Edital ProExt-MEC/2015 será lançado nesta sexta-feira 7/02

O Ministério da Educação (MEC) lança nesta sexta-feira (7/02) o Edital ProExt-MEC/2015. O Edital representa a principal fonte federal de financiamento à extensão universitária das Instituições Públicas de Ensino Superior. A cada ano o ProExt-MEC lança um edital público ao qual a UFBA pode concorrer com até 40 propostas de Programas de extensão e 40 propostas de Projetos de extensão.

Neste ano, cada Programa pode ser financiado em até R$ 300 mil, o dobro do valor do último ano. O prazo de duração dos Programas foi ampliado para 24 meses. Para Projetos, o valor do financiamento também dobrou e será de R$ 100 mil, mas o prazo de realização continua sendo de 12 meses. Outro diferencial do Edital ProExt-MEC/2015 é a possibilidade das Instituições Comunitárias também submeterem propostas. Assim, caso não haja um aumento expressivo dos recursos destinados ao Edital, nesse ano ele se tornará ainda mais competitivo, pois o número de propostas deve aumentar e cada uma delas concorrerá a uma parcela maior do recurso total. Os proponentes da UFBA devem, portanto, avaliar cuidadosamente todos os quesitos de pontuação previstos no Edital: obter nota próxima à máxima em cada um deles certamente será o caminho para alcançar uma classificação que garanta o financiamento da proposta. Por exemplo, a carta de anuência do setor externo à universidade que participará da ação terá caráter classificatório, e não mais eliminatório. Ainda assim, será importante obtê-la para garantir a pontuação máxima nesse quesito.

Segundo Dr. Pedro Rocha, Coordenador de Programas e Projetos de Extensão, a UFBA nos últimos anos captou uma quantidade razoável desses recursos e a experiência de alguns extensionistas, que obtiveram nota máxima na avaliação do MEC ou que foram contemplados por até três anos consecutivos, demonstram o potencial da instituição. Por outro lado, a porcentagem de propostas oriundas da UFBA que foram contempladas com recursos no Edital de 2014 foi muito baixa em comparação com outras instituições, ficando em cerca de 25%. “As ações apoiadas pelo Proext/MEC vêm contribuindo para ampliar e consolidar o diálogo da UFBA com a sociedade e têm apoiado a formação de inúmeros estudantes de graduação: apenas em 2013 as ações financiadas pelo Edital na UFBA permitiram a concessão de bolsas de iniciação à extensão universitária para mais de 70 estudantes de graduação, número semelhante a todas as bolsas distribuídas no mesmo ano pelo Edital PIBIEX. Ainda assim, há uma possibilidade real de dobrarmos essa captação no Edital 2015: para isso, precisamos tornar nossas propostas mais competitivas”, ressalta Rocha.

Visando contribuir com o aumento da competitividade das propostas oriundas da UFBA, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária criou página no Moodle  (http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=13632) que permitirá compartilhar documentos e facilitar a interação entre os proponentes da UFBA entre si e com esta Pró-Reitoria. Para solicitar sua inscrição na página do Moodle o proponente envie um e-mail para lilian.costa.santana@gmail.com.

NOVO Cronograma:

até 24 de março:

- Coordenador utiliza o site proext.mec.gov.br para:

a) criar perfil de coordenador de proposta

b) cadastrar proposta completa em resposta ao Edital ProExt-MEC 2015

c) enviar proposta para avaliação da Pró-Reitoria através do sistema proext.mec.gov.br

até 24 de março às 17:00h:

- Coordenador entrega à Pró-Reitoria de Extensão Universitária (procurar a funcionária Samanta):

a) uma cópia impressa e assinada da proposta de programa ou projeto finalizada no site proext.mec.gov.br

b) ofício da diretoria da sua unidade de origem informando que a proposta foi aprovada na unidade e indicando o número SIATEX da mesma

c) ofício próprio encaminhando a cópia impressa da proposta e o ofício da diretoria

ATENÇÃO: não será possível realizar alterações na proposta após submetê-la à Pró-Reitoria.

Acesse o Edital aqui: /sites/proext.ufba.br/files/edital_proext_mec_2015.pdf