Proext

Cinemas em Rede exibe “Hoje eu quero voltar sozinho” na terça-feira (10/03)

Tags: 
Descrição: 

A primeira atividade de 2015 do Projeto Cinemas em Rede será realizada na terça-feira, 10 de março, com a exibição do premiado longa-metragem “Hoje eu quero voltar sozinho”, escrito e dirigido por Daniel Ribeiro. A exibição acontece na SaladeArte Cinema da UFBA, localizada no PAC/Canela, às 19h, tem entrada franca e é aberto ao público. Esta sessão será inclusiva com audiodescrição.

  

O longa-metragem que aborda as angústias e descobertas de um adolescente cego foi premiado no Festival de Berlim, vencedor do Teddy Bear e do Prêmio do público no Guadalajara Mexican Film Festival, Torino International Gay & Lesbian Film Festival e indicado ao GLAAD Award 2015 entre mais de 30 prêmios ao redor do mundo.

Assista ao trailer:  http://youtu.be/lpHKXyko358

Visite o site oficial: http://www.hojeeuquerovoltarsozinho.com.br/

  

Sinopse:

Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, ele precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.

Ficha técnica:

Hoje eu quero voltar sozinho

São Paulo, 2014, digital>35mm, 96' |

Gênero: Drama

Direção: Daniel Ribeiro

Roteiro: Daniel Ribeiro

Elenco: Eucir de Souza, Fabio Audi, Ghilherme Lobo, Isabela Guasco, Júlio Machado, Lúcia Romano, Naruna Costa, Selma Egrei, Tess Amorim, Victor Filgueiras

Produção: Daniel Ribeiro, Diana Almeida

Fotografia: Pierre de Kerchove

Montador: Cristian Chinen

Duração: 96 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Preto e Branco

Distribuidora: Vitrine Filmes

Estúdio: Lacuna Filmes

Classificação: 12 anos

 

Comunicado PROEXT - Calendário de Apoios

Tags: 
Descrição: 

 

À Comunidade Universitária,

 

Ao tempo em que cumprimentamos a todos com votos de um alvissareiro NOVO ano, comunicamos que a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) iniciou um amplo processo de análise da sua política de apoio a atividades extensionistas, de modo a ajustar seus termos ao propósito de expansão do escopo de abrangência dos programas em consonância com as diretrizes da nova gestão e a atual realidade orçamentária da UFBA.
 
Nesse sentido, encontram-se em estudo os formatos e conteúdos dos editais vigentes, bem como as demandas específicas de apoio expressadas nas visitas da equipe de gestão da UFBA às Unidades, em 2014.
 
Complementarmente a essas medidas, estão em curso a reformulação do site, a estruturação de núcleos de assessoramento à elaboração de projetos e realização de eventos, e a implementação de uma dinâmica de interlocução regular com a comunidade UFBA, seus extensionistas e os núcleos de extensão das Unidades.
 
O novo calendário de publicação dos editais terá início no mês de março.
 
Cordialmente,
 
Fabiana Dultra Britto
Pró-Reitora de Extensão Universitária
 
Guilherme Bertissolo
Coordenador de Produção e Difusão da Extensão
 
Leonardo Figueiredo Costa
Coordenador de Programas e Projetos
 

Equipe PROEXT se despede da atual gestão

Tags: 
Descrição: 

A equipe da PROEXT se reuniu hoje (11/09) para confraternização de despedida da atual gestão.

    

Com mensagem de despedida, a atual gestão agradece a toda a Comunidade Universitária pelo convívio nestes quatro anos: 

Chegamos ao final da nossa gestão junto à Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFBA, e, no momento em que encerramos essa honrosa missão, queremos expressar os nossos agradecimentos a toda a Comunidade Universitária pela respeitosa, cordial e frutífera convivência durante esses quatro anos. Queremos também externar esse sentimento de gratidão à equipe da PROEXT que contribuiu de forma significativa, com sua dedicação e eficiência para alcançarmos nossos objetivos.

Ao longo do Reitorado da Professora Dora Leal Rosa, buscamos, em constante diálogo com os conselhos superiores da UFBA, consolidar na UFBA uma Política de Extensão Universitária afinada com a Política Nacional de Extensão Universitária. Avançamos na regulamentação da Extensão Universitária, no aperfeiçoamento de processos administrativos da extensão, na criação de programas institucionais de fomento, no estabelecimento de estratégias de fomento pautadas na transparência e no mérito, e no aperfeiçoamento da comunicação com a comunidade universitária e com a sociedade, seguindo sempre os mais altos e melhores princípios públicos.

Desejamos à nova gestão um sucesso ainda maior, na expectativa de que a extensão continue se fortalecendo e ocupando lugar estratégico na nossa Universidade.

 

Blandina Felipe Viana

Pró-Reitora de Extensão Universitária

 

Pedro Luís Bernardo da Rocha

Coordenador de Programas e Projetos de Extensão

 

Adriano de Oliveira Sampaio

Coordenador de Formação e Integralização Curricular da Extensão

 

Sílvia Cristina Chaves da Gama Lobo

Coordenadora de Produção e Difusão da Extensão

 

Marise Berta

Coordenadora de Televisão e Mídias Digitais 

PROEXT lança Manual de Extensão Universitária da UFBA

Tags: 
Descrição: 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) lança o Manual de Extensão Universitária da UFBA. A publicação, que conta com um prefácio da Pró-Reitora de Extensão Universitária, Dra. Blandina Felipe Viana, tem por objetivo central esclarecer extensionistas, dirigentes, coordenadores de colegiados e estudantes da UFBA sobre os procedimentos administrativos mais comuns relacionados à execução das ações de extensão. Facilitando a obtenção de respostas sobre esses procedimentos e sobre a legislação associada, a PROEXT visa contribuir para que os extensionistas possam utilizar mais de seu tempo para conceber e executar as ações de extensão propriamente ditas.

Os procedimentos incluídos no Manual estão relacionados: ao registro e à certificação das ações de extensão, ao oferecimento e fomento de disciplinas de Ação curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS); à participação no Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBIEX); e à participação no programa ProExt-MEC. Em função das alterações que em breve ocorrerão na legislação relacionada aos cursos de pós-graduação lato sensu esse tipo de ação não foi incluída nesta primeira edição do Manual.

Dividido em quatro capítulos, o Manual foi organizado de modo a apresentar os diferentes atores da UFBA à extensão universitária e a seus principais fluxos da UFBA. O capítulo 1 apresenta um breve histórico da extensão universitária no Brasil e na UFBA. O capítulo 2 apresenta a síntese dos procedimentos administrativos da extensão na UFBA e sua base legal. Há uma seção para cada perfil de ator envolvido nesses procedimentos (Coordenador de Ação de Extensão, Dirigente, Coordenador de Colegiado e Estudante). Assim, o leitor pode se dirigir diretamente à seção específica para seu perfil e para o procedimento de interesse (registro de ação de extensão; certificação de ação de extensão; oferecimento e fomento de ACCS; participação no Programa PIBIEX; participação no Programa ProExt-MEC). A diagramação do Manual foi planejada para facilitar essa busca. Na seção desejada, ele encontrará, para o procedimento de interesse, três conjuntos de informações: (1) um esquema gráfico comentado que explica a sequência de ações que ele deve executar; (2) uma descrição de suas responsabilidades em relação a esses procedimentos, que faz referência aos textos legais pertinentes; e (3) um conjunto de respostas para perguntas frequentes associadas o tema.. Finalmente, o capítulo 3 compila a legislação vigente da UFBA relativa à extensão universitária.

De acordo com Pedro Rocha, coordenador de Programas e Projetos de Extensão da PROEXT, o Manual representa um avanço importante: “Os fluxos administrativos da extensão são, em geral, simples. Contudo, falhas na compreensão dos mesmos podem trazer prejuízos ao cronograma das ações de extensão e, consequentemente, ao extensionista e à ação. O Manual representa o coroamento do esforço desta gestão da PROEXT no sentido de institucionalizar a extensão, fomentá-la e garantir que a comunidade universitária possa executar as ações numa situação de pleno conhecimento da legislação vigente e dos procedimentos administrativos envolvidos. Esperamos que a distribuição da cópia impressa do Manual a todos os docentes, diretórios/centros acadêmicos e bibliotecas da UFBA, bem como sua disponibilização online, contribua para que passemos a um novo patamar de eficiência no desenvolvimento dos procedimentos de extensão na UFBA.".

O Manual de Extensão Universitária da UFBA, versão impressa, será entregue ainda este mês a todos os docentes, aos diretórios acadêmicos e bibliotecas da UFBA.  Acesse as versões digitais do Manual de Extensão Universitária da UFBA do modo que melhor lhe convier:

- VERSÃO WEB: Faça o download do arquivo Manual_PROEXT_versão_web.pdf para seu computador, tablet ou celular. Essa versão não possui as páginas em branco da versão impressa e foi formatada de modo que as marcas coloridas das páginas ficam sempre à direita. Trata-se de uma versão mais confortável para leitura em equipamentos eletrônicos.

- VERSÃO IMPRESSA: Faça o download do arquivo Manual_PROEXT_versão_impressa.pdf  para seu cumputador, tablet ou celular. Essa versão tem o mesmo formato e paginação da versão impressa.

- LEITURA ONLINE: Leia o Manual online acessando o link http://issuu.com/coppexufba/docs/manual_proext_web_vers__o_impressa/0

 

 

 

Intercambistas em Extensão e Cultura participam de atividades na UFBA

Tags: 
Descrição: 

A Universidade Federal da Bahia recebeu professores e alunos do Instituto Multidisciplinar de Saúde (IMS), de Vitória da Conquista, entre os dias 22 e 25 de abril, para uma série de atividades previstas pelo Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura entre os campi da UFBA. No total, participaram do Programa 25 alunos dos cursos de Psicologia, Farmácia e Biotecnologia, e dois professores do IMS.

A programação do Programa foi diversificada e teve início no dia 23 de abril com visita a Reitoria da UFBA, onde a Reitora Dora Leal Rosa deu às boas-vindas aos participantes. Os alunos seguiram para a Faculdade de Medicina da Bahia, onde foram recepcionados pela Diretora da Faculdade, Lorene Pinto. O Prof. Dr. Tarcisio Matos de Andrade (FAMEB-UFBA) proferiu palestra sobre “Um modelo de assistência à saúde às pessoas que usam droga”. 

  

No período da tarde, os intercambistas visitaram o Museu Afro-Brasileiro e puderam conferir além da mostra permanente, que conta com uma sala destinada aos Orixás do Camdomblé com trabalhos em madeira do artista Carybé, a instalação  temporária sobre Exu, um dos deuses africanos, o mais humano dos orixás. No Museu de Arqueologia da UFBA, os participantes foram recepcionados por Claudio Pereira, diretor do Museu, e conduzidos visitar a mostra permanente. No local, também foi exibido o curta-metragem “Ser Krahô”, do cineasta Sebastião Maria, filmado em 1986. Para encerrar as atividades do dia, os participantes assistiram a uma peça teatral no Teatro Martin Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA.

  

No dia 24/04, as atividades do Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura tiveram início com Roda de Conversa sobre as ações de extensão na UFBA, no Auditório do Instituto de Matemática. O Coordenador de Programas e Projetos da ProExt, Pedro Rocha, abriu o evento enfatizando a importância da extensão na formação universitária e destacou as oportunidades de bolsa para estudantes de graduação, através do Pibiex e da Ação curricular em comunidade e Sociedade (ACCS). Os professores convidados a compartilhar sua experiência extensionista foram: Miguel Accioly, do Instituto de Biologia, Nadirlene Gomes, da Faculdade de Farmácia, Rosiléia Almeida, da Faculdade de Educação, Edilene Maioli, do Instituto Multidisciplinar em Saúde, campus Vitória da Conquista, e Sérgio Lizias, também do IMS. No período da tarde, os intercambistas participaram de debate com representantes estudantis e com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e assistência Estudantil (PROAE).

Claudinéia Freire, estudante do 7º semestre de psicologia no IMS, considerou produtiva a troca de saberes proporcionada pelo Programa de Intercâmbio: “As discussões que participamos aqui na UFBA, em Salvador, foram relevantes para agregar conhecimento na nossa formação universitária e na experiência como extensionista”, comentou. O estudante do 5º semestre de psicologia, Paulo Monteiro, afirmou ter sido enriquecedora a experiência do intercâmbio: “Os debates, as visitas que realizamos contribuíram para indicar o caminho para ampliação do meu conhecimento sobre extensão”, conclui.

Encerrando a programação do Programa, às 19h, os participantes acompanharam o evento UFBA em Paralaxe – Abril Indígena 2014, no Saguão da Biblioteca Central, campus Ondina. Houve interação artístico-cultural com vídeoinstalação e apresentação do flautista indígena Wakay Fulni-ô. 

Sobre o Programa:

O Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura entre os campi da UFBA  é fruto da parceria entre a Pró-Reitora de Extensão Universitária (ProExt), com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) e o Instituto Multidisciplinar de Saúde, campus da UFBA em Vitória da Conquista. O Programa tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre estudantes dos Campi da UFBA, a partir de um intercâmbio com os estudantes do IMS/UFBA e os bolsistas de projetos de extensão dos Campi da UFBA, em Salvador.

 

Confira mais fotos na nossa página no Facebook/proextensao 

Finalizada a primeira etapa do Programa Vizinhanças: A Encomenda

Tags: 
Descrição: 

O Programa Vizinhanças, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (ProExt), consiste em um programa de incentivo às ações extensionistas, cujo objetivo geral é estimular e fomentar a realização de ações coordenadas,  com as comunidades do entorno aos campi da UFBA. A primeira fase do Programa, denominada Encomenda, resultou na produção de relatório que dará subsídios a elaboração do Plano de Ação Estruturante do Programa.

Com lançamento previsto para o final de março de 2014, o Programa Vizinhanças busca construir bases para a emergência de ações de pesquisa, ensino e extensão pautadas no dialogo e no intercâmbio de experiências com as comunidades vizinhas, contribuindo para a produção de conhecimento com alto potencial para encaminhar a resolução de problemas destas comunidades ao mesmo tempo que contribui para a formação técnica e cidadã de estudantes de graduação e pós-graduação;

A minuta de resolução do Programa Vizinhanças que normatiza a ação está em processo de tramitação no Capex.

Para acessar o Relatório da Fase de Encomenda clique no link a seguir: /sites/proext.ufba.br/files/projeto_fase_encomenda_programa_vizinhancas.pdf

ProExt disponibiliza Relatório de Gestão 2013

Tags: 
Descrição: 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (ProExt) torna público o relatório anual de Gestão referente a 2013. 
 
Acesse o relatório aqui: /sites/proext.ufba.br/files/relatorio_de_gestao_extensao_2013_homepage.pdf

Edital ProExt-MEC

Tags: 
Descrição: 

Informações sobre o Edital ProExt/MEC 2015:

O Edital ProExt-MEC teve cronograma atualizado em função de alterações realizadas pelo MEC na plataforma e no protocolo de submissão de propostas. Confira novo cronograma aqui: http://www.proext.ufba.br/prorrogado-prazo-para-envio-de-propostas-ao-ed...

Neste ano, cada Programa pode ser financiado em até R$ 300 mil, o dobro do valor do último ano. O prazo de duração dos Programas foi ampliado para 24 meses. Para Projetos, o valor do financiamento também dobrou e será de R$ 100 mil, mas o prazo de realização continua sendo de 12 meses. Outro diferencial do Edital ProExt-MEC/2015 é a possibilidade das Instituições Comunitárias também submeterem propostas. Confira notícia sobre o lançamento do Edital aqui: www.proext.ufba.br/edital-proext-mec2015-sera-lancado-nesta-sexta-feira-702

Confira matéria da Agenda Arte e Cultura sobre o Edital Proext - MEC: http://www.agendartecultura.com.br/noticias/mec-lanca-nesta-sexta-feira-... . A reportagem traz informações sobre Programas e Projetos já executados com o apoio do Edital. 

Em reunião com docentes em 14/02, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) apresentou a página criada no moodle da UFBA para auxiliar na elaboração de propostas ao  Edital ProExt-MEC/2015. Acesse a notícia aqui: http://www.proext.ufba.br/proext-apresenta-moodle-do-proextmec-para-doce...

A ProExt reuniu em 18/10 professores, dirigentes e servidores das unidades que tiveram programas e projetos aprovados no edital PROEXT/MEC 2014. Na ocasião, foi entregue aos presentes um guia com os esclarecimentos, elaborado em parceria com a Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN). Acesse o guia aqui: http://www.proext.ufba.br/proext-se-reune-com-coordenadores-dos-programa...

 

 

Edital ProExt-MEC/2015 será lançado nesta sexta-feira 7/02

Tags: 
Descrição: 

O Ministério da Educação (MEC) lança nesta sexta-feira (7/02) o Edital ProExt-MEC/2015. O Edital representa a principal fonte federal de financiamento à extensão universitária das Instituições Públicas de Ensino Superior. A cada ano o ProExt-MEC lança um edital público ao qual a UFBA pode concorrer com até 40 propostas de Programas de extensão e 40 propostas de Projetos de extensão.

Neste ano, cada Programa pode ser financiado em até R$ 300 mil, o dobro do valor do último ano. O prazo de duração dos Programas foi ampliado para 24 meses. Para Projetos, o valor do financiamento também dobrou e será de R$ 100 mil, mas o prazo de realização continua sendo de 12 meses. Outro diferencial do Edital ProExt-MEC/2015 é a possibilidade das Instituições Comunitárias também submeterem propostas. Assim, caso não haja um aumento expressivo dos recursos destinados ao Edital, nesse ano ele se tornará ainda mais competitivo, pois o número de propostas deve aumentar e cada uma delas concorrerá a uma parcela maior do recurso total. Os proponentes da UFBA devem, portanto, avaliar cuidadosamente todos os quesitos de pontuação previstos no Edital: obter nota próxima à máxima em cada um deles certamente será o caminho para alcançar uma classificação que garanta o financiamento da proposta. Por exemplo, a carta de anuência do setor externo à universidade que participará da ação terá caráter classificatório, e não mais eliminatório. Ainda assim, será importante obtê-la para garantir a pontuação máxima nesse quesito.

Segundo Dr. Pedro Rocha, Coordenador de Programas e Projetos de Extensão, a UFBA nos últimos anos captou uma quantidade razoável desses recursos e a experiência de alguns extensionistas, que obtiveram nota máxima na avaliação do MEC ou que foram contemplados por até três anos consecutivos, demonstram o potencial da instituição. Por outro lado, a porcentagem de propostas oriundas da UFBA que foram contempladas com recursos no Edital de 2014 foi muito baixa em comparação com outras instituições, ficando em cerca de 25%. “As ações apoiadas pelo Proext/MEC vêm contribuindo para ampliar e consolidar o diálogo da UFBA com a sociedade e têm apoiado a formação de inúmeros estudantes de graduação: apenas em 2013 as ações financiadas pelo Edital na UFBA permitiram a concessão de bolsas de iniciação à extensão universitária para mais de 70 estudantes de graduação, número semelhante a todas as bolsas distribuídas no mesmo ano pelo Edital PIBIEX. Ainda assim, há uma possibilidade real de dobrarmos essa captação no Edital 2015: para isso, precisamos tornar nossas propostas mais competitivas”, ressalta Rocha.

Visando contribuir com o aumento da competitividade das propostas oriundas da UFBA, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária criou página no Moodle  (http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=13632) que permitirá compartilhar documentos e facilitar a interação entre os proponentes da UFBA entre si e com esta Pró-Reitoria. Para solicitar sua inscrição na página do Moodle o proponente envie um e-mail para lilian.costa.santana@gmail.com.

NOVO Cronograma:

até 24 de março:

- Coordenador utiliza o site proext.mec.gov.br para:

a) criar perfil de coordenador de proposta

b) cadastrar proposta completa em resposta ao Edital ProExt-MEC 2015

c) enviar proposta para avaliação da Pró-Reitoria através do sistema proext.mec.gov.br

até 24 de março às 17:00h:

- Coordenador entrega à Pró-Reitoria de Extensão Universitária (procurar a funcionária Samanta):

a) uma cópia impressa e assinada da proposta de programa ou projeto finalizada no site proext.mec.gov.br

b) ofício da diretoria da sua unidade de origem informando que a proposta foi aprovada na unidade e indicando o número SIATEX da mesma

c) ofício próprio encaminhando a cópia impressa da proposta e o ofício da diretoria

 

ATENÇÃO: não será possível realizar alterações na proposta após submetê-la à Pró-Reitoria.

 

Acesse o Edital aqui: /sites/proext.ufba.br/files/edital_proext_mec_2015.pdf

 

 

 

Programa Intercâmbio Estudantil está com inscrições abertas até 14/02

Tags: 
Descrição: 

Estão abertas as inscrições para participar do Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura entre os campi da UFBA. O programa é fruto da parceria entre a Pró-Reitora de Extensão Universitária (ProExt), com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) e o Instituto Multidisciplinar de Saúde, campus da UFBA em Vitória da Conquista. Os docentes e discentes interessados podem se inscrever até 14 de fevereiro de 2014.

O Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura entre os campi da UFBA tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre estudantes dos Campi da UFBA, a partir de um intercâmbio com os estudantes do IMS/UFBA e os bolsistas de projetos de extensão dos Campi da UFBA, em Salvador. De acordo com Blandina Viana, Pró-Reitora de Extensão: “o Programa visa ainda fomentar a criação de uma rede de interação entre os Campi da UFBA e proporcionar ao estudante a oportunidade para conhecer e vivenciar novas situações acadêmicas e culturais”.

O Diretor do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Orlando Sílvio Neves, enfatiza a oportunidade oferecida aos discentes do IMS a partir deste Programa: “Trata-se de uma oportunidade ímpar para conhecer a grandiosidade e a diversidade cultural da UFBA. Somos UFBA, mas estamos distantes fisicamente, o que às vezes minora nosso sentimento de pertencimento. O Programa de Intercâmbio em Extensão e Cultura é uma grande iniciativa e está sendo muito bem recebido pela comunidade Universitária do Campus Anísio Teixeira”, afirma Neves.

Para concorrer a uma vaga no Programa em Extensão e Cultura entre os Campi da UFBA, é preciso que o discente esteja matriculado em pelo menos um componente curricular e tenha participado de ações de extensão na UFBA, como bolsista ou voluntário. A seleção segue os critérios de: I. Maior Coeficiente de Rendimento; II. Ser assistido por programas da PROAE; e III. Maior tempo de ingresso na UFBA.

Os docentes interessados em integrar o Programa devem ter projeto(s) de extensão vigente(s), na condição de coordenador ou participante, cadastrado no  SISAPE e aprovado na Congregação do IMS.

Acesse aqui a ficha de inscrição para docente e discente: /sites/proext.ufba.br/files/normas_participacao_no_intercambio_extensao_e_cultura_ims_e_ufba.pdf

Páginas