Conferência discute o desejo advindo por prazer e virtude

O programa de extensão Circuito dos Clássicos realiza mais um encontro, às 14h de 19 de outubro na sala 105 do PAF III da UFBA. Juliana Aggio, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), é a convidada da próxima sessão, intitulada “Prazer e virtude segundo Aristóteles”. Mais informações pelo e-mail: magno.gilson@ig.com.br

Juliana Aggio. Fonte- LattesA palestra discutirá o prazer advindo das ações virtuosas, a partir da concepção aristotélica. Juliana indaga: "é possível desejar fazer uma ação por ela ser boa e não por ser prazerosa, tornando-a prazerosa apenas por desejá-la?". Um dos caminhos seguidos é de que o desejo pelo prazer seria natural, enquanto pelo bem, uma retitude moral. No encontro, descobriremos que "o paradoxo pode ser resolvido sem grandes dificuldades", conforta a professora.

Coordenado pelo professor do Instituto de Letras Gilson Magno e promovido pelo Projeto Ex-votos do Brasil, o Circuito acontece a cada dois meses com uma conferência proferida por um professor convidado, que teve início no dia 17 de agosto, com a palestra do professor do Instituto de Letras Julio Rego. Na ocasião, debateu-se sobre "A hora e a vez de Pátroclo ou a concepção de herói épico".