A viola machete deu o tom na Praça da Artes

Share/Save
Tags: 
Descrição: 

 

 

Na tarde de quarta-feira, 12 de julho, a Praça das Artes foi marcada por sabedoria, tradição e samba-chula.

Na programação dessa edição do AÚ: A UFBA, os Mestres e Mestras de Capoeira e da Cultura Popular, estiveram o Mestre de Capoeira Felipe Santiago, de Santo Amaro, o Grupo Samba-Chula Filhos da Pitangueira e seu mestre, Zeca Afonso, e os representantes da Oficina de Viola Machete de São Francisco do Conde. 

A Oficina, hoje com apoio do Ministério da Cultura, ministra aulas gratuitas para novas gerações, além de fabricar instrumentos, tendo como modelo as violas machetes do mais célebre construtor desse instrumento do Recôncavo, Clarindo dos Santos, morto em 1980.

Mestre Zeca Afonso, do Grupo Samba-Chula Filhos da Pitangueira, é herdeiro desse instrumento cultuado em sua família há cinco gerações. Toca viola machete desde os 12 anos; e tem portanto, 70 anos de chula e de viola.

Mestre Felipe Santiago era muito tímido e "envergonhento" e ficava, quando rapaz, observando Popó (do Maculelê | Santo Amaro) jogar capoeira e 'brincar'. Popó chamava, "venha, neguinho'", mas o menino não ía. Mais tarde, com dois amigos, se reaproximou da roda; o mestre fez sinal com a cabeça e ele negou novamente."Depois entrei e a gente brincou legal". Órfão de pai e mãe, precisava sobreviver, mas, aos 20, com Vivi de Popó, retomou a Capoeira e pelas mãos de Mestre Carcará virou Mestre também.

Todo essa tradição e sabedoria foram passadas na tarde de 12 de julho, em mais uma edição do AÚ...

Como de costume, a Rodas de Capoeira e de Samba-Chula marcaram o final da tarde, com a participação da comunidade universitária e do público em geral.

AÚ: A UFBA, os/as Mestre/as de Capoeira, e da Cultura Popular integra o Programa Desfronteiras e é um conjunto de ações continuadas na área de capoeira promovidas pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT), a partir de um grupo de trabalho formado pelos professores Pedro Abib, Mestra Janja, Guilherme Bertissolo, o servidor Paulo Magalhães, com apoio técnico de Deivison Braga (Dentinho). 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.