Proext promove ciclo de palestras sobre extensão universitária

Extensão: a bola da vez. O nome do evento realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da UFBA revela a valorização que a extensão universitária vem adquirindo. De agosto a dezembro, com um encontro por mês iniciando sempre às 14h, Extensão: a bola da vez busca definir e qualificar a extensão universitária, pensando sua configuração atual. O evento é gratuito e certificará os inscritos que participarem de ao menos quatro encontros.

Programação completa em nosso site!

Em 14 de agosto (quarta-feira), às 14h no Instituto de Matemática da UFBA, a abertura oficial será realizada por Blandina Felipe Viana, Pró-Reitora de Extensão. “Oportunidades e desafios da Extensão Universitária” será o tema da primeira palestra, proferida por Eduardo de Lyra (UFAL), Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Extensão do Nordeste, e mediada pela Pró-Reitora.

Outdoor. Extensão- a bola da vez

Blandina Felipe Viana, Pró-Reitora de Extensão da UFBA. Foto: Allysson VianaCada encontro traz um tema e convidados específicos para debater questões acerca da extensão universitária brasileira a partir das experiências da UFBA. “O Ciclo se constitui como importante espaço para discussão sobre o papel da extensão universitária como eixo acadêmico de atuação na UFBA, as oportunidades existentes e os desafios a serem superados”, explica Blandina.

A extensão é reconhecida como um eixo central na atuação das universidades, sobretudo da UFBA, ao lado do ensino e da pesquisa. Extensão: a bola da vez foi concebido a fim de gerar um espaço de discussão acadêmica. O conceito e o significado da extensão universitária, o contexto atual para o seu desenvolvimento, além da sua relação com o ensino e a pesquisa estão entre os temas principais do evento.

Extensão na UFBA

A extensão universitária é uma via de aproximação entre a universidade e a sociedade, colaborando para a formação cidadã dos envolvidos e gerando conhecimentos capazes de contribuir para a superação de problemas da sociedade. “Nas últimas décadas, a extensão universitária adquiriu significativa densidade institucional, sendo considerada essencial para a formação do estudante, a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa e o fortalecimento da relação da universidade com a sociedade”, argumenta a Pró-Reitora.

Segundo Pedro Rocha, Coordenador de Programas e Projetos da Proext, o potencial da extensão universitária foi compreendido também pelo Governo Federal, dando início a um apoio sistemático às ações que se relacionam com as políticas públicas. A UFBA, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), desenvolveu diversos editais em 2013, garantindo o fomento das ações extensionistas, como: ACCS, Cursos, Eventos, Produtos e Pibiex, além de Cursos Livres, uma recente parceria com o Museu de Arte Moderna da Bahia. Extensão: a bola da vez se insere, desse modo, em um momento propício de valorização da extensão universitária no Brasil.

O quê: Extensão: a bola da vez

Quando: agosto a dezembro de 2013 – ver programação

Onde: Universidade Federal da Bahia