Comentar

VI Seminário Griô: Culturas Populares, Territórios e Encruzilhadas

Share/Save

 

O Grupo de Pesquisa Griô convida a comunidade acadêmica da UFBA para o VI SEMINÁRIO GRIÔ: CULTURAS POPULARES, TERRITÓRIOS E ENCRUZILHADAS. O evento acontecerá  nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2025, no Teatro Experimental da Escola de Dança, FACED e Auditório da Faculdade de Direito  - UFBA.
 
 
O Seminário Griô é um evento acadêmico-científico que também abrange as produções e experiências provenientes do campo das culturas tradicionais e identitárias, num formato que valoriza tanto a participação de professores, alunos e pesquisadores de instituições públicas e privadas de todos os níveis, como também mestres, mestras, artistas e educadores populares que atuam em comunidades tradicionais, entendendo a importância de valorizar no âmbito acadêmico, as experiências e as pessoas que compõem o patrimônio cultural imaterial de nosso país.
 
 
O evento é bianual e acontece desde 2015, já se tornando uma referência nacional e internacional, pois acolhe participantes de todo o Brasil e também de países vizinhos da América Latina.
 
Na Abertura do evento que acontece no próximo dia 10 de setembro (quarta feira) - no Teatro Experimental da Escola de Dança a partir das 18 hs - teremos o Cortejo Cultural com a participação do Grupo Zambiapunga de Nilo Peçanha(BA) e outras manifestações culturais. Logo em seguida teremos o Círculo de Abertura com nomes nacionais convidados: Leda Maria Martins (professora universitária e escritora-MG), Luis Rufino (pesquisador e escritor-RJ), ambos reconhecidos nacionalmente por suas produções na área das culturas populares. 
 
 
Na programação do evento ainda consta no dia 11/09 (quinta) às 18hs no auditório da Faculdade de Direito (UFBA),  Círculo de Conversa: "Ancestralidade Africana e Indígena: Encruzilhada de Saberes" com Kabengelê Munanga (Professor Visitante - Rep. Congo) e Taquary Pataxó (Liderança indigena - BA).
 
 
Além deles, contamos sempre com a participação de mestres e mestras locais, parceiros históricos das atividades por nós realizadas, que realizarão oficinas e rodas de conversa com os participantes, a exemplo do mestre Bule-Bule, Seu Regi de Itapuã (artistas populares), Dona Salvadora (sambadeira), , Mestre Aguinaldo do Cavalo Marinho, Mestra Nane de João Pequeno (Mestra de Capoeira), Dona Salvadora, Mestre Ecinho (samba tradicional), Dona Gegê (benzedeira), Mestre Elias (bonequeiro), Dona Maria de Xindó (Ganhadeiras de Itapuã) entre outros.
 
 
Nos dias 11 e 12/09 a programação será toda na FACED com a programação científica dos GTs do evento.
 
Veja a programação completa e mais detalhes no site do seminário: https://www.grupogrio.com/viseminario