Seminário de Extensão debate o Programa PROEXT/MEC no dia 13/12

O último encontro do ciclo de palestras Seminário de Extensão: A Bola da Vez será realizado no próximo dia 13 de dezembro, às 14h, no Auditório do PAF III. O tema desta edição do evento é "Programa ProExt/MEC: oportunidades e desafios".

O Dr. Pedro Rocha, Coordenador de Programas e Projetos de Extensão, fará a abertura e mediação do evento. Rocha falará sobre o Edital ProExt-MEC, que representa a principal fonte de recursos destinados ao fomento da extensão universitária no país. Nos últimos anos, a UFBA captou uma boa quantidade desses recursos e a experiência de alguns extensionistas, que obtiveram nota máxima na avaliação do MEC ou que foram contemplados por até três anos consecutivos, demonstram o potencial da instituição. “As ações apoiadas pelo Proext/MEC vêm contribuindo para ampliar e consolidar o diálogo da UFBA com a sociedade e têm apoiado a formação de inúmeros estudantes de graduação: apenas em 2013 as ações financiadas pelo Edital na UFBA permitiram a concessão de bolsas de iniciação à extensão universitária para mais de 70 estudantes de graduação, número semelhante a todas as bolsas distribuídas no mesmo ano pelo Edital”, ressalta Rocha.

A Dr. Rosileia Oliveira de Almeida, Coordenadora de Programa de Extensão apoiado pelo Proext/MEC Faculdade de Educação da UFBA, compartilhará sua experiência propondo uma reflexão sobre o papel das universidades diante dos desafios de se alcançar a efetividade da educação básica em promover a aprendizagem cidadã dos estudantes desse nível escolar. Almeida ressalta a necessidade de qualificação das propostas no sentido de que estejam cada vez mais atentas às dimensões colaborativa e dialógica, bem como que sejam articuladas e sustentem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de inovações educacionais de caráter emancipatório.

Também foi convidada para esta edição do evento a Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana, Dr. Maria Helena da Rocha Besnosik.

O evento é aberto ao público. Estão convidados docentes e alunos interessados em conhecer mais sobre este edital e as demais ações de extensão da UFBA.