PROEXT DIVULGA | Curso de Extensão "O cinema de Jia Zhangke"

Share/Save
Descrição: 

Acontece de 20 a 24 de maio, das 9 às 12 horas, no Auditório da Facom/UFBA, o Curso de Extensão O cinema de Jia Zhangke, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Arqueologia do Sensível, em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (Póscom). A atividade é coordenada pelos professores Marcelo Ribeiro e  Marcelo Costa.

Desde a abertura econômica, a partir do final da década de 1970, a China se tornou uma das principais potências econômicas mundiais e vem intensificando sua participação na globalização. Ao mesmo tempo, o país tem atravessado transformações sociais e culturais significativas, tais como mudanças de comportamento associadas ao processo de urbanização e à adesão crescente a formas de individualismo, no contexto da manutenção de um regime político associado a uma série de violações de direitos humanos (principalmente direitos civis e políticos). O cinema de Jia Zhangke aborda, de forma ao mesmo tempo crítica e sensível, algumas das principais transformações sociais e culturais decorrentes da abertura econômica, articulando formas culturais e estéticas tradicionais e referências modernas e contemporâneas da história do cinema.

Este curso busca apresentar a obra do cineasta Jia Zhangke para pessoas interessadas em cinema, história contemporânea e direitos humanos. Com base em uma contextualização histórica do cinema chinês, por meio de excertos de filmes, e na usual divisão da história do cinema chinês em gerações, o curso situa a obra de Jia na passagem entre a quinta e a sexta gerações, destacando o pertencimento de Jia a esta última, caracterizando seus filmes em relação às gerações e observando os possíveis limites dessa classificação e periodização da história do cinema chinês. Considerando a trajetória de Jia, as referências e influências identificadas pelo próprio cineasta, assim como possíveis relações implícitas com outras tendências, movimentos e momentos da história do cinema, de modo geral, o curso inclui abordagens analíticas mais detalhadas de filmes e de trechos de filmes, buscando identificar e discutir suas características estéticas e sentidos políticos.

O curso terá certificado de horas complementares, a ser emitido pela PROEXT- UFBA (frequência mínima de 4 dos 5 dias).

 

 

 

Serviço

O quê: Curso de Extensão O cinema de Jia Zhangke

Quando: De 20 a 24 de maio, das 9 às 12 horas

Onde: Auditório da Facom/UFBA, Campus de Ondina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.