Evento

PROEXT DIVULGA | XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e I Encontro de Fonoaudiologia

Tags: 
Descrição: 

 

Salvador sediará o XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e I Encontro de Fonoaudiologia da Bahia, no período de 12 a 15 de setembro de 2017, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o tema “Integralidade na formação e no cuidado.”

O pré-congresso acontecerá, no dia 12 de setembro, no PAF 1, auditórios da Faculdade de Farmácia e Matemática, com atividades gratuitas, a exemplo dos Encontros (Coordenadores de Cursos de Graduação, Docentes, Estudantes de Fonoaudiologia, Docentes da Pós-Graduação e Editores de Periódicos), Fóruns (Formação e Desafios na Atenção Básica), Oficinas de Voz e  Artigos Científico, além da Roda de Conversa "O que é que a Bahia Tem?" . ainda serão oferecidos minicursos com referências na área, a preços acessíveis.

Na programação do Congresso, que ocorrerá no Hotel Othon de 13 a 15/09/2017, a Diretoria, com a colaboração da nova gestão dos Departamentos Científicos e da Comissão de Ensino da SBFa, organizou uma programação diferenciada em novo formato com Conferências Magnas, Discussão Interdisciplinar de Casos Clínicos, “Como eu Faço?”, Simpósios com Temas Transversais (os quais articulam conhecimentos de diferentes especialidades com o tema Integralidade), Pôsteres em Sessões Comentadas, Mostras de Trabalhos (experiências e práticas fonoaudiológicas). O evento visa atualização científica, ampliação da participação de diferentes profissionais (dos serviços, academia, órgãos públicos e de classe) e alunos e promoção do diálogo e debate intersetorial e interdisciplinnar. Mais informações: http://www.sbfa.org.br/fono2017/ 

PROEXT DIVULGA| Mais uma edição do projeto Crianças na UFBA

Tags: 
Descrição: 

 

Em setembro, no dia 2, às 14 horas, sábado, na Praça da Artes/Campus de Ondina, acontece a 23ª edição do Projeto Criança na UFBA. O tema dessa edição será as brincadeiras do Brasil. De acordo com as coordenadoras do evento, professoras Adriana Ferriz e Juliana Prates, será explorada a diversidade de cada canto do país através das brincadeiras. “Venham aprender e ou compartilhar as brincadeiras que vocês já conhecem. Tragam seus familiares, amigos, mas não esqueçam do principal: a alegria e vontade de brincar!”.

PROEXT DIVULGA | II SEMINÁRIO GRIÔ: CULTURAS POPULARES E DESCOLONIZAÇÃO

Tags: 
Descrição: 

O Grupo de Pesquisa GRIÔ: Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação ligado à Faculdade de Educação da UFBA vem reafirmar o comprometimento com um esforço coletivo de trazer ao debate e ao espaço acadêmico os temas referentes às culturas populares - historicamente silenciadas e excluídas deste meio - em diálogo com a educação e a produção de conhecimento. Diante disso estamos propondo a realização do II SEMINÁRIO GRIÔ: CULTURAS POPULARES E DESCOLONIZAÇÃO nos dias 23 e 24 de novembro de 2017, incluindo nesse espaço a temática da Descolonização ou Pensamento Decolonial, que vem contribuindo com tal perspectiva e enriquecendo o debate e as abordagens sobre as culturas populares. A submissão será até dia 15 de setembro.

 

As dinâmicas propostas para este II Seminário se inspiram também nas experiências advindas da cultura popular, onde serão priorizadas os círculos de discussão, rodas de conversa, vivências com os mestres populares, apresentações culturais entre outras propostas além das apresentações de trabalhos científicos, como forma de propor diferentes formatos para um evento acadêmico, que possam contemplar também a rica experiência de troca e transmissão de saberes presentes no universo das culturas populares. Mestres e mestras dos saberes populares ocuparão lugar de destaque nos espaços de discussão, ao lado dos pesquisadores acadêmicos convidados. Para mais informações: https://seminariogrio3.wixsite.com/iiseminariogrio

 

Inscrições abertas, dúvidas a respeito da inscrição ver aqui.

 

 

https://seminariogrio3.wixsite.com/iiseminariogrio/inscricoes

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 1 – 23/11/2017 (Quinta-feira)

9h Recepção e Café da Manhã Coletivo
9h30 Abertura

10h as 12h Círculo de abertura
Educação e Descolonização – desafios da atualidade
Carlos Bonfim (Universidade Federal da Bahia)
Dona Maria de Xindó (Ganhadeiras de Itapuã)
Makota Valdina (Liderança comunitária e religiosa)
Taquari Pataxó (Liderança indígena)
Mediação: Pedro Abib (UFBA)

14h as 16h30 Comunicações e trocas de saberes

16h30 às 19h – Oficinas com Mestres e Mestras
Vovó Cici (Mestra Griô contadora de histórias)
Mestre Bule-Bule (Poeta, cordelista e violeiro)
Mestre Nelito do Pandeiro (Samba Chula)
Mestre Cobra Mansa (Capoeira Angola)

19h as 21h – Vivências


Dia 2 - 24/11/2017( Sexta-feira)
9h Recepção

9h30 as 12h - Comunicações e troca de saberes

14h as 17h - Círculo de finalização
Saberes em diálogo e descolonização
Elizia Ferreira (UNILAB)
Vovó Cici (Mestra Griô)
Mestre Bule-Bule (Poeta, violeiro e cordelista)
Mestre Cobra Mansa (Mestre de Capoeira e Doutorando)
Mediação: Eduardo Oliveira (UFBA)

18h - Celebração de encerramento
Apresentações artísticas

Mestre Nelito do Pandeiro  (Samba Chula – Recôncavo Baiano)

Aguardamos a presença de vocês!

 

PROEXT DIVULGA I IV Simpósio de Microbiologia

Tags: 
Descrição: 

 

Será realizado, nos dias 12 e 13 de setembro, das 13h30 às 17 horas, o IV Simpósio de Microbiologia da UFBA no auditório externo do IBIO, no Campus Ondina da UFBA.

Estão programadas oito palestras nos dois dias do evento, contando com a participação de renomados pesquisadores da Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais, que abordarão temas relevantes e atuais nas áreas de Microbiologia Aplicada e Biotecnologia. No dia 12 de setembro, às 17 h, ocorrerá o “Café com Cientistas” e o lançamento do livro Molecular Diversity of Environmental Prokaryotes (Diversidade Molecular de Procariotos Ambientais), editora Taylor & Francis. O Simpósio de Microbiologia é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas da UFBA e de outras IES e tem como objetivo principal promover o compartilhamento do conhecimento produzido nos diferentes campos da Microbiologia, integrando e atualizando estudantes, profissionais e a comunidade científica interessada nessa área do conhecimento. Mais informações podem ser obtidas pelo número 3283-6544, e-mail simpósio.micro@gmail.com ou pela página do evento simposiomicro.wixsite.com/simposiomicroufba

 

PROEXT DIVULGA I Encontro Científico sobre Modelagem em Ecologia e Evolução (I ECMEE)

Tags: 
Descrição: 

 

O grupo do projeto integrador de modelagem do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Interdisciplinar e Transdisciplinar em Ecologia e Evolução (INCT-INTREE) convida a todos para conhecerem o mundo da modelagem com suas diferentes técnicas e aplicações. O INCT-INTREE é um projeto sediado na UFBA, financiado por CNPQ, CAPES e FAPESB, e que conta com a participação de pesquisadores de mais de 40 instituições nacionais e internacionais.

O INCT-INTREE acontecerá, no dia 4 de Agosto, das 9 às 19 horas. Serão 4 pesquisadores do INCT que vão compor uma mesa-redonda com o objetivo de definir um vocabulário comum que prepare a audiência para as palestras específicas que vão ocorrer em seguida. As palestras terão duração de 40 minutos, com 15 minutos reservados para perguntas. Haverá ainda uma apresentação de painéis científicos durante os coffee-breaks da manhã e da tarde. As inscrições podem ser realizada através da página www.inscricaosiatex.ufba.brÉ necessário na página inicial de inscrições ser preenchido, o número do relatório 5305 e a senha: 1ECMEE. Em seguida os seus dados, conforme solicitados.

Proext convida: AÚ: A UFBA, os/as Mestre/as de Capoeira e da Cultura Popular

Tags: 
Descrição: 

Evento permanente, que acontece uma vez por mês, o AÚ: A UFBA, os/as Mestre/as de Capoeira e da Cultura Popular, traz nesta edição do dia 12 de julho, às 15h30, na Praça das Artes, Campus de Ondina, o mestre de Capoeira Felipe Santiago e o mestre de cultura popular samba Chula do Recôncavo, Zeca Afonso.

O AÚ: A UFBA, os/as Mestre/as de Capoeira, e da Cultura Popular integra o Programa Desfronteiras e é um conjunto de ações continuadas na área de capoeira promovidas pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT), a partir de um grupo de trabalho formado pelos professores Pedro Abib, Mestra Janja, Guilherme Bertissolo, o servidor Paulo Magalhães, com apoio técnico de Deivison Braga (Dentinho). 

 

Serviço:

O quê: AÚ: A UFBA, os/as Mestre/as de Capoeira e da Cultura Popular

Onde: Praça das Artes, Campus de Ondina

Quando: 12 de Julho

Horário: 15h30

PROEXT DIVULGA | Avaliação da Aprendizagem: como vem sendo praticada?

Tags: 
Descrição: 

 

A Faculdade de Educação da UFBA vai realizar avaliação de aprendizagem, nos dias 02 de junho, 7 de julho, 4 de agosto e 01 de setembro, no auditório I da FACED, das 18h30 às 21h30. A atividade é direcionada para professores(as) e alunos(as) internos e externos à UFBA, além de profissionais da Educação em geral. A atividade de extensão, com carga horária de 20horas, tem o objetivo de discutir a Avaliação da Aprendizagem como prática pedagógica que contribui para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Serão trabalhados as concepções de avaliação aos instrumentos e critérios avaliativos. O curso é presencial e será coordenado pelas docentes Iracy Alves e Rejane Alves da faculdade. A inscrição é gratuita e exclusivamente realizada via e-mail:avaliar.faced2017@gmail.com. Serão oferecidas 100 vagas.

 

Lançamento do Livro “YORÙBÁ – VOCABULÁRIO TEMÁTICO DO CANDOMBLÉ”

Tags: 
Descrição: 

 

Lançamento de livro

O evento para o lançamento do livroYORÙBÁ – VOCABULÁRIO TEMÁTICO DO CANDOMBLÉ”, escrito por Márcio de Jagun, faz parte do ciclo comemorativo dos 35 anos do MAFRO/UFBA. O livro é fruto da parceria entre a UERJ, o Instituto Orí e a Editora Litteris.

Esta é a primeira obra que registra no idioma português as expressões do linguajar popular e religioso de Candomblé de origem yorùbá. A obra é organizada em 50 capítulos com 10 mil verbetes com 1.500 paginas, disponibilizados em Yorubá/Português e em Português/Yorubá com explicações filosóficas e teológicas do culto de origem yorubana. Temas como ervas rituais, divindades, saudações, elementos da natureza são tratados de forma didática, facilitando a pesquisa dos leitores.

O livro contribui como instrumento para compreensão da formação cultural brasileira, para o combate à intolerância religiosa e para aplicação da Lei 10.639/03 (que trata do ensino da história, da cultura afrobrasileira e africana nas escolas).

Sobre o autor: Márcio de Jagun é Bàbálórìṣà do Ilé Àṣẹ Àiyé Ọbalúwáiyé (descendente da Casa de Oxumarê-BA), advogado, professor, escritor, consultor do Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões (PROEPER/UERJ), tendo ministrado diversos cursos sobre cultura, religiosidade e idioma yorubá no Centro de Produções da UERJ (CEPUERJ/UERJ). É conferencista, articulista e autor dos seguintes livros: Orí – a Cabeça como Divindade; Ewé - a Chave do Portal; e Candomblé: Casa de Santo, Casa da Gente. No ano de 2000, iniciou na militancia contra a intolerância religiosa e contra o clientelismo religioso. Em 2013 foi um dos fundadores da Associação Nacional da Mídia Afro – ANMA, ano que também foi convidado para participar das discussões de elaboração do Plano Curricular de Ensino Afro-Religioso da Rede Municipal do Rio de Janeiro.Na oportunidade haverá palestra do autor seguida de lançamento com sessão de autógrafo. Aquisição poderá ser feita através de pagamento em espécie e/ ou cartão de crédito.

Serviço:

O quê: Lançamento do livroYORÙBÁ – VOCABULÁRIO TEMÁTICO DO CANDOMBLÉ”

Quando: 02/06/2017 às 16h30 palestra, 17h30 lançamento

Onde : MAFRO/UFBA - Largo do Terreiro de Jesus s/n, Faculdade de Medicina da Bahia, Centro Histórico- Salvador-Bahia-Brasil

Mais informações: MAFRO/UFBA: (71) 3283-5540 / mafro@ufba.br

Instituto Orí: (21) 2220-7034 / ori@ori.net.br

PROEXT DIVULGA | Seminário celebra o Dia do Assistente Social

Tags: 
Descrição: 

A Diretoria Técnica do Hupes promove o XVI Seminário em comemoração ao Dia do Assistente Social, com a palestra “Os Desafios para o Trabalho do Assistente Social na Atualidade”. O evento vai acontecer no dia 9 de junho, das 8 às 12 horas, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA e terá como conferencista convidada a professora Dra. Raquel Raichelis Degenszajn (PUC/SP). A palestra é direcionada para a comunidade universitária e os interessados podem se inscrever pelo link: https://docs.google.com/forms/ d/e/ 1FAIpQLSd8dv6EdSspAxpNOoTZWyMy GHYHHkZtBBl6LsZyIkt5zTZx8A/ viewform

PROEXT DIVULGA | Café Científico Salvador apresenta

Tags: 
Descrição: 

 


 

 

O Café Científico Salvador,  uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS,https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/PPGEFHC/WebHome), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE) e da LDM - Livraria Multicampi (http://ldmcultural.blogspot.com.br/), em parceria com o Shopping Paseo Itaigara (http://www.paseoitaigara.com.br/) e o Projeto Ciência na Rua (http://ciencianarua.net/), apresenta, neste maio de maio, a palestra do professor Wilson Gomes.

O que as redes sociais digitais têm a ver com a crise política?, palestrante professor Wilson Gomes (FACOM/UFBA) 

"Estamos acostumados a explicar os fenômenos políticos a partir exclusivamente da relação entre instituições políticas e meios de comunicação. Está mais do que na hora, entretanto, de considerarmos seriamente, na equação, os meios e os ambientes digitais de produção e circulação de conteúdo político e de discussão da política. Em um quadro explicativo mais complexo, devemos enfrentar questões como: o papel dos meios digitais na confusão política brasileira; o que redes digitais têm a ver com democracia, governo e política; o que a sociedade anda fazendo online para ajudar ou prejudicar a democracia; tretas online, novos movimentos sociais e novas formas de fazer política. São essas as questões a serem discutidas neste Café Científico".

 

 O quê: Café Científico – O que as redes sociais digitais têm a ver com a crise política?

Palestrante: Wilson Gomes (FACOM)

Onde: Shopping Paseo Itaigara, Rua Rubens Guelli, 135 - Itaigara, Salvador – BA

Quando: 24 de março, às 18h30

Mais informações: http://www.cafescientifique.org./ 71 3283-6568

 

Páginas