PROEXT lança Manual de Extensão Universitária da UFBA

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) lança o Manual de Extensão Universitária da UFBA. A publicação, que conta com um prefácio da Pró-Reitora de Extensão Universitária, Dra. Blandina Felipe Viana, tem por objetivo central esclarecer extensionistas, dirigentes, coordenadores de colegiados e estudantes da UFBA sobre os procedimentos administrativos mais comuns relacionados à execução das ações de extensão. Facilitando a obtenção de respostas sobre esses procedimentos e sobre a legislação associada, a PROEXT visa contribuir para que os extensionistas possam utilizar mais de seu tempo para conceber e executar as ações de extensão propriamente ditas.

Os procedimentos incluídos no Manual estão relacionados: ao registro e à certificação das ações de extensão, ao oferecimento e fomento de disciplinas de Ação curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS); à participação no Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBIEX); e à participação no programa ProExt-MEC. Em função das alterações que em breve ocorrerão na legislação relacionada aos cursos de pós-graduação lato sensu esse tipo de ação não foi incluída nesta primeira edição do Manual.

Dividido em quatro capítulos, o Manual foi organizado de modo a apresentar os diferentes atores da UFBA à extensão universitária e a seus principais fluxos da UFBA. O capítulo 1 apresenta um breve histórico da extensão universitária no Brasil e na UFBA. O capítulo 2 apresenta a síntese dos procedimentos administrativos da extensão na UFBA e sua base legal. Há uma seção para cada perfil de ator envolvido nesses procedimentos (Coordenador de Ação de Extensão, Dirigente, Coordenador de Colegiado e Estudante). Assim, o leitor pode se dirigir diretamente à seção específica para seu perfil e para o procedimento de interesse (registro de ação de extensão; certificação de ação de extensão; oferecimento e fomento de ACCS; participação no Programa PIBIEX; participação no Programa ProExt-MEC). A diagramação do Manual foi planejada para facilitar essa busca. Na seção desejada, ele encontrará, para o procedimento de interesse, três conjuntos de informações: (1) um esquema gráfico comentado que explica a sequência de ações que ele deve executar; (2) uma descrição de suas responsabilidades em relação a esses procedimentos, que faz referência aos textos legais pertinentes; e (3) um conjunto de respostas para perguntas frequentes associadas o tema.. Finalmente, o capítulo 3 compila a legislação vigente da UFBA relativa à extensão universitária.

De acordo com Pedro Rocha, coordenador de Programas e Projetos de Extensão da PROEXT, o Manual representa um avanço importante: “Os fluxos administrativos da extensão são, em geral, simples. Contudo, falhas na compreensão dos mesmos podem trazer prejuízos ao cronograma das ações de extensão e, consequentemente, ao extensionista e à ação. O Manual representa o coroamento do esforço desta gestão da PROEXT no sentido de institucionalizar a extensão, fomentá-la e garantir que a comunidade universitária possa executar as ações numa situação de pleno conhecimento da legislação vigente e dos procedimentos administrativos envolvidos. Esperamos que a distribuição da cópia impressa do Manual a todos os docentes, diretórios/centros acadêmicos e bibliotecas da UFBA, bem como sua disponibilização online, contribua para que passemos a um novo patamar de eficiência no desenvolvimento dos procedimentos de extensão na UFBA.".

O Manual de Extensão Universitária da UFBA, versão impressa, será entregue ainda este mês a todos os docentes, aos diretórios acadêmicos e bibliotecas da UFBA.  Acesse as versões digitais do Manual de Extensão Universitária da UFBA do modo que melhor lhe convier:

- VERSÃO WEB: Faça o download do arquivo Manual_PROEXT_versão_web.pdf para seu computador, tablet ou celular. Essa versão não possui as páginas em branco da versão impressa e foi formatada de modo que as marcas coloridas das páginas ficam sempre à direita. Trata-se de uma versão mais confortável para leitura em equipamentos eletrônicos.

- VERSÃO IMPRESSA: Faça o download do arquivo Manual_PROEXT_versão_impressa.pdf  para seu cumputador, tablet ou celular. Essa versão tem o mesmo formato e paginação da versão impressa.

- LEITURA ONLINE: Leia o Manual online acessando o link http://issuu.com/coppexufba/docs/manual_proext_web_vers__o_impressa/0