Capoeira Angola e Samba Chula se abraçam na UFBA

Numa tarde agradável, recheada de sabedoria e leveza, a PROEXT reuniu ontem, 10 de maio, dois expoentes da Cultura Popular para uma conversa com a comunidade universitária.

Mestra Jararaca se chama Valdelice, mas, declara, prefere ser chamada de Jararaca. "É mais bonito e eu me identifico melhor". Nesse clima de descontração, a primeira Mestra de Capoeira do Brasil, titulada em 2001, falou um pouco de como ingressou na arte da Capoeira. Ainda aos 11 anos e a contragosto do pai, começou a integrar os grupos de alunos do Mestre João Pequeno. Após outras tentativas sem êxito do pai de demovê-la da ideia de praticar capoeira, Valdelice, seguiu adiante até encontrar seu novo Mestre, outro grande nome, Mestre Curió, a quem segue há 21 anos.

Embora reconheça que o Universo da Capoeira está muito mais aberto às mulheres que antes, Mestra Jararaca falou das dificuldades de ser mulher num contexto tradicionalmente masculino, as dificuldades de ter que provar em dobro sua competência.

"A cada minuto, tenho que provar que sou capaz", pontuou a convidada da PROEXT".

Mestra Jararaca demonstrou sabedoria e senso de responsabilidade social ao falar do trabalho que desenvolve junto aos jovens em situação de risco, mostrando, assim, que a preocupação com o futuro – inerência dos verdadeiros mestres – norteia suas atividades comos alunos.

"O menino só vai virar marginal se a gente não olhar pra ele".

Indagada sobre como se sente ao ser a primeira Mestra, respondeu que se sente triste por saber que há belos trabalhos feitos por mulheres capoeiristas, mas que não recebem o devido reconhecimento.

"Salvador é o berço da discriminação".

João do Boi é Mestre da Cultura Popular na arte do Samba Chula, uma especificidade do Recôncavo Baiano. Sambador desde os 12 anos, quando ia assistir escondido do pai às rodas de samba de sua localidade, São Brás, zona rural de Santo Amaro, João já levou sua arte a oito países e a diversas regiões do Brasil.

Há uma alegria constante na fala e no cantar de João do Boi. Entusiasmado, como aos 12 anos, declara:

"Meu futuro é o Samba Chula; é meu prazer".

Apesar de todo o entusiasmo com que conduz sua arte, o mestre de 73 anos considera que não está havendo muito interesse pela Chula por parte dos jovens, como ele gostaria que houvesse.

"Os meninos hoje só querem saber de reggae".

João do Boi segue se apresentando pela Bahia e pelo Brasil.

Após a conversa com a plateia, formou-se a roda de Chula, da qual participaram os estudantes, cantando junto com o mestre. Em seguida, a Roda de Capoeira, para fechar o belo encontro.

Assim foi a 1ª Edição de AÚ: A UFBA e os/as Mestre/as de Capoeira, uma ação que integra o Programa Desfronteiras, um conjunto de ações continuadas na área de capoeira promovidas pela PROEXT, a partir de um grupo de trabalho formado pelos professores Pedro Abib, Mestra Janja, Guilherme Bertissolo, o servidor Paulo Magalhães, com apoio técnico de Deivison Santos (Dentinho).

Em projeto experimental em 2016, 8 reconhecidos/as Mestres/as da Capoeira (Pelé, Bola Sete, Nenel, Cafuné, Cobra Mansa, Janja, Boca Rica e Virgílio) participaram de 4 eventos na Praça das Artes, com a comunidade da UFBA e os participantes dos grupos envolvidos, em rodas de conversas, com rodas e oficinas de capoeira, na perspectiva de construção de articulações entre os saberes, reconhecendo o notório saber dos mestres, com vistas ao fortalecimento das ações extensionistas na capoeira.

O próximo passo do projeto será criar uma disciplina em que os mestres populares possam ministrar aulas na universidade. A UFBA se abre aos saberes tradicionais, reconhecendo sua importância e contribuindo com a salvaguarda da capoeira, patrimônio imaterial brasileiro e da humanidade, anunciou Prof.Pedro Abib, que mediou a sessão.