"Aú: A UFBA e os/as Mestres/as de Capoeira" | Quatro encontros com mestres/as da Capoeira marcados pela troca de saberes.

"Capoeira Angola, você apaixona as pessoas quando te veem pela primeira vez" (Mestre Boca Rica).

Em quatro encontros – dois deles durante o SEMENTE 2016 –, a PROEXT realiza com êxito projeto piloto do Programa Desfronteiras, um de seus mecanismos de apoio à extensão universitária.

Os outros dois encontros do Aú: A UFBA e os/as Mestres/as de Capoeira aconteceram ontem e hoje, 29 e 30.11, às 15 horas na Praça das Artes, Campus de Ondina, e trouxeram um grande número de interessados nos ensinamentos daqueles/as mestres/as da Capoeira.

Ali, puderam fazer perguntas, tirar dúvidas sobre a tradição da Capoeira e com isso estreitar ainda mais a relação da comunidade universitária com uma das mais fortes manifestações das culturas tradicionais brasileiras.

segundo momento de cada encontro era a formação da Roda de Capoeira, quando os/as Mestres/as conduziram – dessa vez, na prática  com arte e "malícia" a articulação entre os saberes.

O AÚ: A UFBA e os/as Mestre/as de Capoeira é o segundo projeto piloto do Programa Desfronteiras, um conjunto de ações continuadas na área de capoeira promovidas pela PROEXT, a partir de um grupo de trabalho formado pelos professores Pedro Abib, Mestra Janja, Guilherme Bertissolo, o servidor Paulo Magalhães, com apoio técnico de Deivison Santos (Dentinho).

Em 2016, 8 reconhecidos/as Mestres/as da Capoeira (Pelé, Bola Sete, Nenel, Cafuné, Cobra Mansa, Janja, Boca Rica e Virgílio) participaram de 4 eventos na Praça das Artes, com a comunidade da UFBA e os participantes dos grupos envolvidos, em rodas de conversas, com rodas e oficinas de capoeira, na perspectiva de construção de articulações entre os saberes, reconhecendo o notório saber dos mestres, com vistas ao fortalecimento das ações extensionistas na capoeira.