UFBA seleciona 37 propostas para submissão ao Edital Proext 2014

O Edital PROEXT é resultado de uma parceria do MEC/SESu com outros 13 Ministérios, quatro secretarias e com o IPHAM. Ele tem por objetivo fomentar programas e projetos de extensão Universitária em instituições públicas de ensino superior. Na versão 2014 do Edital, cada proposta deve estar associada a uma das 20 linhas temáticas previstas e pode ser apoiada em até R$ 50.000 (projetos) ou até R$ 150.000 (programas).

Cumprindo os termos do Edital, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia recebeu as propostas encaminhadas pelos extensionistas da UFBA, selecionando 37 delas (19 programas e 18 projetos) para submissão ao Edital PROEXT-2014 (ver a lista). Essa seleção foi necessária pois o Edital prevê o número máximo de propostas que a instituição pode submeter por linha temática definida pelo Edital (normalmente dois programas e dois projetos por linha).

Avaliando-se a demanda dos Editais PROEXT 2012 a 2014, percebe-se um aumento progressivo do número de propostas produzidas pelos extensionistas da UFBA e selecionadas para envio ao MEC. Ao longo dos três anos foram recebidas 17, 19 e 21 propostas de programas (sendo selecionados 16, 18 e 19 respectivamente) e 12, 18 e 18 propostas de projetos (sendo selecionados 6, 12 e 18 respectivamente).

As propostas produzidas pelos extensionistas da UFBA para o Edital 2014 abarcaram 18 das 20 linhas temáticas. As linhas mais concorridas foram "Promoção da saúde" (4 programas e 2 projetos submetidos) e "Cultura e arte" (2 programas e 2 projetos submetidos). Não foram produzidas propostas para as linhas "Preservação do patrimônio cultural brasileiro" e "Justiça e direito do indivíduo privado de liberdade". As demais linhas receberam propostas de programas e/ou projetos em quantidade inferior à permitida pelo Edital. Isso significa que a UFBA está pleiteando, nesse ano, uma captação de recursos da ordem de R$ 3,75 milhões, valor que, embora superior aos anos anteriores, ainda é pequeno dado o teto de R$ 8 milhões por instituição.

Esses dados indicam que os extensionistas da UFBA devem se preparar para encaminhar um número maior de propostas para a próxima edição do Edital PROEXT.

Os resultados provisórios da avaliação das propostas submetidas ao PROEXT-2014 pelo MEC será divulgado até dia 12 de maio e o resultado final até 21 de junho de 2013.