Curso

PROEXT DIVULGA|EDITAL DE SELEÇÃO DE CURSISTAS DE EXTENSÃO

Tags: 
Descrição: 

 

Mais informações: 

INFORMAÇÕES: <http://generoesexualidade.ffch.ufba.br/edital-de-inscricao-para-o-curso-pensamento-lesbico-contemporaneo-edicao-2018/>

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
GRUPO DE ESTUDOS FEMINISTAS EM POLÍTICA E EDUCAÇÃO - GIRA

CURSO DE EXTENSÃO PENSAMENTO LÉSBICO CONTEMPORÂNEO 

EDITAL DE SELEÇÃO DE CURSISTAS DE EXTENSÃO - PENSAMENTO LÉSBICO CONTEMPORÂNEO 2018

 

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

O Coletivo Lesbibahia e o Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação (GIRA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tornam público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de alunas e alunos para o curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018. O Curso objetiva propagar o pensamento de autoras lésbicas de todo o mundo na contemporaneidade, bem como articular a UFBA com os movimentos sociais lésbicos da Bahia, Brasil e todo o mundo lusófono, valorizando o encontro entre o saber acadêmico e as lutas do povo por melhoria da qualidade de vida de grupos subalternos, como é o caso das lésbicas.

O Pensamento Lésbico é uma teoria e um movimento político e cultural que emerge a partir dos anos 1970. Tem como principal eixo de análise a visibilidade da existência lésbica e a denúncia da heterossexualidade compulsória. Segundo MH/Sam Bourcier, o movimento se potencializou a partir da segunda onda do feminismo, com a reivindicação pelo direito ao corpo e ao prazer, e também com o movimento de libertação LGBT e a defesa do direito à livre orientação sexual. 

1.1. O curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 terá programação curricular desenvolvida em, no mínimo, 80 horas, não estando computado o tempo reservado à elaboração individual de trabalho final (em forma de ensaio simples de até oito páginas), condição sine qua non para a conclusão do Curso.

O curso se iniciará no dia 21 de Agosto de 2018 e se encerrará no dia 21 de dezembro de 2018, de caráter exclusivamente à distância via Plataforma Moodle, exigindo pelo menos quatro horas semanais de interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em horário flexível segundo plano de estudos individual definido pela/o cursista.

1.2. O processo seletivo para ingresso no curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 será regido por este Edital.

1.3. A/o candidata/o que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas estabelecidas neste Edital será automaticamente eliminada/o do processo de seleção.

1.4. A/o candidata/o aprovada/o se comprometerá a efetivar a inscrição junto ao GIRA/UFBA, cumprir as suas atividades propostas semanalmente no ambiente virtual MOODLE/UFBA, acessando-o via internet e realizar as avaliações e atividades propostas, de acordo com as normas estabelecidas pela Coordenação do Curso. Toda a comunicação deverá ser feita pelo e-mail <pensamentolesbico2017@gmail.com>.

1.5. Para a realização do Curso, a/o candidata/o selecionada deverá ter disponibilidade de tempo para as atividades à distância do curso. Para aquelas/es residentes no município de Salvador, além das atividades à distância, as candidatas poderão comparecer às oficinas presenciais previstas no projeto Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018, a serem realizadas em cronograma próprio a ser disponibilizado em Outubro de 2018.

 

2. DO NÚMERO DE VAGAS E DA CARGA HORÁRIA
2.1. Ao curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 serão ofertadas 100 vagas. Alunas e alunos regulares do programa de pós-graduação PPGNEIM que cursem o Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 integrarão a plataforma como vagas supranumerárias. O curso terá carga horária total de 80 horas. Segundo acordo com o colegiado do PPGNEIM, para alunas/os regulares, essas horas poderão ser validadas como 01 crédito de optativa, através de processo individual a ser aberto pela/o cursista junto ao colegiado desses programas de pós-graduação após a finalização do curso.

 

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. A inscrição ocorrerá no período de 15/06/2018 a 15/07/2018 via e-mail (pensamentolesbico2017@gmail.com).

3.2. A/o candidata/o deverá apresentar os documentos relacionados a seguir: 

a) Formulário de Inscrição devidamente preenchido e assinado (conforme item 3.3.);

b) Curriculum Lattes em formato PDF;

c) Carta de Intenção, obedecendo aos seguintes critérios: conter até duas páginas digitadas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, estar devidamente datada e assinada pela candidata e responder as seguintes questões: 1) Por que deseja fazer o curso? 2) Quais são as expectativas profissionais, militantes, subjetivas e/ou acadêmicas em relação ao curso? 3) Em razão da necessidade de escrita de um ensaio final de até 08 páginas para a conclusão do curso, qual assunto você gostaria de abordar? 4) Qual sua relação com a temática geral do curso? Caso seja uma candidata do município de Salvador/BA, indicar a disponibilidade para participação em oficinas presenciais do projeto no município.

3.3. A/o candidata/o deverá acessar o formulário de inscrição em anexo, baixar o arquivo e preencher todos os dados solicitados. Em seguida, deverá escanear o formulário de inscrição, datá-lo e assiná-lo para posterior envio por e-mail para a coordenação do curso.

3.4. Como curso de extensão que visa beneficiar um público específico, serão priorizadas inscrições de pessoas autodeclaradas lésbicas, sapatões, entendidas, bissexuais, trans*, LGBT, além de militantes dos movimentos sociais, ativistas LGBT, gestoras de políticas públicas em gênero e diversidade e futuras acadêmicas dos Estudos de Gênero e Diversidade. Será aceito dossiê de inscrição no curso apenas com o Nome Social em caso de pessoa trans*. Alternativas de acessibilidade poderão ser criadas para cursistas com deficiências.

3.5. É de inteira responsabilidade da/o candidata/o o preenchimento correto do Formulário de Inscrição, do Currículo Lattes, da carta de intenção e envio da documentação completa referida neste Edital para a homologação de sua inscrição.

3.6. O envio da documentação incompleta, ou seja, faltando qualquer documento constante no item 3.2 deste edital, acarretará a desclassificação da candidata.

3.7. É de inteira responsabilidade da/o candidata/o inscrita/o o acompanhamento da divulgação das informações referentes a este processo seletivo no site e página do facebook do GIRA/UFBA. (<http://generoesexualidade.ffch.ufba.br>).

3.8. A inscrição nesse processo seletivo implicará a aceitação irrestrita das condições contidas neste Edital e nos demais avisos, comunicados, erratas e editais complementares, não cabendo à/ao candidata/o qualquer recurso no âmbito administrativo.

3.9. Alunas/os regulares do programa de pós-graduação PPGNEIM estão dispensadas/os da inscrição com a documentação acima, devendo a inscrição ser feita via pedido oficial (ofício) à secretaria do curso, com cópia para o e-mail da coordenação do curso: <pensamentolesbico2017@gmail.com>.

 

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. O julgamento da seleção das inscritas será realizado por uma banca de seleção formada por três membros indicados pela Coordenação do Curso, envolvendo todas as entidades promotoras.

4.2. A seleção será realizada a partir da análise da Carta de Intenção, sendo aprovadas as candidatas que, segundo a banca de seleção, apresentarem o maior impacto como futuras/os multiplicadoras/os das ideias e das autoras estudadas no curso.

4.3. A carta de intenção, de caráter eliminatória e classificatória, terá valor máximo de 10 (dez) pontos e será avaliada considerando-se os aspectos explicitados a seguir: 1) Adequação ao tema proposto; 2) Boa exposição das ideias; 3) Consistência na exposição de ideias e 4) Compromisso com o combate à lesbofobia em todos os níveis na sociedade brasileira. À Carta de Intenção poderá ser anexada uma carta de recomendação de instituições públicas e privadas ligadas à defesa e promoção dos direitos de lésbicas e outros grupos oprimidos.

4.4. O número de candidatas/os selecionadas/os está condicionado à possibilidade gerencial do curso, podendo ser ampliado ou reduzido o número de vagas sem prévio acordo com as/os candidatas/os.

 

5. DA MATRÍCULA

5.1. As orientações para o ingresso no curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 serão disponibilizadas no site do GIRA/UFBA. Será necessário, de antemão, cadastrar-se no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE/UFBA. Como curso de extensão, a participação no curso não gera um número de matrícula no sistema UFBA, sendo compreendida como “matrícula” a aprovação no processo seletivo supramencionado.

 

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. Os itens constantes do Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado.

6.2. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Coordenadora da Seleção do Curso, no âmbito de sua competência. 

 

Salvador, 15 de junho de 2018

 

Bárbara Elcimar dos Reis Alves

Coletivo Lesbibahia

 

 

Felipe Bruno Martins Fernandes

Coordenador do GIRA/UFBAMais informações: 

INFORMAÇÕES: <http://generoesexualidade.ffch.ufba.br/edital-de-inscricao-para-o-curso-pensamento-lesbico-contemporaneo-edicao-2018/>

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
GRUPO DE ESTUDOS FEMINISTAS EM POLÍTICA E EDUCAÇÃO - GIRA

CURSO DE EXTENSÃO PENSAMENTO LÉSBICO CONTEMPORÂNEO 

EDITAL DE SELEÇÃO DE CURSISTAS DE EXTENSÃO - PENSAMENTO LÉSBICO CONTEMPORÂNEO 2018

 

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

O Coletivo Lesbibahia e o Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação (GIRA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tornam público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de alunas e alunos para o curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018. O Curso objetiva propagar o pensamento de autoras lésbicas de todo o mundo na contemporaneidade, bem como articular a UFBA com os movimentos sociais lésbicos da Bahia, Brasil e todo o mundo lusófono, valorizando o encontro entre o saber acadêmico e as lutas do povo por melhoria da qualidade de vida de grupos subalternos, como é o caso das lésbicas.

O Pensamento Lésbico é uma teoria e um movimento político e cultural que emerge a partir dos anos 1970. Tem como principal eixo de análise a visibilidade da existência lésbica e a denúncia da heterossexualidade compulsória. Segundo MH/Sam Bourcier, o movimento se potencializou a partir da segunda onda do feminismo, com a reivindicação pelo direito ao corpo e ao prazer, e também com o movimento de libertação LGBT e a defesa do direito à livre orientação sexual. 

1.1. O curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 terá programação curricular desenvolvida em, no mínimo, 80 horas, não estando computado o tempo reservado à elaboração individual de trabalho final (em forma de ensaio simples de até oito páginas), condição sine qua non para a conclusão do Curso.

O curso se iniciará no dia 21 de Agosto de 2018 e se encerrará no dia 21 de dezembro de 2018, de caráter exclusivamente à distância via Plataforma Moodle, exigindo pelo menos quatro horas semanais de interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em horário flexível segundo plano de estudos individual definido pela/o cursista.

1.2. O processo seletivo para ingresso no curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 será regido por este Edital.

1.3. A/o candidata/o que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas estabelecidas neste Edital será automaticamente eliminada/o do processo de seleção.

1.4. A/o candidata/o aprovada/o se comprometerá a efetivar a inscrição junto ao GIRA/UFBA, cumprir as suas atividades propostas semanalmente no ambiente virtual MOODLE/UFBA, acessando-o via internet e realizar as avaliações e atividades propostas, de acordo com as normas estabelecidas pela Coordenação do Curso. Toda a comunicação deverá ser feita pelo e-mail <pensamentolesbico2017@gmail.com>.

1.5. Para a realização do Curso, a/o candidata/o selecionada deverá ter disponibilidade de tempo para as atividades à distância do curso. Para aquelas/es residentes no município de Salvador, além das atividades à distância, as candidatas poderão comparecer às oficinas presenciais previstas no projeto Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018, a serem realizadas em cronograma próprio a ser disponibilizado em Outubro de 2018.

 

2. DO NÚMERO DE VAGAS E DA CARGA HORÁRIA
2.1. Ao curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 serão ofertadas 100 vagas. Alunas e alunos regulares do programa de pós-graduação PPGNEIM que cursem o Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 integrarão a plataforma como vagas supranumerárias. O curso terá carga horária total de 80 horas. Segundo acordo com o colegiado do PPGNEIM, para alunas/os regulares, essas horas poderão ser validadas como 01 crédito de optativa, através de processo individual a ser aberto pela/o cursista junto ao colegiado desses programas de pós-graduação após a finalização do curso.

 

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. A inscrição ocorrerá no período de 15/06/2018 a 15/07/2018 via e-mail (pensamentolesbico2017@gmail.com).

3.2. A/o candidata/o deverá apresentar os documentos relacionados a seguir: 

a) Formulário de Inscrição devidamente preenchido e assinado (conforme item 3.3.);

b) Curriculum Lattes em formato PDF;

c) Carta de Intenção, obedecendo aos seguintes critérios: conter até duas páginas digitadas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, estar devidamente datada e assinada pela candidata e responder as seguintes questões: 1) Por que deseja fazer o curso? 2) Quais são as expectativas profissionais, militantes, subjetivas e/ou acadêmicas em relação ao curso? 3) Em razão da necessidade de escrita de um ensaio final de até 08 páginas para a conclusão do curso, qual assunto você gostaria de abordar? 4) Qual sua relação com a temática geral do curso? Caso seja uma candidata do município de Salvador/BA, indicar a disponibilidade para participação em oficinas presenciais do projeto no município.

3.3. A/o candidata/o deverá acessar o formulário de inscrição em anexo, baixar o arquivo e preencher todos os dados solicitados. Em seguida, deverá escanear o formulário de inscrição, datá-lo e assiná-lo para posterior envio por e-mail para a coordenação do curso.

3.4. Como curso de extensão que visa beneficiar um público específico, serão priorizadas inscrições de pessoas autodeclaradas lésbicas, sapatões, entendidas, bissexuais, trans*, LGBT, além de militantes dos movimentos sociais, ativistas LGBT, gestoras de políticas públicas em gênero e diversidade e futuras acadêmicas dos Estudos de Gênero e Diversidade. Será aceito dossiê de inscrição no curso apenas com o Nome Social em caso de pessoa trans*. Alternativas de acessibilidade poderão ser criadas para cursistas com deficiências.

3.5. É de inteira responsabilidade da/o candidata/o o preenchimento correto do Formulário de Inscrição, do Currículo Lattes, da carta de intenção e envio da documentação completa referida neste Edital para a homologação de sua inscrição.

3.6. O envio da documentação incompleta, ou seja, faltando qualquer documento constante no item 3.2 deste edital, acarretará a desclassificação da candidata.

3.7. É de inteira responsabilidade da/o candidata/o inscrita/o o acompanhamento da divulgação das informações referentes a este processo seletivo no site e página do facebook do GIRA/UFBA. (<http://generoesexualidade.ffch.ufba.br>).

3.8. A inscrição nesse processo seletivo implicará a aceitação irrestrita das condições contidas neste Edital e nos demais avisos, comunicados, erratas e editais complementares, não cabendo à/ao candidata/o qualquer recurso no âmbito administrativo.

3.9. Alunas/os regulares do programa de pós-graduação PPGNEIM estão dispensadas/os da inscrição com a documentação acima, devendo a inscrição ser feita via pedido oficial (ofício) à secretaria do curso, com cópia para o e-mail da coordenação do curso: <pensamentolesbico2017@gmail.com>.

 

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. O julgamento da seleção das inscritas será realizado por uma banca de seleção formada por três membros indicados pela Coordenação do Curso, envolvendo todas as entidades promotoras.

4.2. A seleção será realizada a partir da análise da Carta de Intenção, sendo aprovadas as candidatas que, segundo a banca de seleção, apresentarem o maior impacto como futuras/os multiplicadoras/os das ideias e das autoras estudadas no curso.

4.3. A carta de intenção, de caráter eliminatória e classificatória, terá valor máximo de 10 (dez) pontos e será avaliada considerando-se os aspectos explicitados a seguir: 1) Adequação ao tema proposto; 2) Boa exposição das ideias; 3) Consistência na exposição de ideias e 4) Compromisso com o combate à lesbofobia em todos os níveis na sociedade brasileira. À Carta de Intenção poderá ser anexada uma carta de recomendação de instituições públicas e privadas ligadas à defesa e promoção dos direitos de lésbicas e outros grupos oprimidos.

4.4. O número de candidatas/os selecionadas/os está condicionado à possibilidade gerencial do curso, podendo ser ampliado ou reduzido o número de vagas sem prévio acordo com as/os candidatas/os.

 

5. DA MATRÍCULA

5.1. As orientações para o ingresso no curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 serão disponibilizadas no site do GIRA/UFBA. Será necessário, de antemão, cadastrar-se no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE/UFBA. Como curso de extensão, a participação no curso não gera um número de matrícula no sistema UFBA, sendo compreendida como “matrícula” a aprovação no processo seletivo supramencionado.

 

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. Os itens constantes do Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado.

6.2. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Coordenadora da Seleção do Curso, no âmbito de sua competência. 

 

Salvador, 15 de junho de 2018

 

Bárbara Elcimar dos Reis Alves

Coletivo Lesbibahia

 

 

Felipe Bruno Martins Fernandes

Coordenador do GIRA/UFBAformações: 

INFORMAÇÕES: <http://generoesexualidade.ffch.ufba.br/edital-de-inscricao-para-o-curso-pensamento-lesbico-contemporaneo-edicao-2018/>

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
GRUPO DE ESTUDOS FEMINISTAS EM POLÍTICA E EDUCAÇÃO - GIRA
CURSO DE EXTENSÃO PENSAMENTO LÉSBICO CONTEMPORÂNEO 
EDITAL DE SELEÇÃO DE CURSISTAS DE EXTENSÃO - PENSAMENTO LÉSBICO CONTEMPORÂNEO 2018

 

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 
O Coletivo Lesbibahia e o Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação (GIRA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tornam público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de alunas e alunos para o curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018. O Curso objetiva propagar o pensamento de autoras lésbicas de todo o mundo na contemporaneidade, bem como articular a UFBA com os movimentos sociais lésbicos da Bahia, Brasil e todo o mundo lusófono, valorizando o encontro entre o saber acadêmico e as lutas do povo por melhoria da qualidade de vida de grupos subalternos, como é o caso das lésbicas.
O Pensamento Lésbico é uma teoria e um movimento político e cultural que emerge a partir dos anos 1970. Tem como principal eixo de análise a visibilidade da existência lésbica e a denúncia da heterossexualidade compulsória. Segundo MH/Sam Bourcier, o movimento se potencializou a partir da segunda onda do feminismo, com a reivindicação pelo direito ao corpo e ao prazer, e também com o movimento de libertação LGBT e a defesa do direito à livre orientação sexual. 
1.1. O curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 terá programação curricular desenvolvida em, no mínimo, 80 horas, não estando computado o tempo reservado à elaboração individual de trabalho final (em forma de ensaio simples de até oito páginas), condição sine qua non para a conclusão do Curso.
O curso se iniciará no dia 21 de Agosto de 2018 e se encerrará no dia 21 de dezembro de 2018, de caráter exclusivamente à distância via Plataforma Moodle, exigindo pelo menos quatro horas semanais de interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em horário flexível segundo plano de estudos individual definido pela/o cursista.
1.2. O processo seletivo para ingresso no curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 será regido por este Edital.
1.3. A/o candidata/o que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas estabelecidas neste Edital será automaticamente eliminada/o do processo de seleção.
1.4. A/o candidata/o aprovada/o se comprometerá a efetivar a inscrição junto ao GIRA/UFBA, cumprir as suas atividades propostas semanalmente no ambiente virtual MOODLE/UFBA, acessando-o via internet e realizar as avaliações e atividades propostas, de acordo com as normas estabelecidas pela Coordenação do Curso. Toda a comunicação deverá ser feita pelo e-mail <pensamentolesbico2017@gmail.com>.
1.5. Para a realização do Curso, a/o candidata/o selecionada deverá ter disponibilidade de tempo para as atividades à distância do curso. Para aquelas/es residentes no município de Salvador, além das atividades à distância, as candidatas poderão comparecer às oficinas presenciais previstas no projeto Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018, a serem realizadas em cronograma próprio a ser disponibilizado em Outubro de 2018.

 

2. DO NÚMERO DE VAGAS E DA CARGA HORÁRIA
2.1. Ao curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 serão ofertadas 100 vagas. Alunas e alunos regulares do programa de pós-graduação PPGNEIM que cursem o Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 integrarão a plataforma como vagas supranumerárias. O curso terá carga horária total de 80 horas. Segundo acordo com o colegiado do PPGNEIM, para alunas/os regulares, essas horas poderão ser validadas como 01 crédito de optativa, através de processo individual a ser aberto pela/o cursista junto ao colegiado desses programas de pós-graduação após a finalização do curso.

 

3. DA INSCRIÇÃO
3.1. A inscrição ocorrerá no período de 15/06/2018 a 15/07/2018 via e-mail (pensamentolesbico2017@gmail.com).
3.2. A/o candidata/o deverá apresentar os documentos relacionados a seguir: 
a) Formulário de Inscrição devidamente preenchido e assinado (conforme item 3.3.);
b) Curriculum Lattes em formato PDF;
c) Carta de Intenção, obedecendo aos seguintes critérios: conter até duas páginas digitadas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, estar devidamente datada e assinada pela candidata e responder as seguintes questões: 1) Por que deseja fazer o curso? 2) Quais são as expectativas profissionais, militantes, subjetivas e/ou acadêmicas em relação ao curso? 3) Em razão da necessidade de escrita de um ensaio final de até 08 páginas para a conclusão do curso, qual assunto você gostaria de abordar? 4) Qual sua relação com a temática geral do curso? Caso seja uma candidata do município de Salvador/BA, indicar a disponibilidade para participação em oficinas presenciais do projeto no município.
3.3. A/o candidata/o deverá acessar o formulário de inscrição em anexo, baixar o arquivo e preencher todos os dados solicitados. Em seguida, deverá escanear o formulário de inscrição, datá-lo e assiná-lo para posterior envio por e-mail para a coordenação do curso.
3.4. Como curso de extensão que visa beneficiar um público específico, serão priorizadas inscrições de pessoas autodeclaradas lésbicas, sapatões, entendidas, bissexuais, trans*, LGBT, além de militantes dos movimentos sociais, ativistas LGBT, gestoras de políticas públicas em gênero e diversidade e futuras acadêmicas dos Estudos de Gênero e Diversidade. Será aceito dossiê de inscrição no curso apenas com o Nome Social em caso de pessoa trans*. Alternativas de acessibilidade poderão ser criadas para cursistas com deficiências.
3.5. É de inteira responsabilidade da/o candidata/o o preenchimento correto do Formulário de Inscrição, do Currículo Lattes, da carta de intenção e envio da documentação completa referida neste Edital para a homologação de sua inscrição.
3.6. O envio da documentação incompleta, ou seja, faltando qualquer documento constante no item 3.2 deste edital, acarretará a desclassificação da candidata.
3.7. É de inteira responsabilidade da/o candidata/o inscrita/o o acompanhamento da divulgação das informações referentes a este processo seletivo no site e página do facebook do GIRA/UFBA. (<http://generoesexualidade.ffch.ufba.br>).
3.8. A inscrição nesse processo seletivo implicará a aceitação irrestrita das condições contidas neste Edital e nos demais avisos, comunicados, erratas e editais complementares, não cabendo à/ao candidata/o qualquer recurso no âmbito administrativo.
3.9. Alunas/os regulares do programa de pós-graduação PPGNEIM estão dispensadas/os da inscrição com a documentação acima, devendo a inscrição ser feita via pedido oficial (ofício) à secretaria do curso, com cópia para o e-mail da coordenação do curso: <pensamentolesbico2017@gmail.com>.

 

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
4.1. O julgamento da seleção das inscritas será realizado por uma banca de seleção formada por três membros indicados pela Coordenação do Curso, envolvendo todas as entidades promotoras.
4.2. A seleção será realizada a partir da análise da Carta de Intenção, sendo aprovadas as candidatas que, segundo a banca de seleção, apresentarem o maior impacto como futuras/os multiplicadoras/os das ideias e das autoras estudadas no curso.
4.3. A carta de intenção, de caráter eliminatória e classificatória, terá valor máximo de 10 (dez) pontos e será avaliada considerando-se os aspectos explicitados a seguir: 1) Adequação ao tema proposto; 2) Boa exposição das ideias; 3) Consistência na exposição de ideias e 4) Compromisso com o combate à lesbofobia em todos os níveis na sociedade brasileira. À Carta de Intenção poderá ser anexada uma carta de recomendação de instituições públicas e privadas ligadas à defesa e promoção dos direitos de lésbicas e outros grupos oprimidos.
4.4. O número de candidatas/os selecionadas/os está condicionado à possibilidade gerencial do curso, podendo ser ampliado ou reduzido o número de vagas sem prévio acordo com as/os candidatas/os.

 

5. DA MATRÍCULA
5.1. As orientações para o ingresso no curso de extensão Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018 serão disponibilizadas no site do GIRA/UFBA. Será necessário, de antemão, cadastrar-se no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE/UFBA. Como curso de extensão, a participação no curso não gera um número de matrícula no sistema UFBA, sendo compreendida como “matrícula” a aprovação no processo seletivo supramencionado.

 

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1. Os itens constantes do Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado.
6.2. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Coordenadora da Seleção do Curso, no âmbito de sua competência. 

 

Salvador, 15 de junho de 2018

 

Bárbara Elcimar dos Reis Alves
Coletivo Lesbibahia

 

Felipe Bruno Martins Fernandes
Coordenador do GIRA/UFBA

 

 

INFORMAÇÕES: <http://generoesexualidade.ffch.ufba.br/edital-de-inscricao-para-o-curso-pensamento-lesbico-contemporaneo-edicao-2018/>

PROEXT DIVULGA | Curso de Extensão “O cuidado de si”

Tags: 
Descrição: 

Dando início à Mostra Cinema e Healing, acontecerá no dia 11 de março, às 9:15h, na Saladearte Cinema da UFBA, a exibição de Um golpe do destino (Randa Haines, 1992, 122 min.). O filme conta a história de um médico que sofre uma transformação em suas visões sobre a vida, a doença e as relações humanas após se tornar paciente.

A Mostra é uma programação complementar ao curso de extensão O Cuidado de Si, que promove a aprendizagem do autocuidado, inspirado no trabalho de Healing desenvolvido por Isis Pristed. Trata-se de um conhecimento ancestral que abrange um conjunto de práticas que viabiliza o contato do homem consigo mesmo, visando o seu desenvolvimento e a integração das suas diversas dimensões.

A programação da Mostra reúne filmes que contam histórias humanas de dor e alegria, cuidado e superação e objetiva constituir-se num espaço para cultivar e nutrir a nossa sensibilidade, considerando que o cinema toca em dimensões internas que livros e textos às vezes não alcançam. Ao final de cada exibição, em uma roda de conversa mediada pelo prof. Geraldo Ramos Soares coordenador do Curso, os espectadores poderão compartilhar os sentimentos provocados pelo filme. Acontece sempre um domingo por mês a partir das 9:15 h na Sala de Arte Cinema da UFBA, no Vale do Canela.

 A Mostra está aberta a toda a comunidade e a participação é gratuita mas é necessária a inscrição prévia até dois dias antes da exibição de cada filme, através do e-mail anaelia@ufba.br ou via mensagem para o WhatsApp :71-87010434.Os espectadores que assistirem a pelo menos seis filmes receberão da UFBA um certificado de participação nesta atividade de extensão universitária.

Após cada sessão de cinema o restaurante Saúde Brasil (rua Humberto de Campos n.6, Graça) aguardará a todos com um almoço temático relacionado à nacionalidade de cada filme exibido e concederá 10% de desconto sobre o valor da conta.

 

Para ver a programação completa do Curso de Extensão O Cuidado de Si, clique AQUI.

 

Para ver a programação completa da Mostra Cinema e Healing, clique AQUI.

 

Serviço:

O quê: Exibição do Filme Um golpe do destino (Randa Haines, 1992, 122 min.), dando início à Mostra Cinema e Healing

Quando: 11 de março, domingo, às 9:15h

Onde: Saladearte Cinema da UFBA, no Vale do Canela

ENTRADA FRANCA, mediante inscrição prévia até dois dias antes da exibição de cada filme, através do e-mail anaelia@ufba.br ou via mensagem para o WhatsApp :71-87010434

 

PROEXT DIVULGA | XII Curso de Verão em Psicobiologia

Tags: 
Descrição: 

Estão abertas até o dia 20 de agosto, as inscrições para o XII Curso de Verão em Psicobiologia. As inscrições podem ser realizadas pelo site do curso cursodeveraopsicobiologia@gmail.com. O XII Curso de Verão em Psicobiologia, associado ao Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, vai acontecer de 22/01/2018 e 02/02/2018. Voltado para os estudantes de instituições do país e do exterior, o curso visa mostrar as linhas de pesquisas desenvolvidas na Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP/USP, um centro de excelência na área de Neurociência e Comportamento.

O curso permite que os estudantes tenham contato com diversos modelos experimentais e técnicas laboratoriais, importantes para o desenvolvimento da pesquisa básica. Desenvolvido durante duas semanas os participantes terão oitenta horas de aulas teóricas e práticas, que possibilitarão vivência na rotina dos laboratórios, assim como um contato com docentes e alunos da pós-graduação e suas linhas de pesquisa, promovendo um importante intercâmbio cultural e de conhecimento científico. Todas as atividades ocorrerão na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e nos laboratórios credenciados ao programa de pós-graduação em Psicobiologia.Ainda é possível realizar estágio em um dos laboratórios participantes e vivenciar a rotina de pesquisa. Para mais informações e acesso ao regulamento do curso, acesse o site:sites.ffclrp.usp.br/cursoveraopsicobio.

 

 

 

Inscrições continuam abertas | Curso de Extensão | Sociologia da Solidariedade 2016

Tags: 
Descrição: 

Continuam abertas as inscrições para o Curso de Extensão Sociologia da Solidariedade 2016.

Buscando combinar conhecimento e autoconhecimento, o curso, que chega à sua sexta edição, é aberto a todos  independente de religião, escolaridade, profissão ou idade  que se sintam atraídos pela possibilidade de descobrir e construir algo de valor para si e para os outros.

Para mais detalhes e programação completa, clique AQUI.

Serviço:

O quê: Curso de Extensão | Sociologia da Solidariedade 2016

Onde: Pavilhão de Aulas do Canela-PAC (ao lado da Faculdade de Educação da UFBA, no Vale do Canela), sala 306. 

Quando: Inscrições a partir de 22 de fevereiro mediante o pagamento da primeira mensalidade no Banco do Brasil através de GRU-Guia de Recolhimento da União. Solicite uma guia no email: socsoli@ufba.br ou pelo telefone: 71-98838-9234 OI (WhatsApp).

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas realiza Curso de Extensão | Sociologia da Solidariedade 2016

Tags: 
Descrição: 

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas realiza Curso de Extensão | Sociologia da Solidariedade 2016. 

Buscando combinar conhecimento e autoconhecimento, o curso, que chega à sua sexta edição, é aberto a todos  independente de religião, escolaridade, profissão ou idade  que se sintam atraídos pela possibilidade de descobrir e construir algo de valor para si e para os outros.

Para mais detalhes e programação completa, clique AQUI.

Serviço:

O quê: Curso de Extensão | Sociologia da Solidariedade 2016

Onde: Pavilhão de Aulas do Canela-PAC (ao lado da Faculdade de Educação da UFBA, no Vale do Canela), sala 306. 

Quando: Inscrições a partir de 22 de fevereiro mediante o pagamento da primeira mensalidade no Banco do Brasil através de GRU-Guia de Recolhimento da União. Solicite uma guia no email: socsoli@ufba.br ou pelo telefone: 71-98838-9234 OI (WhatsApp).

Inscrições abertas para o Curso Respirando e Relaxando 4

Tags: 
Descrição: 

O Curso Respirando e Relaxando, coordenado pela professora de Yoga Hilda Hamitay, com início previsto para este mês de janeiro, possui vagas restantes. O curso está sendo realizado,  todas as quintas-feiras, das 7 às 10 horas, no PAC, sala 109. Os interessados devem se dirigir à Faced ou através do fone  (71) 3283-7197. O valor do curso é de R$ 50, 00.  

A educação popular e as suas questões serão discutidas em curso extensionista

Tags: 
Descrição: 

 

A Faculdade de Educação da UFBA realiza em janeiro do próximo ano, com duração de quatro meses, o curso de extensão universitária: a educação popular e as suas questões. As inscrições acontecem, apenas no dia 15 de dezembro, das 18 às 21 horas, na sala 103 do PAF 3, no campus de Ondina. O curso é gratuito e serão oferecidas 50 vagas.

Sob a coordenação do professor Maurício Mogika, o curso extensionista abordará conceito, características, problemas persistentes em educação popular, além de discutir o paradigma da libertação como proposta complexa de transformação da realidade. Com carga horária de 40 horas, a atividade extensionista é direcionada para pessoas que têm atuação ou interesse em movimentos sociais e liderança comunitária, além do desenvolvimento de pesquisa sobre questões sociais, trabalho comunitário, saúde comunitária, projetos sociais e organizações não-governamentais.

Para efetivar a inscrição, os interessados devem apresentar cópia do documento de identidade, diploma de graduação, diploma de pós-graduação (residência ou especialização ou mestrado ou doutorado). Mais informações pelo fone (71) 988780106.

Inscrições abertas para o XV Curso de Extensão em Astronomia: a astronomia e o universo

Tags: 
Descrição: 

 

O Instituto de Física da UFBA estará realizando o XV Curso de Extensão em Astronomia, sob a coordenação do professor Alberto Brum Novaes. A atividade acontece, de 11 a 22 de janeiro, das 14 às 18 horas, no auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF III), no Campus Universitário de Ondina. As inscrições são gratuitas e mais informações podem ser obtidas no CEAG, pelos fones: (71) 3283-6645/6641/6643/6600/6688.  

A programação do curso em Astronomia consta as palestras com as seguintes temáticas: Matéria e Energia Escura;  Estrutura interna da Terra; Astronomia do dia – a –dia; Uma breve  história do tempo;Telescópios;  Exploração do espaço; Origem do Sistema Solar                                                                Física de partículas e campo; Estruturação do planeta Terra; Origem   e evolução do Universo; A física dos asteroides e cometas; Evolução magmática de Marte; Meteoritos,  testemunhos da origem do Sistema Solar                Astrofísica galática e extragalática; Nucleossíntese dos elementos  químicos; Evolução das ideias sobre o Cosmo; os planetas do Sistema Solar e extrassolares e  Fisiologia do homem no espaço.   

Apoiam a atividade extensionista a Proext, o Departamento de Física da Terra e do Meio Ambiente (DFTMA), a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Grupo de Astronomia Amadora de Salvador  (GAAS), a Fundação VITAE.

CURSO RESPIRANDO E RELAXANDO

Tags: 
Descrição: 

Estão abertas as inscrições para o curso respirando e relaxando, sob a coordenação da professora de Yoga Hilda Hamitay.  De acordo com a coordenadora, é importante despertar a consciência para a respiração e o seu poder de relaxar, nutrir e curar. O curso oferece 15 vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 14 /01/2016. A atividade será realizada, sempre às quintas-feiras, no horário das 7 às 10 horas, na sala 109 do PAC, de 14 de janeiro a 19 de maio. Mais informações no setor de Contabilidade da FACED, pelo fone  (71) 3283-7197.                    

Curso de extensão em neuropsicologia acontece nesta segunda 18/05

Tags: 
Descrição: 

O curso de Neuropsicologia da Memória de Trabalho, apoiado pela PROEXT, será realizado nesta segunda-feira (18/05), das 8h às 12, no Prédio da SUPAD. Coordenado pelo Prof. Neander Abreu, do Instituto de Psicologia, o curso será ministrado em inglês (sem tradução) pelo professor Richard Allen, da Universidade de Leeds, no Reino Unido. As inscrições devem ser realizadas na secretaria de Psicologia ou pelo telefone 3283-6437. As vagas são limitadas.

O curso de abordará a memória de trabalho, uma função cognitiva classificada no grupo das funções executivas, que tem sido relacionada em diversos estudos com a capacidade cognitiva global, desempenho acadêmico e parece ser crucial para o sucesso acadêmico. O curso focará a estrutura da Memória de Trabalho, modelos cognitivos e neuropsicológicos e áreas de aplicação dos estudos, incluindo resultados recentes de pesquisa na área envolvendo diversas áreas, principalmente em educação e desenvolvimento cognitivo.

Local: Prédio da SUPAD – Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento – UFBA – Rua Adhemar de Barros, S/N, Sala de Aulas 01

Data: 18/05/2015         

Horário: 8 às 12 horas

Contato: nataliacanario@gmail.com (Natália Canário)             

Telefone (Psicologia):3283-6437 (Aline)

 

Páginas