Cobertura do SEMEX 2013

Share/Save

O Seminário de Extensão Universitária (SEMEX 2013), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFBA, realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no PAF I, campus Ondina, contou com palestras, mesas-redondas, apresentação de pôsteres e apresentações artísticas. O evento teve como tema: “Extensão: Indissociabilidade e Relevância Social”.

No dia 22, a Reitora da UFBA, Dra. Dora Leal Rosa, abriu o evento reforçando a importância da Extensão Universitária que faz com que a Universidade esteja presente em diversas regiões através das ações extensionistas de professores e alunos:”Estamos na Ilha, no Recôncavo, no Sertão”, comenta. A Pró-Reitora de Extensão Universitária, Prof. Dra. Blandina Viana, ressalta a necessidade de criação de uma identidade para a extensão que amplie o contato entre a Universidade e a Comunidade. Também compuseram a mesa de abertura o Prof. Ronaldo Lopes Oliveira - Coordenador da Pós-Graduação, representando o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Dr. Robert Evan Verhine; Prof. Nancy Rita Ferreira Vieira - Superintendente Acadêmica, representando o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Dr. Ricardo Carneiro; e Dr. Marcelo Embirussú - Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação.

A palestra de abertura foi ministrada por Jorge Luiz Bezerra, Prof. Dr. da Universidade Federal Fluminense e diretor do Observatório de Favelas. Bezerra compartilhou sua experiência na extensão no mundo vida através do trabalho que desenvolve na favela da Maré, no Rio de Janeiro. Sobre a questão da indissociabilidade, tema do evento, Bezzerra afirmou: “O ensino, a pesquisa e a extensão são momentos diferentes, mas pertencem ao mesmo movimento”. O Prof. Dr. enfatizou ainda que os desafios existentes na extensão, como as fronteiras disciplinares devem ser superadas transformando-as em fronteiras de comunicação.

A mesa-redonda realizada na tarde do dia 22 contou com apresentação dos projetos de extensão WKS QCIDADESSA? e a Residência AU+E. Ministraram palestras a Prof. Dra. Any Brito Leal Ivo, a Prof. Ângela Maria Gordilho Souza e José Maurício C. Daltro Bittencourt, do Centro de Estudos de Ação Social (CEAS).

A palestra do dia 23 foi ministrada pelo Prof. Dr. Charbel Nino El-Hani que falou sobre “Metodologias participativas: integrando pesquisa, ensino e extensão”. El-Hani sugere modelo transdisciplinar para superar a lacuna pesquisa-prática, enquanto problema geral da relação ciência-sociedade: “Este modelo avança em relação ao linear já que integra os praticantes no processo de construção do conhecimento”, argumenta.  

À tarde, no dia 23, foi realizada mesa-redonda sobre o Programa Vizinhanças: desafios e possibilidades nas relações UFBA/Comunidades do seu entorno. A Pró-Reitora de Extensão Universitária, Blandina Viana, abriu a mesa apresentando o processo de construção coletiva do Programa Vizinhanças, cujo objetivo é “estimular e fomentar a realização de ações coordenadas de extensão junto às comunidades do entorno dos campi da UFBA”. Os professores Dra. Terezinha Fróes e Dr. Romilson Augusto dos Santos, coordenadores da primeira etapa do Programa, denominada encomenda, e Rodrigo Alves da Silva, do Instituto Fatumbi Alto das Pombas, compuseram a mesa e dialogaram sobre a relação Universidade/Comunidade.

  

O SEMEX 2013 contou com apresentações culturais, foram elas: Orquestra de Violões da UFBA, Filarmônica da UFBA, Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, Exposição Tambor como extensão do “Ser-corpo: a arte como fundamento para busca de uma autonomia profissional e Exposição impactos dos ruídos em forma de música.  

Confira a galeria de fotos na nossa página do Facebook: www.facebook.com.br/proextensao

 

 

Tags: 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.