Proext divulga resultado preliminar Edital ACCS 2014.1

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) divulga o resultado preliminar das propostas submetidas ao Edital ACCS 2014.1. No total, 49 propostas concorreram ao edital, sendo 40 aprovadas.

A PROEXT/UFBA oferece apoio à realização de Atividades Curriculares em Comunidade e Sociedade (ACCS), componente curricular de Extensão Universitária, modalidade disciplina, através do estabelecimento de recursos financeiros de custeio e bolsa para monitor, mediante o atendimento dos requisitos descritos no edital. Serão contempladas com recursos apenas as propostas incluídas no Planejamento Didático de 2014.1 da unidade universitária de origem do coordenador da disciplina. Os professores têm até o dia 17 de janeiro para apresentar a documentação exigida na Proext.

A Ação  Curricular  em  Comunidade  e  em Sociedade  (ACCS),  seguindo o Plano Nacional de Educação (PNE), busca integralizar a extensão no currículo, na modalidade  disciplina (optativa),  de  cursos  de Graduação  e  de  Pós-  Graduação,  com  carga  horária  mínima  de  17  (dezessete)  horas semestrais. Os estudantes e professores da UFBA, em uma relação multidirecional com  grupos  da  sociedade,  desenvolvem  ações  de  extensão  no  âmbito  da  criação, tecnologia  e  inovação,  promovendo  o  intercâmbio,  a  reelaboração  e  a  produção  de conhecimento sobre a realidade com perspectiva de transformação.

Confira a listagem das propostas aprovadas:
Direitos Humanos/Justiça, Tecnologia/Produção e Trabalho
·         Onda solidária de inclusão digital: tecnologia a serviço da cidadania
·         Desenvolvimento sustentável da pecuária familiar através da caprinoovinocultura de subsistência.
·         Prevenção da violência: abordagens interdisciplinares
·         Assistência aos pequenos produtores quilombolas de caprinos e ovinos no município de Itaguaçú da Bahia.
·         Desenvolvimento da fazenda experimental da UFBA no município de Entre-Rios através da criação de caprinos, ovinos e aves de corte e postura.

Arte/Cultura e Comunicação
·         Memória social: audiovisual e identidades
·         Comunicação, mulheres e cidadania: uso do vídeo para o empoderamento
·         Arte e sociedade: transformistas, travestis e drag queens
·         Música no capão
·         Acessibilidade em trânsito poético: práxis educativa em dança para adolescentes e crianças em risco social

Meio Ambiente
·         Ação pedagógica contábil-financeira: tecnologia social para geração de renda e preservação ambiental
·         Mapeamento biorregional participativo em comunidades costeiras tradicionais como ferramenta para educação ambiental e empoderamento territorial
·         Percepção dos efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde humana e ambiental através de uma abordagem transdisciplinar.
·         Museu Interativo De Anatomia
·         Escolas sustentáveis: valorizando o protagonismo juvenil no diagnóstico e desenvolvimento de propostas de intervenção
·         Meio ambiente e saúde: abordagem interdisciplinar da problemática do lixo
·         conservação e uso de água
·         Ecoestação na UFBA: um novo conceito de educação ambiental para as escolas
·         Saneamento, educação ambiental e agroecologia em áreas de reforma agrária
·         Matas urbanas e agroecologia, usos e convivências nas áreas verdes da UFBA
·         Diálogos em imagens:interações educacionais
·         Implantação e manutenção de hortas na área da antiga usina de compostagem da ufba e na comunidade do calabar

Saúde
·         Envelheci, e agora? Construindo saberes e práticas para viver com qualidade na sociedade moderna.
·         Ações interdisciplinares em saúde materno infantil
·         Promovendo a saúde do adolescente no espaço escolar
·         Letramento: cultura e arte no território processo
·         Inclusão: contribuições da genética e da educação