Proext incentiva consumo consciente
Na manhã desta sexta-feira (10/05), os funcionários da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proext) da UFBA receberam canecas de louça para uso diário. A intenção visa à substituição dos copos plásticos descartáveis, estimulando uma prática de consumo consciente em âmbito institucional.
Os atos de consumo individuais têm impacto na sociedade e no meio ambiente. Assim, o individuo ao fazer escolhas deve avaliar as consequências positivas e negativas não apenas pensando em sua economia, mas também no impacto na natureza e na sociedade, explica Blandina Felipe Viana, Pró-Reitora de Extensão Universitária e professora do Instituto de Biologia da UFBA.
Uma prática de consumo consciente leva em conta nossas atividades e escolhas diárias. Os produtos que compramos devem ser considerados pelos seus impactos ao meio ambiente e à saúde humana e animal, não apenas pelo valor agregado por uma marca. Quanto mais durável e biodegradável um objeto, mais contribui para a conservação do nosso planeta. O aquecimento global, o derretimento das geleiras, a contaminação alimentar e as tempestades são exemplos desse agravamento da problemática ambiental. No Brasil, tivemos a seca no Nordeste e as inundações e os desmoronamentos no centro-sul.
No período de um ano, um indivíduo que utilizar diariamente três copos descartáveis terá geado um lixo de mais de 1000 copos, transformados em resíduos não recicláveis. Esse impacto pode ser minimizado por meio de gestos simples, com o uso de objetos reutilizáveis. Essas práticas cotidianas contribuem para um meio ambiental sustentável. “Pequenos gestos podem ser bastante significativos”, informa Blandina.
Semana do meio ambiente
No início de junho, comemora-se a Semana do Meio Ambiente. Diversas unidades da UFBA se unem para promover, de
Coordenado por Altino Bomfim, professor do Departamento de Sociologia da UFBA e coordenador do Agrorede, e por Márcia Pinheiro, da Coordenação de Meio Ambiente, junto a Superintendência de Meio Ambiente e Infrastrutura, os encontros deste ano se destacam pela sua descentralização. Na edição anterior da Semana, o professor Ademário Galvão Spinola, do Instituto de Saúde Coletiva, falou sobre o projeto “Adote um Copo”, com intenção semelhante ao estímulo feito pela Proext.
Comentar