Café Científico Salvador debate problemas dos espaços urbanos

O Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris) recebe às 18h de 05 de julho (sexta-feira) a palestra “Desafios da cidade: que urbanismo?”. Ana Fernandes, professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA, é a convidada desta edição do Café Científico Salvador para falar sobre o problema das apropriações dos espaços urbanos. A entrada é gratuita e sem inscrição.

O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pela LDM - Livraria Multicampi e pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia, trará uma discussão sobre a necessidade de regulação das ações públicas e privadas pelo uso do espaço a partir do interesse coletivo. “Regula-se caso a caso, a depender da demanda”, esclarece a professora Ana Fernandes.

Segundo a palestrante, como o crescimento econômico atual está calcado na expansão da construção civil e da indústria automobilística, percebe-se que Salvador vive em meio a um problema de gestão, de produção de espaço e de imobilidade. “Fragmentação e privatização não podem ser as palavras de ordem da ação pública sobre o território”, defende Fernandes.

Café Científico

Coordenador pelo professor Charbel Niño El-Hani, o Café Científico possui três ramos. O Café Científico UFBA é trimestral e traz pesquisadores renomados em sua área para falar com o público universitário e a sociedade sobre temas relevantes na atualidade que demandam uma compreensão e um conhecimento científico. O Café Científico Salvador possui uma periodicidade mensal e acontece sempre no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, trazendo pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do estado da Bahia para falar para o público em geral, principal foco do evento, ainda que possua também participação do público acadêmico. Finalmente, o Café Científico Acta consiste numa série especial de cafés que ocorre durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA) da UFBA com pesquisadores da própria universidade, focando no público acadêmico.

O quê: “Desafios da Cidade: que urbanismo?” – palestra do Café Científico Salvador.

Convidada: Profª. Ana Maria Fernandes

Quando: 05 de julho (sexta-feira), às 18h

Onde: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris)

Mais informações: (71) 3283-6568 ou http://cafecientificossa.blogspot.com