UFBA em Paralaxe aborda questão da mobilidade de pessoa com deficiência

O programa “UFBA em Paralaxe: Reinventando Concepções” promoverá mais uma atividade com objetivo de erradicar preconceitos e discriminações negativas na comunidade acadêmica. Na próxima terça-feira (17/12), às 18h30, na Praça das Artes do Campus de Ondina/Federação, será realizada performance e palestra com Estela Lapponi e Neca Zarvos.

O projeto artístico “Cadeira – Falando sem Tabu” apresenta uma pessoa com múltiplas deficiências que narra com muito humor e amor pela vida as vivências de um cadeirante em sua cidade. Nesta performance a diversidade é discutida de maneira aberta e bem humorada. A produção conta ainda com recursos multimídia.

Sobre o UFBA em Paralaxe

O programa “UFBA em Paralaxe Reinventando Concepções” visa chamar a atenção da comunidade universitária para temas que impactam a vida na universidade e na sociedade. O objetivo do programa é erradicar preconceitos e discrimações através da promoção de atividades diversas como palestras, mostras de cinema, performances, entre outros.

De acordo com a Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), Dulce Aquino, o programa é uma “ação multinecessária para tornar o cotidiano da universidade mais agradável”. Aquino explica que foram reunidos vários grupos de pesquisas (sobre a mulher, raças, gays e etc.) já existentes na UFBA com o objetivo de dar visibilidade e debater os estudos realizados com o objetivo de propor uma convivência mais amena e servir de modelo para a sociedade.

O evento é resultado da parceria da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) com a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFBA e UFRB (ASSUFBA),  o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM),  o COLETIVO KIU! do Grupo de Pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), do Diretório Central dos Estudantes, do Grupo Gay das Resistências (GGR) e MMR.