PROEXT/Eventos, Cursos e Produtos termina em 24/10

Tags: 
Descrição: 

O prazo para que os coordenadores das ações de extensão apoiadas pelos editais PROEXT/Eventos, Cursos e Produtos empenhem os recursos remanescentes desses projetos termina em 24 de outubro. Os coordenadores devem realizar o planejamento dos recursos remanescentes junto ao setor financeiro de sua unidade de modo a evitar a devolução dos recursos.

 

Cobertura do Seminário realizado ontem 10/10 pela Proext

Tags: 
Descrição: 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT), com a colaboração da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), realizou ontem (10/10), às 14h, no Anfiteatro do Instituto de Matemática, Seminário com o oferecimento de três palestras para a equipe da Proext, diretores de unidades, coordenadores de colegiado e professores de pós-graduação.

A Pró-Reitora de Extensão Universitária, Blandina Viana, abriu o Seminário agradecendo a presença de todos e ressaltando a relevância dos temas a serem apresentados pelos palestrantes.  

A primeira palestra, proferida por Eder Freire, Analista de Tecnologia da Informação Gestão de Segurança da Informação e Comunicações (STI/UFBA), teve como tema principal os “Procedimentos de segurança de informações e comunicação”. Freire enfatizou a importância do tema na atualidade já que estamos na Era da Informação: “Precisamos voltar nossa atenção para a segurança da informação e tomar cuidado com o que colocamos na rede para não sermos vítimas de fraudes eletrônicas”. Durante a apresentação, Freire alertou sobre as principais ameaças na internet, são elas: violação de direitos autorais; spam; roubo de informações; e infecções por malware.

  

Na sequência, o Coordenador de Programas e Projetos de Extensão da PROEXT, Pedro Rocha, ministrou palestra sobre o tema “O papel da extensão na Universidade”. Rocha ressaltou a relevância das ações extensionistas: “A extensão universitária tem papel importante no estabelecimento de uma ponte entre a universidade e a sociedade”. Foi apresentado breve histórico sobre a evolução do conceito de extensão, que abarca os seguintes papéis: disseminação de conhecimento, difusão cultural, prestação de serviços, assistência, produção de conhecimento, formação cidadã, relevância social e fomento público. Rocha pontuou as oportunidades e desafios da extensão, bem como apresentou as ações recentes da Proext, como o Programa Vizinhanças.

  

A terceira palestra, proferida pelo Coordenador de Formação e Integralização Curricular da Extensão da PROEXT, Adriano Sampaio, foi sobre o tema: “Criação, oferta, matrícula e apoio às ACCS”, Atividades Curriculares em Comunidade e Sociedade (ACCS). Sampaio enfatizou que “as ACCS ocupam lugar estratégico na extensão, pois, permitem integração com as atividades de ensino”. Após a apresentação, foram debatidos com os coordenadores de colegiados de graduação e pós-graduação as novidades relativas à oferta das ACCS, que passam a ser oferecidas semestralmente, e os desafios encontrados no momento da matrícula.  

  

 

Confira todas as imagens do Seminário na nossa página no Facebook: www.facebook.com/proextensao  

Páginas