Comentar

Exposição cria ambiente da trezena para homenagear Santo Antônio

Share/Save

Divulgação. Fonte- Facebook Santo Antônio EBAA Galeria Cañizares, na Escola de Belas Artes da UFBA, se transformará em um ambiente memorialístico, durante os primeiros treze dias de junho de 2013. Memórias da Casa da Vovó transporta a trezena prestada ao santo, através de uma residência do passado com móveis, peças e outros acessórios. A visitação ocorre das 8h às 17h.

Os objetos serão transformados em altares dos mais diversos estilos a cada dia de exposição, que não possui um projeto de montagem prévio e possuirá a rotina de uma residência, desde as refeições até a limpeza. “A cada dia um móvel com um conjunto de peças será convertido em obra/altar. Assim, somente no último dia, ironicamente, a exposição fica completa”, esclarece Luiz Mário, professor na Escola de Belas Artes da UFBA e coordenador do projeto.

Santo Antônio é um dos santos mais populares do mundo ao lado de São Francisco de Assis. A exposição integra o projeto de arte Antônio! Tempo, Amor & Tradição, criado na UFBA em 1997. A intenção das edições é não deixar cair no esquecimento as trezenas para Santo Antônio, que acontecem nas casas do interior da Bahia. As trezenas são encontros em homenagem ao santo com reza, canto e oração, nos treze primeiros dias de junho. O festejo se encerra em 13 de junho, dia de Santo Antônio.

O maior objetivo do projeto é que o baiano continue praticando as Trezenas para Santo Antônio dentro da sua própria casa. Não precisamos de mais uma "festa de rua", onde o público se converte em mero espectador, igual ao que se fez com o São João, defende Luiz Mário.

Memórias da Casa da Vovó, edição deste ano, dá continuidade a exposição realizada em 2010, quando uma verdadeira residência foi montada na Galeria Cañizares, onde o professor e artista morou por 17 dias consecutivos. “Transferi todo o mobiliário do meu atelier em Itapagipe, levando malas de roupas, objetos de uso pessoal e até os funcionários que trabalham comigo há anos. Depois que os convidados saíram, tranquei o espaço e ali dormi na companhia de minha filha, como se estivéssemos em nossa casa”, esclarece.

Vídeo da exposição em 2010

As exposições do projeto Antônio! Tempo, Amor & Tradição já saíram da Galeria Cañizares para ocupar outros espaços expositivos em Salvador e até em outros países. Em 1999, ocupou o Solar Sofia Costa Pinto, no Corredor da Vitória, e em 2000, foi montado no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra e no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal. O Centro de Memória e Cultura dos Correios, no Pelourinho, recebeu a exposição em 2001. No ano seguinte foi para o atelier do professor e artista Luiz Mário, em Itapagipe. Em 2005, a montagem foi simultânea na Escola de Belas Artes da UFBA e no Palácio de Los Borja, em Valência, Espanha. Já ocupou também o Palácio da Aclamação Casa de Cerimonial e Museu, no Campo Grande, em 2006, e o Museu Carlos Costa Pinto, em 2012.

 

O quê: Memórias da Casa da Vovó (exposição)

Quando: 01 a 13 de junho de 2013

Onde: Galeria Cañizares, na Escola de Belas Artes da UFBA

Horário de visitação: 8h às 17h

E-mail: santoantonioeba@gmail.com

Facebook: /santoantonioeba

Tags: 

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.