Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS)

Share/Save

Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) é um componente curricular, modalidade disciplina, de cursos de Graduação e de Pós-Graduação, com carga horária mínima de 17 (dezessete) horas semestrais, em que estudantes e professores da UFBA, em uma relação com grupos da sociedade, desenvolvem ações de extensão no âmbito da criação, tecnologia e inovação, promovendo o intercâmbio, a reelaboração e a produção de conhecimento sobre a realidade com perspectiva de transformação”, conforme Resolução Nº 01/2013 do CONSEPE.

A ACCS deve ser desenvolvida numa perspectiva dialética e dialógica, participativa e compartilhada por intermédio de intervenções em comunidades e sociedades, na busca de alternativas para o enfrentamento de problemáticas que emergem na realidade contemporânea. 

A ACCS tem características comuns às demais disciplinas, quanto a criação, a oferta e a matricula. Diferencia-se, entretanto, pela liberdade na escolha de temáticas, na definição de programas e na experimentação de procedimentos metodológicos, bem como pela possibilidade de assumir um caráter renovável. Assim, é recomendável a criação de títulos e ementas que possam contemplar essas características.

Os conteúdos da ACCS abrangem as diversas áreas de conhecimento cobertas pelos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFBA, trabalhados, preferencialmente, de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Por isso, sua realização plena supõe intensa cooperação entre docentes, discentes e grupos da comunidade e da sociedade.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) apoia a realização das ACCS por intermédio de editais públicos semestrais. A submissão de propostas a estes Editais é realizada, exclusivamente, por meio do SAPEX (www.sapex.ufba.br) utilizando os formulários padrões disponíveis no endereço. 

Além dos alunos matriculados, a ACCS conta com 01 (um) monitor, que recebe o Certificado de Monitoria expedido pela Proext.

Para maiores informações entrar em contato através do e-mail: emcampo@ufba.br.