A Sessão Azul de Cinema da UFBA, no último sábado, mostrou que chegou para ficar.

Share/Save

 
Uma manhã criança
 
Podemos dizer que foi assim no último sábado, quando pais e filhos puderam desfrutar de mais uma edição da Sessão Azul de Cinema da UFBA
 
A atividade é uma prática de extensão idealizada pelo professor Lauro Porto, da Faculdade de Medicina da Bahia, e desenvolvida em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proext/UFBA) e o Instituto de Psicologia. O objetivo é proporcionar a diversão do Cinema às crianças portadoras de necessidades sensoriais especiais, tendo em vista a pouca interação desse público com o público geral. As condições de exibição para o público autista, criança ou não, são específicas, já que a luz apagada e o som alto podem causar incômodo ao autista. Pensando nisso, A Sessão Azul de Cinema da UFBA, que no último sábado exibiu Alvin e os esquilos 2, assim como nas edições anteriores, manteve portas abertas, luzes acesas e o som da sala em sua potência reduzida.
 
Prof. Lauro Porto, proponente da atividade na Chamada para a utilização do Cinema da UFBA, nos fala um pouco sobre a iniciativa.
Ouça o depoimento AQUI.
 
Além das condições facilitadas para o público, há também na antessala do Cinema da UFBA uma equipe de graduandos em Psicologia dando suporte às crianças com brincadeiras e jogos. Para Lara Sampaio, psicóloga e coordenadora dos estuantes na antessala, esse é, acima de tudo, um "projeto inclusivo. O grande ganho do nosso público alvo não está necessariamente no cinema, mas no convívio social". A sala de espera, enquanto acontece a exibição, funciona como complemento e suporte à atividade, já que nem todas as crianças permanecem o tempo inteiro no filme. "A antessala funciona como um espaço de acolhimento", complementa Lara.
 
Telmara Menezes Couto é professora da Escola de Enfermagem da UFBA e ficou sabendo da atividade recentemente, através das redes sociais e achou muito boa a iniciativa. "É importante não só para a criança portadora de alguma síndrome, mas para a sociedade aceitar e deixar que as outras crianças venham para esse convívio. E assim, crescerem sabendo que o outro é diferente, que todos são importantes, e que esse outro, diferente, também é parte do seu cotidiano; e não à parte", considerou Telmara.
 
Sessão Azul de Cinema da UFBA acontece sempre no último sábado de cada mês.
Tags: 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.