Cobertura do Seminário realizado ontem 10/10 pela Proext

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT), com a colaboração da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), realizou ontem (10/10), às 14h, no Anfiteatro do Instituto de Matemática, Seminário com o oferecimento de três palestras para a equipe da Proext, diretores de unidades, coordenadores de colegiado e professores de pós-graduação.

A Pró-Reitora de Extensão Universitária, Blandina Viana, abriu o Seminário agradecendo a presença de todos e ressaltando a relevância dos temas a serem apresentados pelos palestrantes.

A primeira palestra, proferida por Eder Freire, Analista de Tecnologia da Informação Gestão de Segurança da Informação e Comunicações (STI/UFBA), teve como tema principal os “Procedimentos de segurança de informações e comunicação”. Freire enfatizou a importância do tema na atualidade já que estamos na Era da Informação: “Precisamos voltar nossa atenção para a segurança da informação e tomar cuidado com o que colocamos na rede para não sermos vítimas de fraudes eletrônicas”. Durante a apresentação, Freire alertou sobre as principais ameaças na internet, são elas: violação de direitos autorais; spam; roubo de informações; e infecções por malware.

Na sequência, o Coordenador de Programas e Projetos de Extensão da PROEXT, Pedro Rocha, ministrou palestra sobre o tema “O papel da extensão na Universidade”. Rocha ressaltou a relevância das ações extensionistas: “A extensão universitária tem papel importante no estabelecimento de uma ponte entre a universidade e a sociedade”. Foi apresentado breve histórico sobre a evolução do conceito de extensão, que abarca os seguintes papéis: disseminação de conhecimento, difusão cultural, prestação de serviços, assistência, produção de conhecimento, formação cidadã, relevância social e fomento público. Rocha pontuou as oportunidades e desafios da extensão, bem como apresentou as ações recentes da Proext, como o Programa Vizinhanças.

A terceira palestra, proferida pelo Coordenador de Formação e Integralização Curricular da Extensão da PROEXT, Adriano Sampaio, foi sobre o tema: “Criação, oferta, matrícula e apoio às ACCS”, Atividades Curriculares em Comunidade e Sociedade (ACCS). Sampaio enfatizou que “as ACCS ocupam lugar estratégico na extensão, pois, permitem integração com as atividades de ensino”. Após a apresentação, foram debatidos com os coordenadores de colegiados de graduação e pós-graduação as novidades relativas à oferta das ACCS, que passam a ser oferecidas semestralmente, e os desafios encontrados no momento da matrícula.

Confira todas as imagens do Seminário na nossa página no Facebook: www.facebook.com/proextensao