PROEXT apresenta planejamento para 2023

PROEXT apresenta planejamento para 2023

A Pró-reitoria de Extensão recebeu a comunidade em um encontro presencial para discussão sobre os programas de apoio à extensão propostos para 2023.

Foram compartilhados os programas de apoio à extensão e respectivas linhas de ação pelas coordenações e Programas e Projetos (Profa. Katemari Rosa), Coordenação de Produção e Difusão (Profa. Rita Aquino) e Coordenação de Formação e Integralização curricular da Extensão (Profa. Ana Verena Magalhães Madeira), com o intuito de realizar uma escuta da comunidade acadêmica e acolher contribuições.

Equipe da PROEX apresenta planejamento

As propostas dão continuidade a editais e chamadas já consolidados, além de ampliar e diversificar o escopo de atuação da Proext. Dentre as iniciativas estão programas específicos voltados para o fortalecimento dos núcleos de extensão nas unidades e dos saberes tradicionais na UFBA, assim como ações estratégicas de apoio a produção e difusão da extensão. Outro ponto destacado foi a atenção ao processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação, bem como o compromisso com as ações afirmativas no âmbito da extensão.

A reunião teve expressiva participação de representantes das unidades, incluindo servidores técnico-administrativos/as, docentes e estudantes, que expuseram dúvidas e sugestões visando o fortalecimento dos programas institucionais. Dentre as pessoas presentes estavam dirigentes, conselheiros/as do CAPEX, coordenadores/as de colegiados, integrantes de Núcleos de Extensão e do movimento estudantil.

O Pró-reitor de Extensão, Guilherme Bertissolo, destacou a resposta da comunidade acadêmica ao convite: "Estamos muito satisfeitos com a numerosa presença das pessoas, especialmente porque muitos manifestaram seu apoio, bem como suas dúvidas, criticas, demandas e expectativas. Registramos todas as falas e vamos tentar, na medida do possível, responder através das nossas ações."

Comunidade acadêmica teve participação marcante na reunião

Os programas, editais e chamadas serão publicados no site da Pró-reitoria de Extensão nos próximos dias. Na oportunidade, será divulgado o calendário do Proext Explica, programa que promove encontros da Pró-reitoria com a comunidade acadêmica, visando dar prosseguimento ao diálogo sobre as linhas de apoio à extensão na UFBA.