UFBA solicita recurso ao MEC através do Edital ProExt/MEC 2015

A Universidade Federal da Bahia solicitou ao Ministério da Educação (MEC), através do Edital ProExt-MEC 2015, cujo processo seletivo interno da UFBA foi encerrado em 23 de abril, recursos no valor de R$ 7.323.073,69, com base em 37 propostas. No Edital de 2014, o valor total financiado foi de R$ 1.037.138. O número de programas de extensão submetidos pela UFBA a esses editais cresceu ao longo desse triênio, passando de 17 programas em 2013 para 21 em 2014 e para 23 em 2015.

O Edital representa a principal fonte federal de financiamento à extensão universitária nas Instituições Públicas de Ensino Superior. Neste ano, cada Programa pôde ser financiado em até R$ 300 mil, o dobro do valor do último ano. O prazo de duração dos Programas foi ampliado para 24 meses. Para Projetos, o valor do financiamento também dobrou (R$ 100 mil), mas o prazo de realização continuou sendo de 12 meses. Outro diferencial do Edital ProExt-MEC/2015 foi a possibilidade das Instituições Comunitárias também submeterem propostas.

Para o Edital ProExt/MEC 2015, as Unidades Universitárias  da UFBA com maior número de inscrição de programas e projetos foram a Faculdade de Educação (FACED), com três programas e um projeto inscrito; e a Escola de Administração (ADM), Faculdade de Arquitetura e Escola Politécnica, com dois programas e dois projetos cada. Dentre as 37 propostas submetidas ao Edital deste ano, 14 têm como coordenadores professores já contemplados nos Editais MEC entre 2011 e 2014.

Após a divulgação da classificação provisória,  prevista para 13 de junho, é possível interpor recurso às notas atribuídas até 25/06. A classificação final será divulgada pelo MEC até 11/07.

Confira a relação de propostas submetidas a este Edital aqui.