PROEXT apresenta planejamento para 2023
Enviado por coordextac em qui, 27/04/2023 - 15:33PROEXT apresenta planejamento para 2023




A primeira atividade de 2015 do Projeto Cinemas em Rede será realizada na terça-feira, 10 de março, com a exibição do premiado longa-metragem “Hoje eu quero voltar sozinho”, escrito e dirigido por Daniel Ribeiro. A exibição acontece na SaladeArte Cinema da UFBA, localizada no PAC/Canela, às 19h, tem entrada franca e é aberto ao público. Esta sessão será inclusiva com audiodescrição.
O longa-metragem que aborda as angústias e descobertas de um adolescente cego foi premiado no Festival de Berlim, vencedor do Teddy Bear e do Prêmio do público no Guadalajara Mexican Film Festival, Torino International Gay & Lesbian Film Festival e indicado ao GLAAD Award 2015 entre mais de 30 prêmios ao redor do mundo.
Assista ao trailer: http://youtu.be/lpHKXyko358
Visite o site oficial: http://www.hojeeuquerovoltarsozinho.com.br/
Sinopse:
Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, ele precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.
Ficha técnica:
Hoje eu quero voltar sozinho
São Paulo, 2014, digital>35mm, 96' |
Gênero: Drama
Direção: Daniel Ribeiro
Roteiro: Daniel Ribeiro
Elenco: Eucir de Souza, Fabio Audi, Ghilherme Lobo, Isabela Guasco, Júlio Machado, Lúcia Romano, Naruna Costa, Selma Egrei, Tess Amorim, Victor Filgueiras
Produção: Daniel Ribeiro, Diana Almeida
Fotografia: Pierre de Kerchove
Montador: Cristian Chinen
Duração: 96 min.
Ano: 2014
País: Brasil
Cor: Preto e Branco
Distribuidora: Vitrine Filmes
Estúdio: Lacuna Filmes
Classificação: 12 anos
À Comunidade Universitária,
A equipe da PROEXT se reuniu hoje (11/09) para confraternização de despedida da atual gestão.
Com mensagem de despedida, a atual gestão agradece a toda a Comunidade Universitária pelo convívio nestes quatro anos:
Chegamos ao final da nossa gestão junto à Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFBA, e, no momento em que encerramos essa honrosa missão, queremos expressar os nossos agradecimentos a toda a Comunidade Universitária pela respeitosa, cordial e frutífera convivência durante esses quatro anos. Queremos também externar esse sentimento de gratidão à equipe da PROEXT que contribuiu de forma significativa, com sua dedicação e eficiência para alcançarmos nossos objetivos.
Ao longo do Reitorado da Professora Dora Leal Rosa, buscamos, em constante diálogo com os conselhos superiores da UFBA, consolidar na UFBA uma Política de Extensão Universitária afinada com a Política Nacional de Extensão Universitária. Avançamos na regulamentação da Extensão Universitária, no aperfeiçoamento de processos administrativos da extensão, na criação de programas institucionais de fomento, no estabelecimento de estratégias de fomento pautadas na transparência e no mérito, e no aperfeiçoamento da comunicação com a comunidade universitária e com a sociedade, seguindo sempre os mais altos e melhores princípios públicos.
Desejamos à nova gestão um sucesso ainda maior, na expectativa de que a extensão continue se fortalecendo e ocupando lugar estratégico na nossa Universidade.
Blandina Felipe Viana
Pró-Reitora de Extensão Universitária
Pedro Luís Bernardo da Rocha
Coordenador de Programas e Projetos de Extensão
Adriano de Oliveira Sampaio
Coordenador de Formação e Integralização Curricular da Extensão
Sílvia Cristina Chaves da Gama Lobo
Coordenadora de Produção e Difusão da Extensão
Marise Berta
Coordenadora de Televisão e Mídias Digitais
A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) lança o Manual de Extensão Universitária da UFBA. A publicação, que conta com um prefácio da Pró-Reitora de Extensão Universitária, Dra. Blandina Felipe Viana, tem por objetivo central esclarecer extensionistas, dirigentes, coordenadores de colegiados e estudantes da UFBA sobre os procedimentos administrativos mais comuns relacionados à execução das ações de extensão. Facilitando a obtenção de respostas sobre esses procedimentos e sobre a legislação associada, a PROEXT visa contribuir para que os extensionistas possam utilizar mais de seu tempo para conceber e executar as ações de extensão propriamente ditas.
Os procedimentos incluídos no Manual estão relacionados: ao registro e à certificação das ações de extensão, ao oferecimento e fomento de disciplinas de Ação curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS); à participação no Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBIEX); e à participação no programa ProExt-MEC. Em função das alterações que em breve ocorrerão na legislação relacionada aos cursos de pós-graduação lato sensu esse tipo de ação não foi incluída nesta primeira edição do Manual.
Dividido em quatro capítulos, o Manual foi organizado de modo a apresentar os diferentes atores da UFBA à extensão universitária e a seus principais fluxos da UFBA. O capítulo 1 apresenta um breve histórico da extensão universitária no Brasil e na UFBA. O capítulo 2 apresenta a síntese dos procedimentos administrativos da extensão na UFBA e sua base legal. Há uma seção para cada perfil de ator envolvido nesses procedimentos (Coordenador de Ação de Extensão, Dirigente, Coordenador de Colegiado e Estudante). Assim, o leitor pode se dirigir diretamente à seção específica para seu perfil e para o procedimento de interesse (registro de ação de extensão; certificação de ação de extensão; oferecimento e fomento de ACCS; participação no Programa PIBIEX; participação no Programa ProExt-MEC). A diagramação do Manual foi planejada para facilitar essa busca. Na seção desejada, ele encontrará, para o procedimento de interesse, três conjuntos de informações: (1) um esquema gráfico comentado que explica a sequência de ações que ele deve executar; (2) uma descrição de suas responsabilidades em relação a esses procedimentos, que faz referência aos textos legais pertinentes; e (3) um conjunto de respostas para perguntas frequentes associadas o tema.. Finalmente, o capítulo 3 compila a legislação vigente da UFBA relativa à extensão universitária.
De acordo com Pedro Rocha, coordenador de Programas e Projetos de Extensão da PROEXT, o Manual representa um avanço importante: “Os fluxos administrativos da extensão são, em geral, simples. Contudo, falhas na compreensão dos mesmos podem trazer prejuízos ao cronograma das ações de extensão e, consequentemente, ao extensionista e à ação. O Manual representa o coroamento do esforço desta gestão da PROEXT no sentido de institucionalizar a extensão, fomentá-la e garantir que a comunidade universitária possa executar as ações numa situação de pleno conhecimento da legislação vigente e dos procedimentos administrativos envolvidos. Esperamos que a distribuição da cópia impressa do Manual a todos os docentes, diretórios/centros acadêmicos e bibliotecas da UFBA, bem como sua disponibilização online, contribua para que passemos a um novo patamar de eficiência no desenvolvimento dos procedimentos de extensão na UFBA.".
O Manual de Extensão Universitária da UFBA, versão impressa, será entregue ainda este mês a todos os docentes, aos diretórios acadêmicos e bibliotecas da UFBA. Acesse as versões digitais do Manual de Extensão Universitária da UFBA do modo que melhor lhe convier:
- VERSÃO WEB: Faça o download do arquivo Manual_PROEXT_versão_web.pdf para seu computador, tablet ou celular. Essa versão não possui as páginas em branco da versão impressa e foi formatada de modo que as marcas coloridas das páginas ficam sempre à direita. Trata-se de uma versão mais confortável para leitura em equipamentos eletrônicos.
- VERSÃO IMPRESSA: Faça o download do arquivo Manual_PROEXT_versão_impressa.pdf para seu cumputador, tablet ou celular. Essa versão tem o mesmo formato e paginação da versão impressa.
- LEITURA ONLINE: Leia o Manual online acessando o link http://issuu.com/coppexufba/docs/manual_proext_web_vers__o_impressa/0
A Universidade Federal da Bahia recebeu professores e alunos do Instituto Multidisciplinar de Saúde (IMS), de Vitória da Conquista, entre os dias 22 e 25 de abril, para uma série de atividades previstas pelo Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura entre os campi da UFBA. No total, participaram do Programa 25 alunos dos cursos de Psicologia, Farmácia e Biotecnologia, e dois professores do IMS.
A programação do Programa foi diversificada e teve início no dia 23 de abril com visita a Reitoria da UFBA, onde a Reitora Dora Leal Rosa deu às boas-vindas aos participantes. Os alunos seguiram para a Faculdade de Medicina da Bahia, onde foram recepcionados pela Diretora da Faculdade, Lorene Pinto. O Prof. Dr. Tarcisio Matos de Andrade (FAMEB-UFBA) proferiu palestra sobre “Um modelo de assistência à saúde às pessoas que usam droga”.
No período da tarde, os intercambistas visitaram o Museu Afro-Brasileiro e puderam conferir além da mostra permanente, que conta com uma sala destinada aos Orixás do Camdomblé com trabalhos em madeira do artista Carybé, a instalação temporária sobre Exu, um dos deuses africanos, o mais humano dos orixás. No Museu de Arqueologia da UFBA, os participantes foram recepcionados por Claudio Pereira, diretor do Museu, e conduzidos visitar a mostra permanente. No local, também foi exibido o curta-metragem “Ser Krahô”, do cineasta Sebastião Maria, filmado em 1986. Para encerrar as atividades do dia, os participantes assistiram a uma peça teatral no Teatro Martin Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA.
No dia 24/04, as atividades do Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura tiveram início com Roda de Conversa sobre as ações de extensão na UFBA, no Auditório do Instituto de Matemática. O Coordenador de Programas e Projetos da ProExt, Pedro Rocha, abriu o evento enfatizando a importância da extensão na formação universitária e destacou as oportunidades de bolsa para estudantes de graduação, através do Pibiex e da Ação curricular em comunidade e Sociedade (ACCS). Os professores convidados a compartilhar sua experiência extensionista foram: Miguel Accioly, do Instituto de Biologia, Nadirlene Gomes, da Faculdade de Farmácia, Rosiléia Almeida, da Faculdade de Educação, Edilene Maioli, do Instituto Multidisciplinar em Saúde, campus Vitória da Conquista, e Sérgio Lizias, também do IMS. No período da tarde, os intercambistas participaram de debate com representantes estudantis e com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e assistência Estudantil (PROAE).
Claudinéia Freire, estudante do 7º semestre de psicologia no IMS, considerou produtiva a troca de saberes proporcionada pelo Programa de Intercâmbio: “As discussões que participamos aqui na UFBA, em Salvador, foram relevantes para agregar conhecimento na nossa formação universitária e na experiência como extensionista”, comentou. O estudante do 5º semestre de psicologia, Paulo Monteiro, afirmou ter sido enriquecedora a experiência do intercâmbio: “Os debates, as visitas que realizamos contribuíram para indicar o caminho para ampliação do meu conhecimento sobre extensão”, conclui.
Encerrando a programação do Programa, às 19h, os participantes acompanharam o evento UFBA em Paralaxe – Abril Indígena 2014, no Saguão da Biblioteca Central, campus Ondina. Houve interação artístico-cultural com vídeoinstalação e apresentação do flautista indígena Wakay Fulni-ô.
Sobre o Programa:
O Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura entre os campi da UFBA é fruto da parceria entre a Pró-Reitora de Extensão Universitária (ProExt), com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) e o Instituto Multidisciplinar de Saúde, campus da UFBA em Vitória da Conquista. O Programa tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre estudantes dos Campi da UFBA, a partir de um intercâmbio com os estudantes do IMS/UFBA e os bolsistas de projetos de extensão dos Campi da UFBA, em Salvador.
Confira mais fotos na nossa página no Facebook/proextensao
O Programa Vizinhanças, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (ProExt), consiste em um programa de incentivo às ações extensionistas, cujo objetivo geral é estimular e fomentar a realização de ações coordenadas, com as comunidades do entorno aos campi da UFBA. A primeira fase do Programa, denominada Encomenda, resultou na produção de relatório que dará subsídios a elaboração do Plano de Ação Estruturante do Programa.
Com lançamento previsto para o final de março de 2014, o Programa Vizinhanças busca construir bases para a emergência de ações de pesquisa, ensino e extensão pautadas no dialogo e no intercâmbio de experiências com as comunidades vizinhas, contribuindo para a produção de conhecimento com alto potencial para encaminhar a resolução de problemas destas comunidades ao mesmo tempo que contribui para a formação técnica e cidadã de estudantes de graduação e pós-graduação;
A minuta de resolução do Programa Vizinhanças que normatiza a ação está em processo de tramitação no Capex.
Para acessar o Relatório da Fase de Encomenda clique no link a seguir: /sites/proext.ufba.br/files/projeto_fase_encomenda_programa_vizinhancas.pdf
A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (ProExt) torna público o relatório anual de Gestão referente a 2013.
Acesse o relatório aqui: /sites/proext.ufba.br/files/relatorio_de_gestao_extensao_2013_homepage.pdf
Informações sobre o Edital ProExt/MEC 2015:
O Edital ProExt-MEC teve cronograma atualizado em função de alterações realizadas pelo MEC na plataforma e no protocolo de submissão de propostas. Confira novo cronograma aqui: http://www.proext.ufba.br/prorrogado-prazo-para-envio-de-propostas-ao-ed...
Neste ano, cada Programa pode ser financiado em até R$ 300 mil, o dobro do valor do último ano. O prazo de duração dos Programas foi ampliado para 24 meses. Para Projetos, o valor do financiamento também dobrou e será de R$ 100 mil, mas o prazo de realização continua sendo de 12 meses. Outro diferencial do Edital ProExt-MEC/2015 é a possibilidade das Instituições Comunitárias também submeterem propostas. Confira notícia sobre o lançamento do Edital aqui: www.proext.ufba.br/edital-proext-mec2015-sera-lancado-nesta-sexta-feira-702
Confira matéria da Agenda Arte e Cultura sobre o Edital Proext - MEC: http://www.agendartecultura.com.br/noticias/mec-lanca-nesta-sexta-feira-... . A reportagem traz informações sobre Programas e Projetos já executados com o apoio do Edital.
Em reunião com docentes em 14/02, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) apresentou a página criada no moodle da UFBA para auxiliar na elaboração de propostas ao Edital ProExt-MEC/2015. Acesse a notícia aqui: http://www.proext.ufba.br/proext-apresenta-moodle-do-proextmec-para-doce...
A ProExt reuniu em 18/10 professores, dirigentes e servidores das unidades que tiveram programas e projetos aprovados no edital PROEXT/MEC 2014. Na ocasião, foi entregue aos presentes um guia com os esclarecimentos, elaborado em parceria com a Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN). Acesse o guia aqui: http://www.proext.ufba.br/proext-se-reune-com-coordenadores-dos-programa...