4ª edição | Crianças na UFBA

O Projeto Crianças na UFBA objetiva a ocupação do espaço universitário pelas crianças da comunidade acadêmica e da cidade de Salvador. De caráter interdisciplinar, acreditando na importância da ocupação dos espaços públicos, a ação visa aproximar o público infantil do contexto universitário através da realização de atividades das diferentes áreas do conhecimento.

Nosso público alvo são as crianças e suas famílias, pertencentes ou não à comunidade acadêmica.

Apresentamos como filosofia as noções de uma infância livre para expressar-se em seus potenciais, principalmente através da brincadeira, com princípios de solidariedade e consciência ambiental, liberdade na relação com o consumo e sem a institucionalização de seus tempos livres.

Procuramos propor a autonomia das crianças através do resgate dos brinquedos e brincadeiras tradicionais, da consciência ecológica e alimentar com oficinas interativas entre os pares, compreensão da história e exercício do jogo simbólico com contação de histórias e contos tradicionais afro-brasileiros, dentre outras atividades.

A cada edição haverá temáticas a serem focalizadas, mas ressaltamos que apesar das atividades propostas, não trabalharemos com a institucionalização do tempo das crianças através de programações com horários específicos. A ideia é que as crianças se sintam livres, à vontade para escolherem as atividades e brincadeiras que se sintam dispostas a realizar.

Os encontros acontecem no primeiro sábado de cada mês (com exceções nos feriados e festividades), das 14 às 18h, na Praça das Artes da UFBA (entre a Biblioteca e o Restaurante Universitário), no Campus de Ondina. Não é necessária inscrição. Para a realização deste projeto contamos com a coordenação da Profa: Juliana Prates Santana (Psicologia – IPS) e da Profa. Adriana Férriz (Serviço Social - IPS) e do apoio PROEXT/ PROGRAD/PROAE/ PROAD/ SUMAI.

São bem vindas crianças e familiares de todas as faixas etárias!

Alguns princípios norteadores do projeto:

1. INFÂNCIA LIVRE DO CONSUMO. Por isso, não teremos produtos à venda. Todos devem trazer bebidas e comidas que queiram consumir durante nosso encontro. Assim como, podem trazer brinquedos e livros que queiram utilizar durante a permanência no espaço.
2. DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES. Acreditamos que as crianças devem ter a possibilidade de usufruir do tempo livre sem a constante direção dos adultos e por isso a ideia principal é a interação com as famílias, com as outras crianças e com o espaço.
3. PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. Queremos ensinar as crianças a utilizar o espaço público com respeito, preservando e conservando as áreas verdes e o patrimônio. Faremos coleta seletiva e pedimos a colaboração de todos para manter o espaço limpo. Pedimos que todos os participantes recolham todo o lixo que por acaso produzam.
4. SOLIDARIEDADE. Acreditamos que o espaço público favorece a troca e a partilha, por isso iremos incentivar o uso coletivo dos brinquedos, dos espaços. Além disso, teremos um posto de coleta de brinquedos e livros para doação.

Algumas sugestões para aproveitar ao máximo a tarde:
1. Traga uma esteira, lanches saudáveis e água para fazer um piquenique.
2. Venha com toda a disposição para correr, brincar, deitar na grama, ler um bom livro ou simplesmente ficar por ali.
3. Separe livros e brinquedos que queira doar.
4. Traga um saco plástico para recolher todo o seu lixo antes de ir embora.
5. Preste atenção nas placas de sinalização indicando as áreas limites, a localização do banheiro, bebedouro e estacionamento.

Mais informações e contatos ser feitos através da nossa página no Facebook: Crianças na UFBA e dos emails:criancasnaufba2015@gmail.com e steffanecr@gmail.com

Esperamos vocês nessa tarde divertida!