Durante o período de férias do ano letivo da UFBA, entre os dias 14 e 20/09, foram desenvolvidas atividades relativas ao programa “Promoção da Saúde em uma área remanescente de Quilombo: produção artística, educação popular e planejamento intersetorial em Saúde em Maragogipe-Bahia-Brasil”, coordenado pela Dra. Maria Constantina Caputo.

Um grupo de aproximadamente 40 alunos de diversos cursos de graduação como Medicina, Nutrição, Arquitetura, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, História, Bacharelado Interdisciplinar em Artes - da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - realizou atividades de promoção da saúde com enfoque na promoção da igualdade racial, na comunidade quilombola de Salamina do Putumujú, localizada na cidade de Maragojipe-BA. Ao longo do período, foram desenvolvidas ainda ações de Educação popular em saúde e atividades artísticas que buscam valorizar a identidade, os saberes locais e os direitos de cidadania da comunidade de Salamina, enaltecendo assim a sua história e seu valor social.
O programa é financiado pela Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC) e conta com o apoio da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFBA (PROEXT/UFBA).
Comentar