ProExt divulga o resultado FINAL do Edital ACCS 2014.1

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) divulga o resultado FINAL das propostas submetidas ao Edital ACCS 2014.1. No total, 49 propostas concorreram ao edital, sendo 40 aprovadas.

A PROEXT/UFBA oferece apoio à realização de Atividades Curriculares em Comunidade e Sociedade (ACCS), componente curricular de Extensão Universitária, modalidade disciplina, através do estabelecimento de recursos financeiros de custeio e bolsa para monitor, mediante o atendimento dos requisitos descritos no edital. Serão contempladas com recursos apenas as propostas incluídas no Planejamento Didático de 2014.1 da unidade universitária de origem do coordenador da disciplina.

A Ação  Curricular  em  Comunidade  e  em Sociedade  (ACCS),  seguindo o Plano Nacional de Educação (PNE), busca integralizar a extensão no currículo, na modalidade  disciplina (optativa),  de  cursos  de Graduação  e  de  Pós-  Graduação,  com  carga  horária  mínima  de  17  (dezessete)  horas semestrais. Os estudantes e professores da UFBA, em uma relação multidirecional com  grupos  da  sociedade,  desenvolvem  ações  de  extensão  no  âmbito  da  criação, tecnologia  e  inovação,  promovendo  o  intercâmbio,  a  reelaboração  e  a  produção  de conhecimento sobre a realidade com perspectiva de transformação.

Neste semestre, as ACCS’s passam a integrar o guia web e os alunos poderão realizar a pré-inscrição diretamente pelo sistema. A confirmação da matrícula será feita pelos colegiados dos cursos de origem da ACCS de modo a cumprir os pré-requisitos estabelecidos pelo professor coordenador da ação no momento da seleção.

Confira abaixo as propostas aprovadas:

DIREITOS HUMANOS/JUSTIÇA, TECNOLOGIA/PRODUÇÃO E TRABALHO

1 - Onda Solidária De Inclusão Digital: Tecnologia A Serviço Da Cidadania

2 - Desenvolvimento sustentável da pecuária familiar através da caprinoovinocultura de subsistência.

3 - Prevenção da violência: abordagens interdisciplinares

4 - Assistência Aos Pequenos Produtores Quilombolas De Caprinos E Ovinos No Município De Itaguaçú Da Bahia.

5 - Desenvolvimento da Fazenda Experimental da UFBA no município de Entre-Rios através da Criação de Caprinos, Ovinos e Aves de Corte e Postura

ARTE/CULTURA E COMUNICAÇÃO

6 - Memória Social: Audiovisual E Identidades

7 - ACCS Comunicação, Mulheres E Cidadania: Uso Do Vídeo Para O Empoderamento

8 - Arte E Sociedade: Transformistas, Travestis E Drag Queens

9 - Accs - Música No Capão

10 - Acessibilidade Em Trânsito Poético: Práxis Educativa Em Dança Para Adolescentes E Crianças Em Risco Social

MEIO AMBIENTE

11 - Ação Pedagógica Contábil-Financeira: Tecnologia Social Para Geração De Renda E Preservação Ambiental

12 - Mapeamento Biorregional Participativo Em Comunidades Costeiras Tradicionais Como Ferramenta Para Educação Ambiental E Empoderamento Territorial

13 - Percepção Dos Efeitos Dos Agrotóxicos Sobre A Saúde Humana E Ambiental Através De Uma Abordagem Transdisciplinar.

14 - Museu Interativo De Anatomia

15 - Escolas Sustentáveis: Valorizando O Protagonismo Juvenil No Diagnóstico E Desenvolvimento De Propostas De Intervenção

16 - Meio Ambiente E Saúde: Abordagem Interdisciplinar Da Problemática Do Lixo

17 - Conservação E Uso De Água

18 - Ecoestação Na Ufba: Um Novo Conceito De Educação Ambiental Para As Escolas

19 - Saneamento, Educação Ambiental E Agroecologia Em Áreas De Reforma Agrária

20 - Matas Urbanas E Agroecologia, Usos E Convivências Nas Áreas Verdes Da UFBA

21 - Diálogos Em Imagens: Interações Educacionais

22 - Implantação E Manutenção De Hortas Na Área Da Antiga Usina De Compostagem Da UFBA E Na Comunidade Do Calabar

SAÚDE

23 - Envelheci, E Agora? Construindo Saberes E Práticas Para Viver Com Qualidade Na Sociedade Moderna.

24 - Ações Interdisciplinares Em Saúde Materno Infantil

25 - Promovendo A Saúde Do Adolescente No Espaço Escolar

26 - Letramento: Cultura E Arte No Território Processo

27 - Inclusão: Contribuições Da Genética E Da Educação