Proext - divulga

Estratégia de Sobrevivência n⁰2: Corpo Performático Enquanto Máquina de Guerra

Descrição: 
 
 
O projeto "Estratégia de Sobrevivência n⁰2: Corpo Performático Enquanto Máquina de Guerra"
convida para uma vivência sonora, experimentada e guiada por Omibulu (@omibuluu - Instagram), artista sonora-visual, seguida de roda de conversa para troca de ideias, estratégias, subterfúgios para fortalecimento em coletividade.
 
O convite é voltado especialmente para pessoas pretas, mas se estende a pessoas de demais grupos racializados.
 
Data/horário: 17/10 (próxima sexta), na sala 21 da Escola de Dança, das 17:30 às 19:30.
 
Mais informações: @tropicalclown - Instagram
Foto: 

Seminário Fronteiras - Arte, Tecnologia, Anticolonialidades, Saúde e Cidade

Descrição: 

 

 

O Seminário Fronteiras pretende apresentar e discutir temas e perspectivas associadas aos três eixos do projeto para fornecer elementos históricos, socio-antropológicos, teóricos e técnicos que possibilitem processos artísticos articulados com os conhecimentos acadêmicos de docentes.
 
Seminário Fronteiras - Arte, Tecnologia, Anticolonialidades, Saúde e Cidade
 
Local: Auditório da FACOM
Datas: 8, 9, 10, 13 2 14 de outubro
 
Acesse aqui para se inscrever:
 
 
 
 
 
 
Foto: 

Roda de conversa com o título: Entre modelos e ideias: um diálogo sobre o ensino da Matemática

Descrição: 
 
 
O Seminário Café Cultural 2025.2 realiza roda de conversa com o título: Entre modelos e ideias: um diálogo sobre o ensino da Matemática, uma atividade especial com a equipe do projeto "Modelando Matemática" do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) da UFBA.
 
Nesta roda de conversa, vamos compartilhar as experiências do projeto "Modelando Matemática", que usa modelos concretos e recursos visuais para tornar a matemática mais fácil de entender e mais próxima do dia a dia dos alunos. A ideia é mostrar que aprender matemática pode ser mais interessante, inclusivo e divertido, especialmente com estratégias pensadas também para estudantes com TEA, TDAH e deficiência visual. Vamos falar sobre o que foi feito nas escolas, os resultados alcançados e como a matemática pode ganhar forma, cor e sentido na prática.
 
O evento será presencial, no Auditório João Gonçalves, do Pavilhão de Aulas Reitor Felippe Serpa - PAF I (Campus Ondina).
 
Palestrantes: Mariana Tavares, Adna Ferreira, Pedro Evangelista, Manuela Piedade e Vanderson Sales.
 
Data: 30/09/2025 (Terça-feira)
 
Hora: 16h00 (Horário de Brasília)
 
Local: Auditório João Gonçalves - PAF I, Campus Ondina.
 
Para os que, em último caso, não puderem comparecer presencialmente, estaremos realizando transmissão online pelo canal do Departamento de Matemática - DMAT no YouTube:
 
A participação em cada atividade do Seminário proporcionará um certificado com carga horária de 3hs(extensão), para o qual devem inscrever-se no formulário, através do link: https://forms.gle/hcLRKtoTq4QrEr5Z7
 
Para mais informações sobre este projeto, podem acessar o site http://www.cafeculturaldmat.ime.ufba.br/
 
Para assistir outras atividades do Seminário Café Cultural, podem acessar a playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLigOXiIHmLvQb5QCPXOD6hodstwgVIs3K
 
Foto: 

Inscrições abertas: Relatos de Si:I: Da Oralidade à Escrita

Descrição: 
 
A oficina RELATOS DE SI: DA ORALIDADE À ESCRITA abre inscrições.
 
A atividade será presencial e o convite se estende a todas, todes e todos da comunidade universitária e da comunidade externa para um mergulho na poética das narrativas e dos saberes orais. A proposta tem como foco a elaboração de narrativas autorreferenciais, a partir de memórias, testemunhos e experiências pessoais, atravessadas por questões individuais e coletivas.
 
A oficina RELATOS DE SI: DA ORALIDADE À ESCRITA é uma Residência Artística no Instituto de Letras, contemplada no Edital Residências em Arte, Cultura e Extensão 2025, da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA.
 
Inscreva-se preenchendo o formulário pelo link: https://forms.gle/RS2VBbMETcyR7dDM6 ou acesse o QRCODE ou entre em contato pelo whatsapp 07199972803
 
 
Foto: 

VI Seminário Griô: Culturas Populares, Territórios e Encruzilhadas

Descrição: 

 

O Grupo de Pesquisa Griô convida a comunidade acadêmica da UFBA para o VI SEMINÁRIO GRIÔ: CULTURAS POPULARES, TERRITÓRIOS E ENCRUZILHADAS. O evento acontecerá  nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2025, no Teatro Experimental da Escola de Dança, FACED e Auditório da Faculdade de Direito  - UFBA.
 
 
O Seminário Griô é um evento acadêmico-científico que também abrange as produções e experiências provenientes do campo das culturas tradicionais e identitárias, num formato que valoriza tanto a participação de professores, alunos e pesquisadores de instituições públicas e privadas de todos os níveis, como também mestres, mestras, artistas e educadores populares que atuam em comunidades tradicionais, entendendo a importância de valorizar no âmbito acadêmico, as experiências e as pessoas que compõem o patrimônio cultural imaterial de nosso país.
 
 
O evento é bianual e acontece desde 2015, já se tornando uma referência nacional e internacional, pois acolhe participantes de todo o Brasil e também de países vizinhos da América Latina.
 
Na Abertura do evento que acontece no próximo dia 10 de setembro (quarta feira) - no Teatro Experimental da Escola de Dança a partir das 18 hs - teremos o Cortejo Cultural com a participação do Grupo Zambiapunga de Nilo Peçanha(BA) e outras manifestações culturais. Logo em seguida teremos o Círculo de Abertura com nomes nacionais convidados: Leda Maria Martins (professora universitária e escritora-MG), Luis Rufino (pesquisador e escritor-RJ), ambos reconhecidos nacionalmente por suas produções na área das culturas populares. 
 
 
Na programação do evento ainda consta no dia 11/09 (quinta) às 18hs no auditório da Faculdade de Direito (UFBA),  Círculo de Conversa: "Ancestralidade Africana e Indígena: Encruzilhada de Saberes" com Kabengelê Munanga (Professor Visitante - Rep. Congo) e Taquary Pataxó (Liderança indigena - BA).
 
 
Além deles, contamos sempre com a participação de mestres e mestras locais, parceiros históricos das atividades por nós realizadas, que realizarão oficinas e rodas de conversa com os participantes, a exemplo do mestre Bule-Bule, Seu Regi de Itapuã (artistas populares), Dona Salvadora (sambadeira), , Mestre Aguinaldo do Cavalo Marinho, Mestra Nane de João Pequeno (Mestra de Capoeira), Dona Salvadora, Mestre Ecinho (samba tradicional), Dona Gegê (benzedeira), Mestre Elias (bonequeiro), Dona Maria de Xindó (Ganhadeiras de Itapuã) entre outros.
 
 
Nos dias 11 e 12/09 a programação será toda na FACED com a programação científica dos GTs do evento.
 
Veja a programação completa e mais detalhes no site do seminário: https://www.grupogrio.com/viseminario
 
 
 
Foto: 

Cinema da UFBA: Mostra Ética da Reparação

Descrição: 
 
A 1ª Escola Brasileira de Pensamento Decolonial apresenta a Mostra Ética da Reparação.
 
Com curadoria de Milene Migliano, jornalista, pesquisadora, produtora, professora e curadora audiovisual –, a mostra reúne filmes brasileiros recentes que encaram a colonialidade e provocam reflexões sobre memória, território e reparação.
 
Confira a programação:
22/08 – PRÉ-EVENTO | 9h30 | Sessão Moradas
Curta “Habito” – Fernando Santos (BA-AL)
Longa “Tijolo por Tijolo” – Victoria Alvares & Quentin Delaroche (PE)
Após a sessão, bate-papo com Fernando Santos, mediado por Milene Migliano.
 
27/08 – 16h30 | Sessão (Re)existências
Curta “Caluim” – Marcos Alexandre (BA)
Longa “Lista de Desejos para Superagui” – Pedro Giongo (PR)
Curta “Cavaram uma cova em meu coração” – Ulisses Arthur (AL)
Após a sessão, conversa com Marcos Alexandre e Tainah Paes, mediação de Milene Migliano.
 
Sempre na Saladearte Cinema da UFBA – Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Canela.
 
Mais informações em:
escoladecolonial.org
Instagram: @escoladecolonial
 
 
 
 
 
 
 
Foto: 

I Festival Internacional de Música de Câmara da Bahia

Descrição: 

 

A Escola de Música da UFBA convida para I Festival Internacional de Música de Câmara da Bahia - Concertos Itinerantes.

A programação acontece no Casarão Fróes da Motta, em Feira de Santana, no Auditório 2 de Julho, IFBA em Salvador e no Parque do Queimado, bairro da Liberdade, Salvador, entre os dias 3 e 10 de agosto.

O programa do evento inclui concertos, oficinas, aulas e workshops.

Acesse aqui a programação completa.

Mais informações no perfil do evento no instagram: @fimucba

I FIMUCBA - Festival Internacional de Música de Câmara da Bahia - Concertos Itinerantes
De 3 a 10 de Agosto - Salvador e Feira de Santana

Realização da Escola de Música da UFBA, com apoio da UFBA, PROEXT, IFBA e Fundação Senhor dos Passos.

Foto: 

Curso R para Ciência de Dados: Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses

Descrição: 
 
 
O Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA, oferece o curso  curso R para Ciência de Dados:  Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses, ministrado pela Profa. Dra. Carolina Costa Mota Paraíba.
 
O objetivo deste curso é compartilhar o conhecimento de análise estatística de dados usando a linguagem R numa interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade.
 
A ação cumprirá o papel de aproximar a academia da comunidade, popularizando a Ciência Estatística e trazendo para dentro da universidade a experiência e a grande demanda que profissionais têm de usar Estatística e Ciência de Dados. O curso se propõe a apresentar a linguagem R e os conceitos de intervalos de confiança e testes de hipóteses, métodos estatísticos amplamente usados, utilizando o pacote statBasics.
 
O curso conta com 20 vagas e, havendo mais inscritos do que número de vagas, as mesmas serão distribuídas por sorteio, respeitando o caráter extensionista da atividade conforme a Resolução 02/2012 do Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão da UFBA.
 
Inscrições: O curso é gratuito, mas é necessário fazer inscrição em ufba.netlify.app
 
Prazo de Inscrições:  04/05/2025 a 17/05/2025.
 
Data/Horário das aulas: 06/06/2025 das 14h às 18h e 13/06/2025 das 14h às 18h.
 
Mais informações sobre o curso no site: ufba.netlify.app 
Foto: 

Cine Debate - Mulheres Negras nas Ciências Exatas: Estrelas Além do Tempo

Descrição: 

 

Você sabia que por trás de grandes feitos da ciência também existem grandes histórias de resistência? No nosso Cine Debate, vamos exibir o filme “Estrelas Além do Tempo” e refletir sobre o papel da mulher negra nas ciências exatas.

Para enriquecer essa conversa, contaremos com a presença da Profa. Dra. Manuela da Silva Souza, matemática soteropolitana, doutora pela Unicamp com passagem pela Itália, e professora associada da UFBA. Com uma trajetória potente na pesquisa em álgebra e no ativismo acadêmico, ela integra o Grupo de Matemáticas Negras, fez parte da Comissão de Relações Étnico-Raciais da SBM e compôs a: Comissão de Gênero e Diversidade da SBM/SBMAC”.

Evento gratuito e aberto ao público! Vem com a gente construir um espaço de escuta, reflexão e reconhecimento!

Realização: Programa de Extensão Ciência de Dados do Departamento de Estatística, IME, UFBA.

Moderadora: Profa. Dra. Carolina Paraíba, Departamento de Estatística, IME, UFBA.

Convidadas: Keila Lisboa, Fernanda de Jesus e Maiara Antunes, Bacharelado em Estatística, UFBA.

Convidada Especial: Profa Dra Manuela da Silva Souza do Departamento de Matemática, IME, UFBA.

Data: 12 de maio - 14h

Local: Saladearte Cinema da UFBA, Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC Vale do Canela, Salvador. Entrada gratuita (sujeita à lotação máxima da sala).

Foto: 

Curso: Ensino de Artes Visuais e Decolonialidade

Descrição: 

 

O curso de extensão Ensino de Artes Visuais e Decolonialidade: A Urgência de Outro Imaginário Estético-Sensível está com inscrições abertas.
 
O projeto do curso é voltado aos estudos de imagens decoloniais e contra-hegemônicas e objetiva formar uma turma de professores e arte-educadores do campo das artes visuais, propondo trabalhos educativos no ensino com imagens a fim de apresentar possíveis soluções à questão: Como o ensino de Artes Visuais na perspectiva decolonial pode promover uma reeducação dos sentidos em direção a outro imaginário estético- sensível, alinhado a uma formação humana plural, diversa e democrática?
 
O curso tem carga horária geral de 25 horas em encontros quinzenais.
 
CRONOGRAMA:
 
• Inscrições: 09 a 27 de setembro 
• Resultado: 28 de setembro 
• Convocações: 29 de setembro a 01 de outubro
 
Foto: