Intercambistas em Extensão e Cultura participam de atividades na UFBA

A Universidade Federal da Bahia recebeu professores e alunos do Instituto Multidisciplinar de Saúde (IMS), de Vitória da Conquista, entre os dias 22 e 25 de abril, para uma série de atividades previstas pelo Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura entre os campi da UFBA. No total, participaram do Programa 25 alunos dos cursos de Psicologia, Farmácia e Biotecnologia, e dois professores do IMS.

A programação do Programa foi diversificada e teve início no dia 23 de abril com visita a Reitoria da UFBA, onde a Reitora Dora Leal Rosa deu às boas-vindas aos participantes. Os alunos seguiram para a Faculdade de Medicina da Bahia, onde foram recepcionados pela Diretora da Faculdade, Lorene Pinto. O Prof. Dr. Tarcisio Matos de Andrade (FAMEB-UFBA) proferiu palestra sobre “Um modelo de assistência à saúde às pessoas que usam droga”.

No período da tarde, os intercambistas visitaram o Museu Afro-Brasileiro e puderam conferir além da mostra permanente, que conta com uma sala destinada aos Orixás do Camdomblé com trabalhos em madeira do artista Carybé, a instalação  temporária sobre Exu, um dos deuses africanos, o mais humano dos orixás. No Museu de Arqueologia da UFBA, os participantes foram recepcionados por Claudio Pereira, diretor do Museu, e conduzidos visitar a mostra permanente. No local, também foi exibido o curta-metragem “Ser Krahô”, do cineasta Sebastião Maria, filmado em 1986. Para encerrar as atividades do dia, os participantes assistiram a uma peça teatral no Teatro Martin Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA.

No dia 24/04, as atividades do Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura tiveram início com Roda de Conversa sobre as ações de extensão na UFBA, no Auditório do Instituto de Matemática. O Coordenador de Programas e Projetos da ProExt, Pedro Rocha, abriu o evento enfatizando a importância da extensão na formação universitária e destacou as oportunidades de bolsa para estudantes de graduação, através do Pibiex e da Ação curricular em comunidade e Sociedade (ACCS). Os professores convidados a compartilhar sua experiência extensionista foram: Miguel Accioly, do Instituto de Biologia, Nadirlene Gomes, da Faculdade de Farmácia, Rosiléia Almeida, da Faculdade de Educação, Edilene Maioli, do Instituto Multidisciplinar em Saúde, campus Vitória da Conquista, e Sérgio Lizias, também do IMS. No período da tarde, os intercambistas participaram de debate com representantes estudantis e com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e assistência Estudantil (PROAE).

Claudinéia Freire, estudante do 7º semestre de psicologia no IMS, considerou produtiva a troca de saberes proporcionada pelo Programa de Intercâmbio: “As discussões que participamos aqui na UFBA, em Salvador, foram relevantes para agregar conhecimento na nossa formação universitária e na experiência como extensionista”, comentou. O estudante do 5º semestre de psicologia, Paulo Monteiro, afirmou ter sido enriquecedora a experiência do intercâmbio: “Os debates, as visitas que realizamos contribuíram para indicar o caminho para ampliação do meu conhecimento sobre extensão”, conclui.

Encerrando a programação do Programa, às 19h, os participantes acompanharam o evento UFBA em Paralaxe – Abril Indígena 2014, no Saguão da Biblioteca Central, campus Ondina. Houve interação artístico-cultural com vídeoinstalação e apresentação do flautista indígena Wakay Fulni-ô.

Sobre o Programa:

O Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura entre os campi da UFBA  é fruto da parceria entre a Pró-Reitora de Extensão Universitária (ProExt), com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) e o Instituto Multidisciplinar de Saúde, campus da UFBA em Vitória da Conquista. O Programa tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre estudantes dos Campi da UFBA, a partir de um intercâmbio com os estudantes do IMS/UFBA e os bolsistas de projetos de extensão dos Campi da UFBA, em Salvador.

Confira mais fotos na nossa página no Facebook/proextensao