UFBA recepciona calouros com Feira de Conhecimento

Em 13 de maio, inicia uma nova fase de vida para praticamente dez mil estudantes. Os calouros da Universidade Federal da Bahia recebem as boas-vindas da instituição na Praça das Artes, através da Feira de Conhecimento, a partir das 13h de 24 de maio (sexta-feira).

A Feira conta com exposições e atividades nas áreas artístico-culturais e científico-tecnológicas, monitoradas por professores e alunos veteranos. A intenção é proporcionar uma visão abrangente da produção de conhecimento e da estrutura da UFBA, estimulando a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

“Em sua décima edição, a Feira de Conhecimento se consolida como um evento multidisciplinar que congrega todas as áreas do conhecimento e Unidades Acadêmicas da UFBA. Este ano a Proext aproveita a oportunidade para convidar a Comunidade Universitária para refletir sobre o consumo consciente e o impacto dos pequenos gestos na vida cotidiana”, ressalta Blandina Felipe Viana, Pró-Reitora de Extensão e professora do Instituto de Biologia da UFBA.

Feira do Conhecimento em 2012. Foto: Juliana Miguel

A recepção é acompanhada pela entrega do “kit calouro”, através da apresentação de documento com foto. Além da agenda e da mochila, em 2013, os calouros recebem um squeeze (garrafas para água), a fim de estimular o consumo consciente na instituição por meio da diminuição do uso de copos plásticos. A Feira, que acontece até a noite, contará com a presença da Reitoria da UFBA Dora Leal Rosa.

Feira_do_Conhecimento_2012a._Foto-_Juliana_Miguel

As unidades artístico-culturais da universidade preparam espetáculos de diversas expressões e performances, envolvendo músicos, dançarinos e atores. Neste ano, haverá uma ênfase aos alunos que ainda não ingressaram na instituição. “A iniciativa busca sensibilizar e incentivar os alunos de ensino médio a conhecerem os cursos de todas as unidades da UFBA”, explica Silvia Gama Lobo, coordenadora de Produção e Difusão de Extensão da Proext e responsável pela organização do evento.

Além de stands destinados à alimentação e às informações gerais, todas as unidades e pró-reitorias da instituição, o Smurb e o DCE possuirão um espaço reservado para divulgação de suas atividades. A recente Universidade Federal do Sul da Bahia também contará com dois stands para informar sobre sua criação e seus cursos. Cada unidade adapta suas atividades e seus projetos para serem expostos e atrair atenção dos novos estudantes.

Feira de Conhecimento integra os estudantes de todas as unidades desde 2003, quando surgiu sob a alcunha de “Recepção Calourosa”. O evento dá as boas-vindas aos novos estudantes através dos valores éticos, culturais e sociais da instituição, proporcionando uma recepção diferente dos trotes, por vezes violentos e fora do contexto universitário. De modo festivo e educativo, a meta é criar uma confraternização entre os calouros, conscientizando-os de seu compromisso social ao ingressar em uma instituição de ensino superior pública.