Projeto | Fantasmagorias Dahomeanas

Share/Save

Ocupação Fatasmagorias Dahomeanas

 

 

A abertura da ocupação Fantasmagorias Dahomeanas se instala e percorre o território da Casa do Benin, no Pelourinho, entre os dias 17 de novembro e 10 de dezembro deste ano.



Arte e tecnologia estão intrinsecamente ligadas, sendo ambas formas de produção do sensível. O que propomos é girar o globo, olhar a produção do saber e do poder a partir de outros eixos dessa encruzilhada. As ferramentas de tecnologias ancestrais nos trouxeram até aqui, e é a partir da ressignificação de imagens, territórios e saberes que envolvemos uma gama de pesquisadores, artistas e mestres tradicionais que articulam múltiplas temporalidades e territorialidades a fim de provocar a emergência de novos pensamentos e produções que transcendem e ultrapassam dicotomias e barreiras coloniais.

 

Nesta ocupação teremos Oficina de Dança, apresentação de pesquisas e rodas de conversas e o “Cineclube da Cobra”, que ocorrerá em três sessões, sendo elas:

 

22/11, às 14h - Sessão No Fluxo das Águas, onde serão exibidos “Merê”, de Urânia Munzanzu (BA); “IPORÍ - Primeiro Ato”, de Maya Quilolo (MG); “Caixa D’Água: Quilombo é Esse?” e “Pattaki”, ambos de Everlane Moraes (SE).

 

26/11, às 14h - Sessão Memórias e Ressonâncias, serão exibidos “O Dendê de Mestre Didi”, de Beth Formaginni (RJ) e “Porque Oxalá usa Ekodidé” de Clyde Morgan (BA).

 

03/12, às 14h - Sessão No Caminho do Som, serão exibidos os filmes “A Pedra do Caminho”, de Renata Amaral e “Niwe Bai - Caminhos do Ventos” do selo transmídia Mi Mawai.

 

Completa a programação a exposição coletiva “Onde as cobras (não) dormem: Imagens e (Re)Território” com a participação luxuosa de diversos artistas sediados na Bahia, com trabalhos em diferentes suportes e mídias. O coquetel de abertura acontece no dia 17/11, quinta-feira, às 17h, e a exposição permanece aberta à visitação de terça à domingo, até 10/12, na Galeria Lina Bo Bardi, no primeiro andar da Casa do Benin. Com curadoria de Lucas Brasil e David Sol, a exposição “(...)se localiza entre o despertar das cobras e o sono dos documentos.”

https://www.instagram.com/balaiofantasma/

 

 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.