Sessão de vídeo discute saída do exército brasileiro do Haiti
Enviado por allyssonviana em sex, 05/07/2013 - 10:59O projeto de extensão DOCSETOQUE exibe o documentário O que se passa no Haiti (2007), de Kevin Pina, às 18h de quarta-feira (12/06) no Auditório da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA. O encontro, intitulado Ações e retirada das tropas do exército brasileiro do Haiti, traz para o debate a professora Edenice Santana, integrante do comitê "Defender o Haiti é defender nós mesmos”.
A sessão é realizada por Carlos Roberto Franke, professor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA e coordenador do DOCSETOQUE, e conta com o apoio da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, além do Diretório Central dos Estudantes e da Associação de Pós-Graduandos da UFBA.
Segundo Carlos Franke, as ações militares de vários países no Haiti, que sofreu com a exploração colonial durante seu desenvolvimento, devem ser discutidas com maior profundidade e atenção. “Parece que pouca coisa mudou e a violência continua acontecendo com as ações dos estrangeiros”, explica Franke.
O projeto de extensão procura criar um espaço para a reflexão crítica sobre saúde e meio ambiente, através da exibição de documentários e de posterior discussão com especialistas do assunto abordado nas produções. Uma iniciativa do Laboratório de Audiovisual em Saúde e Meio Ambiente (LAVSAMB), o DOCSETOQUE busca estimular a produção audiovisual como ferramenta para reflexão e difusão do conhecimento.