PROEXT divulga resultado da ACCS Demanda Espontânea e Inovação 2014.2

A PROEXT torna público o resultado dos Editais ACCS - Demanda Espontânea e ACCS - Inovação, referentes a 2014.2.

Para o Edital ACCS 2014.2 - Demanda Espontânea, 32 propostas concorreram, sendo 31 aprovadas. O Edital ACCS 2014.2 Demanda Espontânea aceitou propostas que contemplavam pelo menos uma das seguintes áreas temáticas da extensão: Arte e Cultura, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Educação; Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho.

Confira abaixo o resultado final:

ARTE E CULTURA

Portas Abertas - Conexão de Saberes

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA

Observatório da Pacificação Social via MESCs.

História do Direito, Direito Ambiental e Comunidades Tradicionais: Historicidade e Afirmação de Direitos

Cinema e Literatura como Estratégias de Saúde e Adesão ao Serviço do CREAS POP de Vitória da Conquista/BA

Programa Social de educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia.

Anatomia: uma visão comparada voltada às escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Salvador-BA.

Memória, Cultura, Arte e educação em comunidades do Vale do Iguape

Educação em Rede: Articulações entre a UFBA e a Escola Básica

MEIO AMBIENTE

Manutenção da Horta na área da Antiga Usina de Compostagem da UFBA e Apoio ao Programa de Implantação de Hortas Escolares da Secretaria Municipal da Educação.

Museu Interativo de Anatomia Comparada.

Conservação e uso de água

Mapeamento Biorregional Participativo em comunidades costeiras tradicionais como ferramenta para a educação ambiental e empoderamento territorial

Matas urbanas e agroecologia, usos e convivências nas áreas verdes da UFBA

Ética e Direito Animal

Meio ambiente e saúde: abordagem interdisciplinar da problemática do lixo

SAÚDE

Envelheci, e agora? Construindo saberes e práticas para viver com qualidade na sociedade moderna.

Ações Interdisciplinares em Saúde Materno Infantil.

Abordagem interdisciplinar e transdisciplinar relacionada aos fatores condicionantes e determinantes diante do paciente em situação de sofrimento psíquico.

Inclusão: contribuições da Genética e da Educação.

Intervenção cognitiva para idosos: desafios e possibilidades.

Busca de novos fármacos de Origem Vegetal.

Letramento: Cultura e arte no território processo.

Abordagem interdisciplinar e transdisciplinar dos problemas de saúde relacionados à violência.

Ações Interdisciplinares de prevenção e cuidado com o pé diabético.

Ações Interdisciplinares em práticas integrativas e complementares.

COMUNICAÇÃO

História e Memória das Lutas Populares na Bahia: as Comunidades do Calabar e do Alto das Pombas.

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO

Desenvolvimento sustentável da pecuária familiar através da caprinovinocultura de subsistência.

Ação Pedagógica Contábil - Financeira: Tecnologia Social para geração de renda e preservação ambiental.

Onda Solidária de Inclusão Digital: tecnologia a serviço da cidadania

Desenvolvimento da Fazenda Experimental da UFBA de Entre-Rios através da criação de caprinos, ovinos e aves de corte e postura

Assistência aos pequenos produtores quilombolas de caprinos e ovinos no município de Itaguaçú da Bahia

Para o Edital ACCS 2014.2 - Inovaçãosete propostas concorreram, sendo todas aprovadas. O Edital ACCS da Inovação é resultado da parceria entre as Pró-Reitorias de Extensão universitária (ProExt) e de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI).

Confira abaixo o resultado final:

• Utilização de biotecnologias reprodutivas no melhoramento genético animal da bovinocultura leiteira da região do Recôncavo da Bahia.

• Extensão Universitária ao desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação: Registro de Patentes de Invenção.

• Memoria Social e identidades: audiovisual como tecnologia social em educação.

• Estratégias de Melhorias da Qualidade de Peixes Secos Salgados produzidos e comercializados no Recôncavo Baiano: Avaliação da Eficácia da Utilização de

Instrumento artesanal de Secagem “Xangoró” e da adição de Aditivos.”

• Melhoramento genético e banco de germoplasma de caprinos e ovinos nativos do Nordeste brasileiro.

• Cabrito Ecológico na caatinga: alternativa sustentável para a agricultura de base familiar.

• Anatomia nas mãos e no olhar.

• O Edital ACCS da Inovação é resultado da parceria entre as Pró-Reitorias de Extensão universitária (ProExt) e de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI).