Proext apoia

Chamada para artistas da UFBA: Festival Maré Baixa

Descrição: 
 
 
O Festival Maré Baixa convida estudantes da universidade a expor, vender e/ou performar sua arte no Parque São Bartolomeu, no dia 13 de junho.
 
O evento é uma oportunidade para que artistas da UFBA mostrem suas produções para além dos muros da universidade, atingindo novos públicos, criando novas conexões e celebrando a cultura e a arte independente!
 
Inscreva-se até 13 de junho, pelo link disponibilizado na bio do perfil do instagram: @marebaixafestival
 
 
Foto: 

Mostra Artística do Projeto Labirintos e Fluxos

Descrição: 
 
A Mostra Artística do Projeto Labirintos e Fluxos está localizada no 1º andar da Faculdade de Direito da UFBA.
 
O projeto Labirintos e fluxos: imersão no olhar das pessoas privadas de liberdade, aprovado no edital Residências em Artes, Cultura e Extensão PROEXT 2024, tem por objetivo estimular a comunidade acadêmica a repensar criticamente o sistema carcerário brasileiro, por meio do intercâmbio entre as Artes Visuais e o Direito. A iniciativa conta com a participação do artista residente Jovan Mattos, da professora colaboradora Dra. Alina Mourato e de estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
O projeto tem como elemento central uma instalação artística em forma de labirinto que funciona como espaço expositivo para trabalhos artísticos produzidos por mulheres privadas de liberdade do Conjunto Penal Feminino de Salvador. Anexo à instalação artística, encontra-se o centro de convivência, concebido como espaço interativo destinado à reflexão coletiva acerca das problemáticas que permeiam o sistema prisional. Esse ambiente utilizará modelos gráficos e diagramas como ferramentas para fomentar discussões e propor alternativas aos desafios enfrentados no contexto carcerário.
 
Para mais informações, sigam o instagram do projeto: @labirintosefluxos
Foto: 

Mostra À luz de Helena: Helena Ignez no cinema brasileiro

Descrição: 

 

Entre os dias 21 e 24 de maio de 2025, os espaços SalaDeArte - Cinema da UFBA, Sala Walter da Silveira (DIMAS/FUNCEB) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH/UFBA), em Salvador-BA, receberão a Mostra “À luz de Helena: Helena Ignez no cinema brasileiro”.

 

Helena Ignez, de 85 anos, é uma das cineastas mais velhas em atividade no Brasil, cuja vasta carreira foi iniciada nos anos 1950, quando realizou seu primeiro trabalho cinematográfico, O Pátio (1959), curta-metragem baiano financiado por ela e primeiro filme dirigido por Glauber Rocha.

 

Após estrear na Bahia e estudar atuação na Escola de Teatro da UFBA, Helena Ignez interpretou protagonistas do Cinema Novo, atuou em obras importantes no teatro, participou ativamente do Movimento do Cinema de Invenção/Marginal, segurou as bordas no Cinema de Retomada, até chegar ao cinema contemporâneo.

 

A Mostra “À luz de Helena: Helena Ignez no cinema brasileiro” propõe a exibição, debates de filmes e uma oficina para refletir a história de Helena Ignez em seus mais de sessenta anos de carreira.

Na programação terá a oficina “Helena e Brecht: entre o cinema e o teatro” e serão exibidas todas as obras dirigidas por Helena Ignez: A moça do calendário (2017), A alegria é a prova dos nove (2023). Além dos clássicos do cinema brasileiro: O bandido da luz vermelha (1968) e Copacabana mon amour (1970) e entre filmes, permitindo um rico debate sobre o feminino no cinema brasileiro. 

 

Informações e programação da Mostra “À luz de Helena: Helena Ignez no cinema brasileiro” podem ser acessadas pelo instagram do coletivo: instagram.com/antropologicaos.  

A programação é pública e gratuita, com uma oficina, exibições de filmes e debates. Haverá emissão de certificados de participação mediante a assinatura da lista de presença. 

 

Mostra À luz de Helena: Helena Ignez no cinema brasileiro

Quando: 21 a 24 de maio de 2025

Horário: manhã, tarde e noite

Onde: Cinema da UFBA (Canela), FFCH/UFBA (Campus de São Lázaro) e Sala Walter da Silveira (Barris)

Programação e mais informações: instagram.com/antropologicaos 

Entrada gratuita

 
 
 
 
 
 
 
Foto: 

Curso R para Ciência de Dados: Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses

Descrição: 
 
 
O Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA, oferece o curso  curso R para Ciência de Dados:  Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses, ministrado pela Profa. Dra. Carolina Costa Mota Paraíba.
 
O objetivo deste curso é compartilhar o conhecimento de análise estatística de dados usando a linguagem R numa interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade.
 
A ação cumprirá o papel de aproximar a academia da comunidade, popularizando a Ciência Estatística e trazendo para dentro da universidade a experiência e a grande demanda que profissionais têm de usar Estatística e Ciência de Dados. O curso se propõe a apresentar a linguagem R e os conceitos de intervalos de confiança e testes de hipóteses, métodos estatísticos amplamente usados, utilizando o pacote statBasics.
 
O curso conta com 20 vagas e, havendo mais inscritos do que número de vagas, as mesmas serão distribuídas por sorteio, respeitando o caráter extensionista da atividade conforme a Resolução 02/2012 do Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão da UFBA.
 
Inscrições: O curso é gratuito, mas é necessário fazer inscrição em ufba.netlify.app
 
Prazo de Inscrições:  04/05/2025 a 17/05/2025.
 
Data/Horário das aulas: 06/06/2025 das 14h às 18h e 13/06/2025 das 14h às 18h.
 
Mais informações sobre o curso no site: ufba.netlify.app 
Foto: 

Cine Debate - Mulheres Negras nas Ciências Exatas: Estrelas Além do Tempo

Descrição: 

 

Você sabia que por trás de grandes feitos da ciência também existem grandes histórias de resistência? No nosso Cine Debate, vamos exibir o filme “Estrelas Além do Tempo” e refletir sobre o papel da mulher negra nas ciências exatas.

Para enriquecer essa conversa, contaremos com a presença da Profa. Dra. Manuela da Silva Souza, matemática soteropolitana, doutora pela Unicamp com passagem pela Itália, e professora associada da UFBA. Com uma trajetória potente na pesquisa em álgebra e no ativismo acadêmico, ela integra o Grupo de Matemáticas Negras, fez parte da Comissão de Relações Étnico-Raciais da SBM e compôs a: Comissão de Gênero e Diversidade da SBM/SBMAC”.

Evento gratuito e aberto ao público! Vem com a gente construir um espaço de escuta, reflexão e reconhecimento!

Realização: Programa de Extensão Ciência de Dados do Departamento de Estatística, IME, UFBA.

Moderadora: Profa. Dra. Carolina Paraíba, Departamento de Estatística, IME, UFBA.

Convidadas: Keila Lisboa, Fernanda de Jesus e Maiara Antunes, Bacharelado em Estatística, UFBA.

Convidada Especial: Profa Dra Manuela da Silva Souza do Departamento de Matemática, IME, UFBA.

Data: 12 de maio - 14h

Local: Saladearte Cinema da UFBA, Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC Vale do Canela, Salvador. Entrada gratuita (sujeita à lotação máxima da sala).

Foto: 

MAL DE ARQUIVO: o novo ciclo do Cineclube Nanook

Descrição: 

 

MAL DE ARQUIVO: o novo ciclo do CINECLUBE NANOOK

 

 

Os materiais de arquivo são uma fonte preciosa para o cinema e, de modo especial, para a produção de documentários. Por isso, o Cineclube Nanook, projeto de extensão do Laboratório de Análise Fílmica (LAF/PósCom) apresenta o ciclo Mal de Arquivo, uma temporada inteiramente dedicada a documentários de arquivo e que terá início no dia 10/04, às 16h30, com exibição do filme Cinema Novo (Eryk Rocha, 2016), no Auditório da Facom/UFBA.

O nome do ciclo é uma referência direta ao conceito “mal de arquivo” do autor franco-argelino Jacques Derrida que promoveu uma virada na discussão do conceito de arquivo ao criticar o seu ponto chave: arquivo como experiência da memória. Para ele, o arquivo não pode ser reduzido a essa experiência, como o retorno a uma origem, pois o próprio ato de registro é arbitrário, lacunar e atravessado por esquecimentos. Por isso, o mal de arquivo surge como uma tentativa de procurar o “arquivo onde ele se esconde”, nos seus limites e paradoxos entre o lembrar/esquecer, o apresentar/apagar, o narrar/silenciar.

Programado para os meses de abril a junho (primeira quinta de cada mês), o ciclo terá estreia com o documentário Cinema Novo (2016), filme dirigido por Eryk Rocha e vencedor do Prêmio Olho de Ouro, no Festival de Cannes (2017). Seguindo o fluxo de um ensaio poético,  a obra investiga o Cinema Novo, um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, e é inteiramente composta por material de arquivo, reunindo cerca de 130 fontes - entre filmes, arquivos televisivos, familiares e outros obtidos junto a museus e cinematecas.

 

 

Para comentar esse primeiro filme do ciclo, o Cineclube Nanook convidou o professor e pesquisador Lucas Ravazzano que, além de ser Professor Substituto da Faculdade de Comunicação da UFBA e Pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica (LAF/PósCom), atua como cineclubista e crítico de cinema no portal Rapsódia Boêmia.

O Cineclube Nanook é um projeto de extensão do Laboratório de Análise Fílmica (LAF), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA e tem o apoio institucional da Proext/UFBA, através do edital PAEx 2024. As sessões são gratuitas com direito a certificado e programação das próximas sessões será divulgada nas redes sociais do cineclube (@cineclubenanook).

 

SERVIÇO

O quê: Cineclube Nanook - Ciclo “Mal de Arquivo

Quando: 10/04; 08/05; 05/06 e 03/07/2025.

Onde: Auditório da Facom/UFBA

Atividade gratuita, sujeita à lotação do espaço, e com certificado (16h)

Mais informações em: https://laf.poscom.ufba.br/mal-de-arquivo-o-novo-ciclo-do-cineclube-nanook/

Instagram: @cineclubenanook

 

Foto: 

RESIDÊNCIA OHÙN CREATIVE - Espetáculo Teatral MEDÉIA NEGRA e Bate Papo

Descrição: 

     

 

RESIDÊNCIA “OHÙN CREATIVE” – aprovada no edital de Residências em Artes, Cultura e Extensão 2024 da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal da Bahia – coordenado pela artista e pesquisadora residente Márcia Limma (proponente) com participação das professoras colaboradoras Elaine Cardim e Vica Hamad (ambas fundadoras do Grupo de Pesquisa LAVRARE – Laboratório de voz: rastros e redes – PPGAC/UFBA, cadastrado no CNPq), convida toda comunidade acadêmica e externa para assistirem as apresentações do espetáculo MEDEIA NEGRA, no Teatro Martim Gonçalves dias 25 (terça) e 26 (quarta) de março às 19h. No dia 27 (quinta) realizaremos um BATE PAPO sobre o processo criativo com Márcia Limma (Concepção e Atuação de Medéia Negra), das 14h às 16h, no Teatro Martim Gonçalves, também aberto a toda comunidade. As apresentações de Medéia Negra juntamente com o Bate Papo compõem a primeira ação do projeto que se estenderá durante todo o semestre 2025.1.

  • 25/03 (terça-feira) e 26/03 (quarta-feira), às 19h: Espetáculo Medéia Negra
  • 27/03, das 14h às 16h: BATE PAPO sobre o processo criativo com Márcia Limma (Concepção e Atuação de Medéia Negra)
  • Local: Teatro Martim Gonçalves
  • As senhas serão distribuídas a partir das 18 horas de acordo com a lotação do espetáculo (lotação reduzida).

MEDÉIA NEGRA, da atriz e pesquisadora Márcia Limma, é fruto e obra teatral da pesquisa de mestrado “Medeia Negra: O enegrecimento de uma personagem clássica a partir da vivência com mulheres em situação de encarceramento na criação de um solo de teatro” (2020, PPGAC/UFBA, sob orientação da Profa. Meran Vargens). O espetáculo solo contribuiu estrategicamente para descolonização de um clássico da dramaturgia mundial, trazendo o teatro negro, sertanejo e indígena como referências para criação e estudo de conteúdo teórico-prático, além das performances da Oralitura, os processos criativos afro-brasileiros. Entrecruzaram-se os Itans dos orixás na criação da cosmologia estética da obra “Medeia Negra” para desconstrução do clássico Medeia de Eurípedes, além dos conceitos de feminismo negro, interseccionalidade e interculturalidade para remontar visual e poeticamente, por meio do figurino, visagismo, música, cenografia e elementos visuais que fazem parte da nossa cultura afro-diaspórica transgredindo todo um imaginário que não nos representa.

A narrativa expõe as opressões da mulher negra em diferentes lugares de fala e tempos históricos, como um grito contundente contra a estrutura social que a marginaliza, julga e aprisiona. A musicalidade da cena é construída com elementos musicais do jazz e blues americanos, sua concepção tem referências políticas e da intelectualidade negra como Angela Davis, Djamila Ribeiro e Grada Kilomba. A peça provoca o público a refletir sobre o seu lugar no processo de descolonização dos mitos e práticas.

Listado como um dos espetáculos nacionais mais importantes de 2018 pela revista Bravo, Medéia Negra circulou por diversos festivais nacionais e internacionais e até hoje é referência no que diz respeito ao seu processo criativo. Inspirado na tragédia grega de Eurípedes é recriado para os contornos reais da voz, do corpo e do pensamento de uma mulher negra. A peça apresenta uma leitura visceral da protagonista por Márcia Limma sobre o feminismo negro no país, com direção de Tânia Farias (Oi Nóis Aqui Traveiz/RS) e dramaturgia de Márcio Marciano – Coletivo Alfenin, Daniel Arcades – DAN Território, Márcia Limma e Tânia Farias.

 

Foto: 

VIII Jornada de Agroecologia da Bahia

Descrição: 

 

De 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025, acontece, pela primeira vez em Salvador, a VII Jornada de Agroecologia da Bahia. O evento, organizado pela Teia dos Povos, articulação de comunidades, territórios, povos e organizações políticas, rurais e urbanas, será realizado no Parque de Exposições. A jornada é um encontro de trocas, aprendizados e celebração das diversidades dos povos. Indígenas, comunidades negras, populações do campo e da cidade, mestres e mestras se reúnem para fortalecer lutas em torno da terra, do território, da agroecologia popular e da soberania.

Em reconhecimento à importância dos saberes tradicionais, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançou em 2023 o edital Professor Visitante Notório Saber. O edital é parte do Programa de Saberes Tradicionais da PROEXT, e visa o aprimoramento da articulação entre a UFBA, as comunidades, territórios e demais setores da sociedade através da contratação de mestras/es da cultura popular na modalidade professor visitante. Desta forma, a PROEXT pretende fortalecer o Programa ACCS e a inserção das atividades de extensão nos currículos dos seus cursos de Graduação.

Um mestres e duas mestras contratados na modalidade Professor Visitante no edital 2023 estarão participando da VII Jornada de Agroecologia da Bahia: Mestre Joelson, Mestra Mayá e Mestra Japira. Conheça um pouco mais sobre eles:

Joelson Ferreira de Oliveira: Liderança do Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), e da Teia dos Povos. Professor Visitante do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, Notório Saber em Arquitetura e Urbanismo

Antônia Braz Santana (Mestra Japira): Pajé da aldeia Novos Guerreiros (Bahia), é uma grande conhecedora dos ecossistemas da Capoeira, da Mata Atlântica, da Restinga e do Brejo. Professora Visitante da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Notório Saber em Educação – Conhecimento e Inclusão Social.

Maria José Muniz de Andrade Ribeiro (Mestra Mayá): Mestra, educadora, liderança política e religiosa da luta Pataxó Hãhãhãe. Professora Visitante da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Notório Saber em Educação – Conhecimento e Inclusão Social.

Confira a programação da VII Jornada de Agroecologia da Bahia e participe!

Para mais informações e programação completa, acesse os portais de comunicação oficiais do evento:
Site: 
teiadospovos.org/
Instagram: @teiadospovos

 

 

Foto: 

Hamilton, um musical decolonial

Descrição: 

 

A Pró-Reitoria de Extensão, Escola de Dança da UFBA e o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Dança convidam a comunidade acadêmica e a comunidade externa à UFBA a assistirem o musical Hamilton, sucesso de público e crítica e em cartaz desde 2015 na Broadway, NY. A exibição ocorrerá na Sala de Arte da UFBA no dia 30/09/2024, às 18:30, com entrada gratuita (até a lotação da sala) e classificação livre. Após a exibição será realizado um pequeno debate sobre o filme.

Haverá também o sorteio de um livro para a turma de Projeto Interdisciplinar de Criação em Dança - Noturno, um dos novos componentes curriculares da nova matriz curricular do Curso de Dança, onde criaremos um espetáculo inédito a ser apresentado em fevereiro de 2025. Outro item surpresa será sorteado para todos os presentes, que ganharão uma senha ao entrar na sala de cinema.

Desejamos a vocês um ótimo filme e um semestre criativo! Esperamos nos encontrar em breve no cinema da UFBA!

O que: Hamilton, um musical decolonial
Quando: 30/09/2024, às 18h
Onde: Sala de Cinema da UFBA
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC Vale do - Canela, Salvador - BA, 40110-100

Foto: 

Curso R para Ciência de Dados: Introdução à programação em R

Descrição: 

 

O Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA, oferece o curso  curso R para Ciência de Dados: Introdução à programação em R, ministrado pela Prof. Dr. Gilberto Pereira Sassi e Profa. Dra. Carolina Costa Mota Paraíba.
 
O objetivo deste curso é compartilhar o conhecimento de análise estatística de dados usando a linguagem R numa interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade.
 
A ação cumprirá o papel de aproximar a academia da comunidade, popularizando a Ciência Estatística e trazendo para dentro da universidade a experiência e a grande demanda que profissionais têm de usar Estatística e Ciência de Dados. O curso se propõe a apresentar a linguagem R incluindo vetores, matrizes, funções, operadores lógicos, controle de fluxo usando if, for, ifelse, while, as funções apply e map, funções anônimas, operador pipe, e rotinas de otimização. 
 
O curso terá 8 horas com 2 encontros presenciais com duração de quatro horas nos laboratórios de ensino de informática do IME-UFBA, será gratuito com certificado emitido pela UFBA e terá 20 vagas.
 
Inscrições: O curso é gratuito, mas é necessário fazer inscrição em ufba.netlify.app
 
Prazo de Inscrições: 08/09/2024 a 28/09/2024.
 
Número de vagas: 20.
 
Data/Horário das aulas: 18/10/2024 das 14h às 18h e 25/10/2024 das 14h às 18h.
 
Local: Laboratório 143, IME-UFBA, Campus de Ondina.
 
Mais informações sobre o curso no site: ufba.netlify.app
 
Foto: