Proext divulga

Retomadas - Luta Indígena por Terra e Território e a Política de Saberes

Descrição: 

 

 
A AICATIBÁ, a ANAÍ e o NUCLEAR, com o apoio de colaboradores e colaboradoras, convoca toda a sociedade para debater o atual cenário das lutas por terra e território das comunidades indígenas no estado da Bahia.
 
Retomadas - Luta Indígena por Terra e Território e a Política de Saberes acontece no dia 2 de dezembro no Salão Nobre da Reitoria (das 9h às 12h30) e no Auditório da Faculdade de Arquitetura (das 14h às 17h30)
 
 
 
Foto: 

Lançamento do livro “Sementes Ligadas por Raízes”

Descrição: 

 

 

 
 
Nesta quarta-feira, 19/11, às 19h acontece na UFBA o lançamento de “Sementes Ligadas por Raízes”, livro de Ester Poá, Kaline Ãksã, Carlos Kãdawê, Thaine Ãdxehê, do Povo Pataxó. O evento contará ainda com a exibição de dois curtas-metragens e um bate-papo com Ester e Carlos, além da presença da Mestra Rita Pataxó, uma das ilustradoras do livro e que atualmente é residente do Programa de Residência em Arte, Cultura e Extensão 2025 da PROEXT-UFBA pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC). 
 
“Sementes Ligadas por Raízes” é um livro para o público infanto-juvenil, gestado por um grupo de jovens autores que vivem na Aldeia Kaí, e conta a história de dois irmãos e duas primas que se reencontram pela força da ancestralidade, das raízes e discute a importância de entender a retomada como direito e não como invasão. O livro é dedicado à Gustavo Sarã, um jovem pataxó de 14 anos, que foi assassinado em território indígena Comexatiba que cada vez mais presencia ataques de fazendeiros e pistoleiros armados. Como um livro-homenagem mobiliza, portanto, um chamado para a luta pela vida e pela demarcação dos territórios indígenas. 
 
A exibição de "Gigantes Pataxó", produzido pelos estudantes do Colegio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê/ANEXO KAÍ, através do projeto "Imagens em Movimento" e "Filme Carta aos que sempre lutaram", produzido no território por jovens, professores e lideranças, trazem à tona narrativas que se somam a esta discussão e registram a força e a história deste território indígena no Extremo Sul da Bahia e deste povo que vem resistindo há mais de 500 anos. 
 
O lançamento acontece na Sala de Arte da UFBA, no PAC, no Vale do Canela, às 19h. 
 
Esperamos vocês!
Foto: 

Residência Artística URBE ET ORBI-Oficina com VJ Gabiru

Descrição: 
 
A Residência Artística URBE ET ORBI #25 - Memória Afrodiaspórica realiza a Ofinica Arte e Tecnologia com  VJ Gabiru, um espaço ofertado para o diálogo entre as artes visuais, o espaço urbano e a saúde, mediados pelas tecnologias digitais. É uma oportunidade única de sair da sala de aula e vivenciar o contexto urbano, explorando os múltiplos atravessamentos possíveis no espaço.
 
Esta é a segunda atividade da Residência Artística com VJ Gabiru, vinculada ao eixo de extensão universitária. A proposta envolve a produção de elementos visuais e audiovisuais que resultarão em uma exibição multimídia no Cinema da UFBA. Serão selecionados oito estudantes para participar do processo, com direito à certificação de extensão.
 
A atividade integra estudantes de Psicologia, Saúde, Artes, Humanidades, Comunicação, Ciência e Tecnologia, além de estudantes do Instituto Central de Educação Isaías Alves. As criações dialogarão com os temas trabalhados na primeira etapa da residência: raça, gênero, território, artes, tecnologias e saúde.
 
Residência Artística URBE ET ORBI-Oficina Arte e Tecnologia com  VJ Gabiru
 
Local: LABMUSAS/IHAC (Campus de Ondina);
 
Horário: 14h30 às 17h30
 
Duração da atividade: 3h (cada dia)
 
Periodicidade da atividade: 18/nov, 03/dez e 10/dez/2025
 
CH total: 12h
 
Inscrições: 14/11/2025 até 26/11/2025 Pelo FORMULÁRIO AQUI ou QR Code na imagem
 
 
Foto: 

9º Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar.

Descrição: 

 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), por meio da Coordenação Executiva de Ensino, Pesquisa e Extensão Tecnológica (CEPEX), em parceria com a Rede Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, tem a satisfação de anunciar a abertura das inscrições para o 9º Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar.

 

O evento ocorrerá no dia 11 de dezembro de 2025, durante a 16ª Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Parque Costa Azul, em Salvador (BA).

 

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 30 de novembro de 2025, por meio do formulário disponível no link:

\uD83D\uDC49 https://forms.gle/7SJity9cwBub1udy5

 

Poderão submeter trabalhos: pesquisadores, professores e estudantes universitários, estudantes da rede federal, estadual e privada de educação profissional, estudantes, professores e monitores das Escolas Famílias Agrícola, extensionistas de entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares experimentadores, povos e comunidades tradicionais e representantes de organizações sociais.

 

Serão selecionados trabalhos científicos, além de relatos de experiência técnica e de experiência popular, que tratam sobre a Agricultura Familiar da Bahia e que dialoguem com o tema deste ano: “Territórios vivos: agricultura familiar e construção de conhecimentos para o bem viver”.

 

O edital completo pode ser acessado em: www.sdr.ba.gov.br/editais

 

 

Foto: 

Palestra Quem faz Ciência de Dados?

Descrição: 

 

O Programa de Extensão Ciência de Dados do IME-UFBA convida para a palestra Quem faz Ciência de Dados?
A palestra ocorrerá no dia 07 de novembro, às 14h, no Auditório 1 do PAF 5, Campus Ondina, UFBA, e tem como tema o mercado de trabalho na área de Ciência de Dados.
 
Palestrante: Antonio Cesar, atual Head of Data no ramo de Petróleo e Gás, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Senac; Pós-Graduando em Data Science e Analytics pela USP; Mais de 5 anos de experiência na área de Dados.
 
Realização: Programa de Extensão Ciência de Dados, IME-UFBA.
 
Data/Horário: 07/11/2025, às 14h00.
 
Local: Auditório 1, PAF 5, Campus Ondina, UFBA. Entrada gratuita (sujeita à lotação máxima do auditório).
 
Evento gratuito, aberto ao público e com emissão de certificado!
 
Foto: 

Oficina - Design e Economia solidária

Descrição: 

 

A Oficina Design e Economia Solidária acontecerá no dia 31 de outubro, às 14h, no Salão Nobre da Escola de Belas Artes da UFBA, com a presença de Ananias Viana e Erica Ribeiro.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia neste formulário: tinyurl.com/oficinadesignecosol Voltada para estudantes, designers, empreendedores e demais pessoas interessadas em compreender a relação entre o design e a economia solidária. A oficina propõe momentos teóricos e práticos, abordando conceitos introdutórios sobre práticas colaborativas, sustentabilidade e o papel do design em iniciativas comunitárias e solidárias.

 

Sobre os ministrantes

Erica Ribeiro: Mulher negra parda, soteropolitana, vegetariana e designer. Formada em Design na Escola de Belas Artes da UFBA em 2007. Atua na área de em empresas e organizações da sociedade civil em design gráfico, web design, publicidade, gestão de design e educação social. Atualmente é doutoranda em administração na Escola de Administração da UFBA com tema Design, Gestão e solidariedade.

Ananias Viana: Homem negro, quilombola, nascido e residente na comunidade Quilombola Kaonge, Zona Rural Distrito Santiago do Iguape. Liderança ativa na região, atuante em diversas frentes, tais como cultura, economia local e articulação para políticas públicas local. Participou como mobilizador nos pedidos de reconhecimento e certificação das comunidades remanescentes dos quilombos. Atualmente é professor Notório Saber pela UFBA. Com carga horária de 4 horas, a atividade oferece certificado aos participantes.

Inscrições: tinyurl.com/oficinadesignecosol

 

 

Foto: 

5ª Gira Audiovisual abre chamada para mostras de vídeos universitários

Descrição: 

 

O Laboratório de Audiovisual da Faculdade de Comunicação da UFBA (LabAV/FACOM) anuncia a abertura de inscrições para a 5ª Gira Audiovisual, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2025. Consolidado como um espaço de encontro, formação e difusão da produção universitária, o evento chega à sua quinta edição com novidades, incluindo a expansão das sessões para o Cinema e o Planetário da UFBA, além do Auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM), onde acontece a maior parte da programação.
 
Estudantes e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFBA podem inscrever suas obras audiovisuais entre os dias 7 de outubro e 9 de novembro de 2025. A chamada é aberta para trabalhos de todos os gêneros e metragens, como documentários, ficções, video-ensaios, videoclipes e videorreportagens, desenvolvidos em disciplinas, trabalhos de conclusão de curso ou de forma independente.
 
As inscrições devem ser feitas através de um formulário online disponível em https://forms.gle/wQD7T9H5DhTY7rqJ8, onde os proponentes devem disponibilizar o link para a obra, além de informações técnicas.
 
 

Período para inscrições de obras audiovisuais: 7 de outubro a 9 de novembro de 2025.

Resultado das obras selecionadas: 14 de novembro de 2025 (através de e-mail).

Para mais informações ou dúvidas sobre a chamada, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: labavfacomufba@gmail.com.

Instagram: www.instagram.com/labav.facom.ufba

Site: https://sites.google.com/view/labav

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCI3fB6dtRjXzg3lup5EJWGg

 
Foto: 

Julho das Pretas-Quebrando Barreiras: Celebrando e Incentivando Mulheres Negras na Ciência e Tecnologia

Descrição: 

 

 
A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), convida toda a comunidade para uma conversa sobre o incentivo às mulheres negras na ciência e na tecnologia. Integrando a programação do Julho das Pretas, o bate-papo acontecerá na próxima terça-feira, 29 de julho, às 16h, de forma online, com transmissão ao vivo pelo YouTube da TV UFBA: https://www.youtube.com/c/TVUFBA.
 
Participarão do evento três professoras negras da área de ciências e tecnologia: Profª Drª Deboraci Brito Prates (UFBA), Profª Drª Dyane Brito (UFRB) e Profª Williane Nascimento Silva (Instituto Cultural Steve Biko).
 
A partir da perspectiva feminina, o diálogo propõe um cruzamento entre a performance profissional de mulheres negras no âmbito acadêmico e os impactos na vida cotidiana dos indivíduos, além das possíveis narrativas na construção de relações comunitárias que fortalecem a população negra.
 
Dessa forma, o debate tem o objetivo de ampliar os discursos sobre emancipação feminina, autoestima racial e as mudanças estruturais necessárias, que impactam negativamente o ingresso de mulheres negras na formação em ciência e tecnologia.
 
O Julho das Pretas é uma campanha que propõe um diálogo atento e horizontal sobre o protagonismo negro feminino, a fabulação estrutural do ingresso acadêmico e as construções emergentes que impulsionam o acesso, compartilhando experiências de mulheres profissionais que protagonizam e criam referências negras em diversas áreas do conhecimento.
 
 
 
 
 
 
 
Foto: 

Chamada para artistas da UFBA: Festival Maré Baixa

Descrição: 
 
 
O Festival Maré Baixa convida estudantes da universidade a expor, vender e/ou performar sua arte no Parque São Bartolomeu, no dia 13 de junho.
 
O evento é uma oportunidade para que artistas da UFBA mostrem suas produções para além dos muros da universidade, atingindo novos públicos, criando novas conexões e celebrando a cultura e a arte independente!
 
Inscreva-se até 13 de junho, pelo link disponibilizado na bio do perfil do instagram: @marebaixafestival
 
 
Foto: 

Mostra Artística do Projeto Labirintos e Fluxos

Descrição: 
 
A Mostra Artística do Projeto Labirintos e Fluxos está localizada no 1º andar da Faculdade de Direito da UFBA.
 
O projeto Labirintos e fluxos: imersão no olhar das pessoas privadas de liberdade, aprovado no edital Residências em Artes, Cultura e Extensão PROEXT 2024, tem por objetivo estimular a comunidade acadêmica a repensar criticamente o sistema carcerário brasileiro, por meio do intercâmbio entre as Artes Visuais e o Direito. A iniciativa conta com a participação do artista residente Jovan Mattos, da professora colaboradora Dra. Alina Mourato e de estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
O projeto tem como elemento central uma instalação artística em forma de labirinto que funciona como espaço expositivo para trabalhos artísticos produzidos por mulheres privadas de liberdade do Conjunto Penal Feminino de Salvador. Anexo à instalação artística, encontra-se o centro de convivência, concebido como espaço interativo destinado à reflexão coletiva acerca das problemáticas que permeiam o sistema prisional. Esse ambiente utilizará modelos gráficos e diagramas como ferramentas para fomentar discussões e propor alternativas aos desafios enfrentados no contexto carcerário.
 
Para mais informações, sigam o instagram do projeto: @labirintosefluxos
Foto: