1. Nosso Núcleo de Extensão está participando do PRONEX. Contudo, ainda não recebemos o valor dos recursos previstos na chamada. Qual é a previsão de recebimento de recursos?
Lamentamos o atraso no pagamento. Esse atraso ocorreu devido à demora no remanejamento de recursos federais, provenientes da suplementação orçamentária. Os recursos já foram disponibilizados para a PROEXT-AC e o processo para pagamento já foi realizado. Esperamos que todos os recursos em atraso sejam pagos até a primeira quinzena de dezembro.
2. É possível usar o valor aprovado no Edital do Programa Apoio aos Núcleos de Extensão no próximo exercício?
Sim, é possível utilizar o valor no próximo exercício, sem problemas. A vigência do projeto é de 1 ano.
3. Tenho uma dúvida sobre a utilização do recurso disponibilizado. Para a aquisição dos materiais e serviços previstos no plano de aplicação dos recursos são necessários 03 (três) orçamentos antes da compra? É possível realizar a compra em loja online?
Sim, caso o pagamento tenha sido em forma de Auxílio a Pesquisador/a, é possível realizar a compra em loja online. Solicitamos que sejam realizados três orçamentos datados e, quando isso não for possível, que seja feita uma justificativa substanciada para a não apresentação dos orçamentos. Para a comprovação dos gastos, são aceitas notas fiscais e/ou recibos devidamente assinados. No caso do pagamento ter sido efetuado diretamente para a unidade ao invés de Auxílio a Pesquisador/a, os gastos deverão ser realizados através do setor financeiro da unidade.
4. Uma dúvida, ao acessar o formulário para submeter projeto no PRONEX deparo-me com a necessidade de informar registro no SIATEX. Mas havia entendido que a submissão ao PRONEX deveria ser feita pelo SAPEX. Então fiquei na dúvida se devo informar o número de cadastro do SAPEX ou de registro do SIATEX?
É necessário fazermos algumas distinções entre SIATEX, PRONEX e SAPEX.
O SIATEX é o Sistema de Registro e Acompanhamento de Atividades de Extensão da UFBA. Toda proposta (ação) de extensão precisa ser registrada no SIATEX. A proposta recebe um número de registro.
O PRONEX é um Programa de Apoio aos Núcleos de Extensão, que fomenta ações de extensão no contexto dos núcleos de extensão.
Já o SAPEX é o Sistema de Gerenciamento de Editais Internos de Fomento à Extensão Universitária. Há diversos programas que recebem fomento da PROEXT-AC através de editais e precisam estar cadastrados e gerenciados através de sistema eletrônico, vinculados a um CPF.
Assim, editais PRONEX precisam ser cadastrados no SAPEX e os núcleos participantes precisam cadastrar seus projetos no SAPEX. Cada projeto de núcleo de extensão precisa se referir a, pelo menos, uma ação (proposta) de extensão.
Os sistemas (SIATEX e SAPEX) são independentes e se referem a coisas distintas, embora haja uma conexão, pois contribuem para o gerenciamento de ações de extensão (SIATEX) que recebem fomento (SAPEX).
-
Todo projeto cadastrado no SAPEX está ligado a uma proposta registrada no SIATEX.
-
Uma mesma proposta SIATEX poderá receber fomento em diferentes ocasiões. Assim, um número SIATEX pode estar vinculado a vários números no SAPEX.
-
Toda ação de extensão passa, necessariamente, pelo SIATEX, mas nem tudo que está no SIATEX receberá fomento.