A PROEXT promove mais uma edição do AÚ: A UFBA e os Mestres e Mestras de Capoeira e da Cultura Popular. A atividade integra a programação do Congresso da UFBA e acontece dia 17, quarta-feira, às 15 horas no Palco do PAF III.
Nesta edição, os convidados são o Capoeirista e pesquisador Jair Moura e o Grupo Zambiapunga, de Nilo Peçanha.
Jair Moura | Pesquisador de Capoeira e documentarista, é autor de vários livros sobre o assunto, inclusive sobre a vida do Mestre Bimba, de quem foi discípulo.
Grupo Zambiapunga | Manifestação cultural do município de Nilo Peçanha-BA. Zambiapunga é um grupo de homens mascarados que saem às ruas de Nilo Peçanha tradicionalmente na madrugada do dia 1o de novembro, dia de Todos-os-Santos, véspera de Finados, vestindo roupas coloridas feitas com panos e papeis de seda e percutindo instrumentos peculiares como enxadas, búzios, cuícas rústicas e tambores.
O AÚ: A UFBA e os Mestres e Mestras de Capoeira e da Cultura Popular, que integra o Programa Desfronteiras, é um conjunto de ações continuadas na área de capoeira promovidas pela PROEXT, a partir de um grupo de trabalho formado pelos professores Pedro Abib, Mestra Janja, Guilherme Bertissolo, o servidor Paulo Magalhães, com apoio técnico de Deivison Santos (Dentinho).
Em projeto experimental em 2016, oito reconhecidos/as Mestres/as da Capoeira (Pelé, Bola Sete, Nenel, Cafuné, Cobra Mansa, Janja, Boca Rica e Virgílio) participaram de quatro eventos na Praça das Artes, com a comunidade da UFBA e os participantes dos grupos envolvidos, em rodas de conversas, com rodas e oficinas de capoeira, na perspectiva de construção de articulações entre os saberes, reconhecendo o notório saber dos mestres, com vistas ao fortalecimento das ações extensionistas na capoeira.
Serviço:
O quê: AÚ: A UFBA e os Mestres e Mestras de Capoeira e da Cultura Popular | Com o Capoeirista e pesquisador Jair Moura e o Grupo Zambiapunga
Quando: dia 17 de outubro, quarta-feira, às 15 horas
Onde: Palco do PAF III , UFBA, Campus de Ondina.
ENTRADA FRANCA