Chamadas - Outdoor

Chamada para utilização do Cinema da UFBA para atividades acadêmicas 2025

 

 

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A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) abre chamada para a utilização do Cinema da UFBA para realização de atividades acadêmicas que requeiram a infraestrutura da sala, no período matutino (exceções podem ser aplicadas). As propostas serão selecionadas de acordo com o calendário de chamadas, sendo priorizadas as atividades cuja realização dependa dos recursos disponíveis exclusivamente no Cinema da UFBA, observando-se os critérios de abrangência das articulações (interdepartamentais, interinstitucionais e intersetoriais, etc.) envolvidas na proposta, e de alcance de público.

 

Sugere-se aos proponentes a indicação de três possíveis datas para as atividades, quando possível, de modo a permitir à comissão maior ajuste das demandas às disponibilidades.

 

O calendário de utilização de cada etapa será publicado no site da PROEXT.

 

Dúvidas podem ser remetidas a proextcinema@ufba.br.

 

 

Requisitos:

  • A atividade deve ter caráter didático-pedagógico e estar inserida no contexto de um componente curricular, ação de extensão (devidamente registrada no SIATEX), pesquisa ou ACCS;
  • Os proponentes devem ser Servidoras/es Docentes e Técnico-Administrativas/os em Educação (TAE) do quadro permanente da UFBA;
  • Disponibilizar o material a ser exibido com pelo menos 05 (cinco) dias úteis de antecedência, em alta definição;
  • Realizar os testes em data prévia a ser acordada com a equipe do Cinema da UFBA.

 

Calendário 2025

Realização de atividades 2025.1: entre entre 17/02 e 26/02

Primeira chamada:
De 14/01 até 31/01 – Recebimento das propostas
Até 10/02 – Divulgação das propostas selecionadas
Segunda chamada:
De 18/03 até 18/04 - Recebimento das propostas
Até 28/04 - Divulgação das propostas selecionadas

Realização de atividades 2025.2: entre 11/03 e 12/07

Primeira chamada:
De 09/06 até 11/07 - Recebimento das propostas
Até 21/07 - Divulgação das propostas selecionadas
Segunda chamada:
De 18/08 até 12/09 - Recebimento das propostas
Até 29/09 - Divulgação das propostas selecionadas

 

RESULTADOS 2025

Confira AQUI o resultado da 1ª chamada 2025.1

 

Chamada de Trabalhos - Livro COP30/UFBA: contribuições diante da emergência climática

 

A Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação informam a abertura Chamada de Trabalhos para o Livro “COP30/UFBA: contribuições diante da emergência climática” que será apresentado na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. 

A chamada pretende selecionar artigos para compor uma coletânea dedicada ao debate sobre as emergências climáticas, apresentando subsídios, estratégias e reflexões visando à mitigação dos seus impactos. São aceitos como proponentes docentes e servidores/as técnico-administrativos/as, em coautoria com discentes da UFBA.

Para participar, acesse o link da chamada que consta todos o pré-requisitos necessários

Preencha o formulário

 

Chamada para Cadastro de Monitoras/es para eventos da UFBA 2024.1

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO

 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) abre chamada para cadastro de monitoras/es para atuar em eventos institucionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no primeiro semestre de 2024.

 

Podem se inscrever estudantes de graduação ou pós-graduação da UFBA cuja matrícula esteja regular. O cadastro não garante que a pessoa cadastrada será convocada, visto que a convocação depende das necessidades específicas de cada evento, em termos de tamanho da equipe e dos perfis de atuação. Serão considerando os seguintes critérios de prioridade:

  • experiência prévia na organização de eventos, sobretudo realizados pela própria universidade (a exemplo do Congresso UFBA);
  • habilidades, competências e conhecimentos específicos, a saber: secretaria, informática, operação de equipamentos de som e vídeo, produção artístico-cultural;
  • cadastro na PROAE;
  • pessoas indígenas, negras, quilombolas, refugiadas, com deficiência, responsáveis por pessoa com deficiência, transgêneras, travestis, gestantes, puérperas ou adotantes

 

O cadastro de monitoras/es será realizado exclusivamente através do preenchimento deste formulário, cujo link ficará disponível a partir das 10 horas do dia 18 de março 22 de março de 2024. Ao preenchê-lo, a/o estudante precisará submeter seu comprovante de matrícula. O formulário será encerrado quando o número de 250 inscrições for alcançado.

 

É necessário ter disponibilidade para participar de reuniões com a equipe organizadora na semana que antecede os eventos, além de atuar em um, dois ou três dias de um evento.

 

As convocações ocorrerão através dos endereços de e-mail cadastrados.

 

As/os monitoras/es convocadas/os pela PROEXT que trabalharem nos eventos institucionais da UFBA receberão certificado e um auxílio a estudante no valor de R$ 100,00 por dia, além de alimentação (refeição ou lanche, a depender do contexto). Nos casos em que não for disponibilizada alimentação pela organização do evento, o valor do auxílio estudante será acrescido em R$ 30, cabendo a cada estudante providenciar sua própria alimentação.

 

O pagamento é realizado mediante depósito em conta corrente cujo titular seja a/o estudante. Destacamos que não é possível efetuar o pagamento em conta poupança. O processo de pagamento ocorre após a realização do evento, seguindo os trâmites e prazos institucionais. Não há possibilidade de antecipação do auxílio. 

 

A realização do cadastro pressupõe que o/a estudante esteja ciente e de acordo com estas condições.

 

 

Cronograma:

 

Abertura do cadastro de monitores/as: 18 de março 22 de março de 2024, às 10h

 

Resultado: CLIQUE AQUI

 

Convocações: a depender das necessidades de eventos que venha a acontecer na UFBA no primeiro semestre de 2024.

 

25 de março de 2024: convocação de 10 monitores/as por e-mail para atuação no Encontro de Cultura, Arte e Patrimônio na UFBA

 
Chamada para Concessão de Apoio à Organização de Eventos Estudantis 2024

 

Acesse o modelo para elaboração de projeto aqui

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A SUA SUBMISSÃO

 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária abre a Chamada para Concessão de Apoio a Eventos Estudantis 2024, que selecionará propostas que prevejam ações em consonância com o Regulamento de Extensão Universitária da UFBA (Resolução nº 02/2012 do CAPEX), com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFBA 2018/2023. As propostas de apoio serão selecionadas de acordo com o calendário anexo e deverão ter previsão de execução até 15 de dezembro de 2024. 

 

1. Da/o proponente

 

1.1. Poderão submeter propostas estudantes dos cursos de graduação da UFBA, bem como Centros e Diretórios Acadêmicos (CAs e DAs) representados por sua/seu  coordenador/a, que atendam às seguintes condições:                                                              

1.1.1 Estejam regularmente matriculadas/os em componentes curriculares de seus Cursos no semestre vigente no momento da implementação (no caso das propostas aprovadas);

1.1.2 Sejam integrantes da comissão organizadora do evento;                                       

1.1.3 Não estejam inadimplentes com a PROEXT.

 

Parágrafo único: Documentos comprobatórios dos itens 1.1.1 e 1.1.2 devem ser enviados no momento da implementação.

 

2. Das propostas

 

2.1. As propostas devem atender aos seguintes requisitos:

 

2.1.1. Adequar-se à definição de evento, enquanto “ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade”, conforme determina o Art. 06 da Resolução nº 02/2012 do CAPEX;

2.1.2 Possuir relação com as atividades acadêmicas da/o proponente;

2.1.3 Possuir anuência da Direção da Unidade Acadêmica, através de uma carta, justificando a relevância para área, a abrangência da proposta e a eventual utilização dos espaços da unidade;

2.1.4 A proposta deve ser submetida a partir do formulário específico disponível aqui;

2.1.5 Ter previsão de execução até 15 de dezembro de 2024

2.1.6 Não devem ser oriundas de projetos de docentes ou que estejam no contexto de ações coordenadas por docentes, a não ser no caso de futuro registro no SIATEX para emissão de certificados.

 

2.2 Período de recebimento das propostas

 

2.2.1 Está chamada receberá propostas em fluxo contínuo, porém as propostas serão avaliadas em períodos específicos, conforme a data de realização da atividade.

2.2.2 O comitê de seleção realizará reuniões periódicas para análise das propostas e considerará propostas enviadas até a data limite de:

  1. 31 de março, para eventos a serem realizados em maio ou junho;

  2. 26 de abril, para eventos a serem realizados em julho ou agosto;

  3. 21 de junho, para eventos a serem realizados em setembro ou outubro;

25 de agosto, para eventos a serem realizados em novembro ou dezembro.

 

2.3. Documentos necessários para solicitações:

 

2.3.1. Proposta de atividade com a descrição do evento, quanto ao seu caráter científico, acadêmico, artístico e/ou cultural; convidados; público-alvo; recursos necessários para sua realização e os espaços em que as ações ocorrerão; a vinculação a Grupos, Sociedades Científicas e/ou Entidades e o orçamento total do evento, discriminando outras fontes de apoio, quando houver (clique aqui para baixar o modelo para elaboração de projeto);

2.3.2. Carta de anuência da Direção da Unidade Acadêmica da/o proponente para a realização das atividades, de acordo com as deliberações da unidade, justificando a relevância para área, a abrangência da proposta e a eventual utilização dos espaços da unidade;

 

Parágrafo único: As propostas com documentação incompleta  serão inabilitadas.

 

3. Modalidades de apoio

3.1 Custeio de até R$3.000,00 (três mil reais) por proposta, conforme orçamento aprovado pela comissão. O recurso não poderá ser utilizado em  itens de investimento, a exemplo de compra de equipamentos; pagamento de cachês para palestrantes e/ou artistas; e auxílio à/ao proponente, ressalvados os reembolsos de pequenos custos de produção. As despesas estão sujeitas à prestação de contas e devem ser aplicadas para criar as condições necessárias à realização das ações previstas nas propostas;

 

4. Concessão dos apoios

 

4.1 A concessão dos apoios será deliberada por uma comissão composta pela Coordenação de Produção e Difusão da Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), um representante da PROEXT, um representante da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), um representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) e dois representantes estudantis nomeados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

4.2. Serão priorizadas propostas que sejam apresentadas por estudantes inscritas/os no Cadastro Geral da PROAE e/ou autodeclaradas/os pessoas indígenas, negras, quilombolas, refugiadas, com deficiência, responsáveis por pessoa com deficiência,  transgêneras, travestis, gestantes, puérperas ou adotantes. Este também será um critério de desempate entre projetos, se necessário.

 

5. Documentos necessários para implementação (apenas em caso de aprovação, clique aqui para enviar)

 

5.1. Comprovante de matrícula atualizado;

5.2. Cópia do RG;

5.3. Cópia do CPF;

5.4. Comprovante de residência;

5.5. Comprovante de dados bancários (conta corrente);

5.6. Formulário de Concessão de Auxílio Financeiro a Estudante (clique aqui). 

 

6. Relatório de atividades

 

6.1. Deve ser elaborado em formulário específico (clique aqui) e entregue até 30 dias após a realização do evento;

6.2. Deve conter análise da atividade, dificuldades encontradas (administrativas, funcionais, técnicas);

6.3. Deve apresentar cópias dos recibos de todos os gastos realizados no evento;

6.4. A não entrega do relatório ocasionará a inadimplência do proponente e do/a orientador/a, que será impedido de concorrer na chamada até o final do ano subsequente.

 

7 Cronograma

 






Divulgação da chamada

11/03

PROEXT Explica presencial

04/04

PROEXT Explica online

03/04

Recebimento das propostas

Fluxo contínuo a partir de 15/03

Período de realização do evento

maio / junho

julho / agosto

setembro / outubro

novembro /dezembro

Limite para submissão da proposta

31/03

26/04

21/06

25/08

Divulgação do resultado preliminar

04/04

06/05 

27/07

04/09 

Pedidos de reconsideração (clique aqui para enviar seu pedido de reconsideração do resultado)

04 a 05/04

06 a 07/05

27 a 28/06

04 a 05/09

Divulgação do resultado final

08/04 

08/05

01/07

06/09

Apresentação dos documentos para implementação (clique aqui para enviar a documentação)

até 10/04

até 10/05

até 10/07

até 10/09

 

8 Disposições gerais

 

8.1 Os casos omissos serão dirimidos pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT).

 

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail prodext@ufba.br

 

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA SUBMISSÃO

 

Rotina do processo

a) Estudante ou representante CA/DA proponente

 1. Envia as propostas (elaboradas a partir do modelo para elaboração de projeto disponível aqui), segundo o cronograma, no formulário específico (clique aqui para realizar a submissão);

 

b) Unidade

1. Envia as cartas de anuência da Direção da Unidade Acadêmica do/a estudante para a realização do evento, de acordo com as deliberações da unidade, justificando a relevância para área, a abrangência da proposta e a eventual utilização dos espaços da unidade.

 

c) PROEXT

1. Recebe as propostas, segundo calendário;

2. Habilita as propostas de acordo com os documentos e requisitos da chamada;

3. Convoca a Comissão para análise e seleção das propostas;

4. Publica a relação das propostas selecionadas (resultado preliminar) no site da PROEXT;

5. Analisa os recursos;

6. Divulga o resultado final.

 

d) Estudante ou representante CA/DA com projeto selecionado

1. Entrega dos documentos para implementação (clique aqui para enviar);

2. Realiza a atividade;

3. Entrega o relatório de atividades e prestação de contas, de acordo com o modelo (clique aqui para baixar o formulário), até 30 dias após a vigência da proposta.

4.  Arquiva os comprovantes de pagamento.

 
Chamada de Apoio a Ações Pontuais de Extensão 2024

 

Acesse o modelo para elaboração de projeto aqui

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A Pró-Reitoria de Extensão Universitária lança a Chamada de Apoio a Ações Pontuais de  Extensão, que visa a apoiar ações extensionistas e culturais eventuais, submetidas por docentes, que favoreçam a interlocução dialógica entre a UFBA e demais setores da sociedade, comunidades e territórios. Serão priorizadas propostas que contribuam para o processo de inserção curricular da extensão.

 

As propostas de apoio serão selecionadas de acordo com o cronograma  expresso no item 7. A concessão dos apoios será deliberada por uma comissão presidida pela Coordenadora de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão (COPPEX/PROEXT), contando com um/a representante das demais coordenações da PROEXT, um/a representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), um/a representante da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), um/a representante estudantil nomeado/a pela Associação de Pós-Graduandos da UFBA (APG/UFBA) e um/a representante estudantil nomeado/a pelo DCE.

 

1. Do/a proponente

 

Poderão submeter propostas servidoras/es docentes que atendam às seguintes condições:

  • pertencentes ao quadro permanente da UFBA, em exercício;
  • não estejam inadimplentes com a PROEXT.

 

2. Das propostas

2.1. Requisitos:

  • A propostas devem ser submetidas a partir do formulário de submissão de propostas disponível aqui;
  • O modelo para apresentação das propostas está disponível aqui.
  • As propostas devem indicar o período de vigência, com prazo máximo de execução até 31 de março de 2025.

 

2.2. Serão aceitas propostas nas seguintes modalidades, desde que cadastradas no SIATEX (o registro pode ocorrer após a aprovação):

  • formação, incluídos cursos de curta duração, workshops, oficinas e residências artísticas, envolvendo comunidades, territórios e/ou público de outros setores da sociedade;
  • eventos, feiras e mostras de caráter extensionista;
  • produção e difusão de atividades artísticas e culturais;
  • publicações resultantes de propostas extensionistas e divulgação científica;
  • organização de inventários, levantamento de dados, trabalho de campo, realização de mapeamentos para constituir acervos, arquivos e/ou documentários, catálogos, cartilhas que versem sobre personalidades, territórios e/ou comunidades e/ou outros setores da sociedade;
  • custeio para pessoas convidadas para a realização de ações extensionistas, artísticas e culturais na UFBA. 

 

2.3. Serão priorizadas as propostas que:

  • contribuam para a inserção curricular da extensão;
  • sejam apresentadas por proponentes autodeclaradas/os pessoas indígenas, negras, quilombolas, refugiadas, com deficiência, responsáveis por pessoa com deficiência,  transgêneras, travestis, gestantes, puérperas ou adotantes.

 

3. Da submissão e seleção

 

3.1. Está chamada receberá propostas em fluxo contínuo, porém as propostas serão avaliadas em períodos específicos, conforme a data de realização da atividade.

3.1. O comitê de seleção realizará reuniões periódicas para análise das propostas e considerará propostas enviadas até a data limite de:

  1. 31 de março, para ações com previsão de início em maio ou junho;
  2. 26 de abril, para ações com previsão de início em julho ou agosto;
  3. 21 de junho, para ações com previsão de início em setembro ou outubro;
  4. 25 de agosto, para ações com previsão de início em novembro ou dezembro.

3.2. Documentos necessários para submissão de proposta: 

  • proposta de atividade com a descrição quanto ao seu caráter extensionista e/ou cultural, pessoas convidadas e público-alvo, elaborada de acordo com o modelo (clique aqui);

 

4. Modalidades de apoio

 

Verba para despesas de custeio (a exemplo de contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, diárias, passagens, etc.) de até R$ 3.000,00 (três mil reais) por proposta, conforme orçamento aprovado pela comissão. As despesas estão sujeitas à prestação de contas e os recursos devem ser aplicados para criar as condições necessárias à realização das ações previstas nas propostas. Não serão financiados itens de investimento, como a compra de equipamentos, obras, instalações, etc. 

 

5. Implementação das propostas contempladas 

 

As propostas contempladas serão implementadas após o preenchimento do formulário de Implementação de projetos PROEXT – docentes e técnico-administrativos/as (clique aqui). Não serão aceitos documentos por outros meios. 

 

Informamos que o processo de pagamento envolve conferência de documentação, solicitação de pagamento ao Setor Financeiro da PROEXT, criação e envio de processo de pagamento para o setor responsável na UFBA. Dessa forma, para documentação recebida até o dia 10 de um mês, o pagamento será realizado até o dia 15 do mês seguinte.

 

6. Relatório de atividades 

 

  1. Deve ser elaborado em formulário específico (clique aqui), a partir do modelo (clique aqui);
  2. Deve conter análise da atividade;
  3. Deve explicitar as dificuldades encontradas (administrativas, funcionais, técnicas);
  4. Deve anexar cópias das comprovações (recibos e notas fiscais) dos gastos relativos aos  recursos recebidos da PROEXT destinados à realização da atividade;
  5. Deve ser entregue em até 30 (trinta) dias após a vigência da proposta;
  6. A não entrega do relatório ocasionará a inadimplência da/o proponente com a PROEXT e impedirá de concorrer em chamadas e editais desta pró-reitoria até o final do ano subsequente à vigência da chamada.

 

7. Disposições gerais

 

Os casos omissos serão dirimidos pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT).

 

8. Cronograma

 

Divulgação da chamada

11/03

PROEXT Explica presencial

04/04

PROEXT Explica online, 14h às 16h

03/04

Recebimento das propostas

Fluxo contínuo a partir de 15/03

Data do início da proposta

maio / junho

julho / agosto

setembro / outubro

novembro /dezembro

Limite para submissão da proposta (clique aqui para enviar sua proposta)

31/03

26/04

21/06

25/08

Divulgação do resultado preliminar

04/04

06/05 

27/07

04/09 

Pedidos de reconsideração (clique aqui para enviar seu pedido de reconsideração do resultado)

04 a 05/04

06 a 07/05

27 a 28/06

04 a 05/09

Divulgação do resultado final

08/04

08/05

01/07

06/09

Apresentação dos documentos para implementação (clique aqui para enviar a documentação)

até 10/04

até 10/05

até 10/07

até 10/09

 

 

Chamada de Apoio a Ações Pontuais de Extensão 2023

Chamada de Apoio a Ações Pontuais de Extensão 2023

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR O RELATÓRIO FINAL

 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária lança a Chamada de Apoio a Ações Pontuais de  Extensão, que visa apoiar ações extensionistas que ocorrem eventualmente, propostas por docentes, que favoreçam a interlocução dialógica entre a UFBA e demais setores da sociedade, comunidades e territórios. Serão priorizadas propostas que contribuam para o processo de inserção curricular da extensão.

 

As propostas de apoio serão selecionadas de acordo com o cronograma  expresso no item 7 desta chamada e deverão ter previsão de execução entre até 31 de julho de 2024. A concessão dos apoios será deliberada por uma comissão composta pela Coordenadora de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão (COPPEX/PROEXT), um/a representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), um/a representante da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), um/a representante estudantil nomeado/a pela Associação de Pós-Graduandos da UFBA (APG/UFBA) e um/a representante estudantil nomeado/a pelo DCE.

 

1. Do/a proponente

 

Poderão submeter propostas servidoras/es docentes que atendam às seguintes condições:

 

  • pertencentes ao quadro permanente da UFBA, em exercício;
  • não tenham sido contempladas/os no edital PAEX 2023;
  • não estejam inadimplentes com a PROEXT.

 

2. Das propostas

 

2.1. Requisitos:

 

  • A propostas devem ser submetidas a partir do formulário de submissão de propostas disponível aqui;
  • O modelo para apresentação das propostas está disponível aqui.
  • As propostas devem ter previsão de execução até 31 de julho de 2024.

 

2.2. Serão aceitas propostas nas seguintes modalidades, desde que cadastradas no SIATEX (o registro pode ocorrer após a aprovação):

 

  • formação, incluídos cursos de curta duração, workshops, oficinas e residências artísticas, envolvendo comunidades, territórios e/ou público de outros setores da sociedade;
  • eventos, feiras e mostras de caráter extensionista;
  • produção e difusão de atividades artísticas e culturais;
  • publicações resultantes de propostas extensionistas e divulgação científica;
  • organização de inventários, levantamento de dados, trabalho de campo, realização de mapeamentos para constituir acervos, arquivos e/ou documentários, catálogos, cartilhas que versem sobre personalidades, territórios e/ou comunidades e/ou outros setores da sociedade;
  • custeio para pessoas convidadas para a realização de ações extensionistas, artísticas e culturais na UFBA.

 

2.3. Serão priorizadas as propostas que:

 

  • contribuam para a inserção curricular da extensão;
  • sejam apresentadas por proponentes autodeclaradas/os pessoas indígenas, negras, quilombolas, refugiadas, com deficiência, transgêneros, travestis, gestantes, puérperas ou adotantes.

 

2.4. Documentos necessários para submissão de proposta:

 

  • proposta de atividade com a descrição quanto ao seu caráter acadêmico/cultural, pessoas convidadas e público-alvo, elaborada de acordo com o modelo (clique aqui);

 

3. Modalidades de apoio

 

Custeio de até R$ 3.000,00 (três mil reais) por proposta, conforme orçamento aprovado pela comissão. Não serão considerados itens de investimento, como a compra de equipamentos. As despesas estão sujeitas à prestação de contas e os recursos devem ser aplicados para criar as condições necessárias à realização das ações previstas nas propostas.

 

4. Documentos necessários para implementação das propostas contempladas (apenas em caso de aprovação, clique aqui para enviar)

 

1. Cópia do RG;

2. Cópia do CPF;

3. Comprovante de residência;

4. Comprovante de dados bancários (conta corrente);

5. Formulário de Concessão de Auxílio Financeiro (clique aqui).

 

5. Relatório de atividades

 

1. Deve ser elaborado em formulário específico (clique aqui), a partir do modelo (clique aqui);

2. Deve conter análise da atividade;

3. Deve explicitar as dificuldades encontradas (administrativas, funcionais, técnicas);

4. Deve anexar cópias dos recibos de todos os gastos realizados na atividade;

5. Deve ser entregue em até 30 (trinta) dias após a vigência da proposta;

6. A não entrega do relatório ocasionará a inadimplência da/o proponente com a PROEXT e impedirá de concorrer em chamadas e editais desta pró-reitoria até o final do ano subsequente.

 

6. Disposições gerais

 

Os casos omissos serão dirimidos pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT).

 

7. Cronograma

 

15/09 – Divulgação da chamada

 

20/09 – PROEXT Explica

 

até 02/10 – Recebimento das propostas

 

09/10 – Divulgação do resultado preliminar

 

11/10 – Pedidos de recurso (clique aqui para enviar seu pedido de recurso)

 

13/10 – Divulgação do resultado final

 

20/10 – Apresentação dos documentos para implementação (clique aqui para enviar a documentação)

 

 

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA SUBMISSÃO

 

Chamada de Apoio à Extensão na Pós-Graduação 2023

 

Chamada de Apoio à Extensão na Pós-Graduação 2023

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR O RELATÓRIO FINAL

 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação lançam a Chamada de Apoio à Extensão na Pós-Graduação 2023, para apoio a propostas que favoreçam a interação dialógica entre a UFBA e demais setores da sociedade, comunidades e territórios. Serão priorizadas propostas que contribuam para o processo de inserção curricular da extensão.

As propostas de apoio serão selecionadas de acordo com o cronograma  expresso no item 7 desta chamada e deverão ter previsão de execução entre até 31 de julho de 2024. A concessão dos apoios será deliberada por uma comissão composta pela Coordenação de Programas e Projetos (PROEXT), um/a representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), um/a representante da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) e dois/duas representantes estudantis nomeados/as pela Associação de Pós-Graduandos da UFBA (APG/UFBA).

1. Do/a proponente

Poderão submeter propostas estudantes de Pós-Graduação Stricto-Sensu (Mestrados acadêmicos ou profissionais ou Doutorado) que atendam às seguintes condições:

  • estejam regularmente matriculados/as em componentes curriculares de seus Cursos no semestre 2023.2 no momento da implementação (no caso das propostas aprovadas);
  • apresentem anuência do/a orientador/a para realização da atividade;
  • não estejam inadimplentes com a PROEXT ou PRPPG;
  • não tenham vínculo empregatício ativo (excetuando pessoas que tenham vínculo, mas estejam em afastamento sem vencimentos. Professores/as substitutos/as e REDA não caracterizam vínculo empregatício).

ATENÇÃO: os documentos comprobatórios devem ser enviados no momento da implementação das propostas contempladas.

2. Das propostas

2.1. Requisitos:

  • Poderão ser apoiadas propostas de atividades de extensão que demonstrem relação direta com a pesquisa desenvolvida pelo/a estudante de pós-graduação proponente;
  • A propostas devem ser submetidas a partir do formulário de submissão de propostas disponível aqui;
  • As propostas devem ter previsão de execução até 31 de julho de 2024.

2.2. Serão aceitas propostas de ações e/ou atividades extensionistas nas seguintes modalidades:

  • formação, incluídos cursos de curta duração, workshops, oficinas e residências artísticas, envolvendo comunidades, territórios e/ou público de outros setores da sociedade;
  • eventos, feiras e mostras de caráter extensionista;
  • produção e difusão de atividades artísticas e culturais;
  • publicações resultantes de propostas extensionistas e divulgação científica;
  • organização de inventários, levantamento de dados, trabalho de campo, realização de mapeamentos para constituir acervos, arquivos e/ou documentários, catálogos, cartilhas que versem sobre personalidades, territórios e/ou comunidades e/ou outros setores da sociedade;
  • custeio para pessoas convidadas para a realização de ações extensionistas, artísticas e culturais na UFBA;
  • outras ações extensionistas, não previstas acima, que estejam vinculadas ao Quesito 3 (Impacto na Sociedade) da ficha de avaliação da CAPES na respectiva área.

2.3. Serão priorizadas as propostas que:

  • contribuam para a inserção curricular da extensão;
  • sejam apresentadas por proponentes autodeclaradas/os pessoas indígenas, negras, quilombolas, refugiadas, com deficiência, transgêneros, travestis, gestantes, puérperas ou adotantes.

2.4. Documentos necessários para submissão de proposta:

1. Carta de solicitação em nome da/o responsável pela organização da proposta, especificando os recursos necessários para sua realização e os espaços em que as ações ocorrerão, bem como a vinculação, se houver, a Grupos de Pesquisa, Sociedades Científicas e/ou Entidades;

2. Proposta de atividade com a descrição quanto ao seu caráter acadêmico/cultural, pessoas convidadas e público-alvo, elaborada de acordo com o modelo (clique aqui);

3. Orçamento total do projeto, discriminando outras fontes de apoio, quando houver;

4. Quando for o caso, autodeclaração de estudantes inscritas/os no Cadastro Geral da PROAE ou de estudantes indígenas, quilombolas, refugiadas/os, transgêneros e travestis e/ou pessoas com deficiência.

3. Modalidades de apoio

Custeio de até R$3.000,00 (três mil reais) por proposta, conforme orçamento aprovado pela comissão. Não serão considerados itens de investimento, como a compra de equipamentos, e/ou pagamento de cachês ou auxílio ao/à proponente, ressalvados os reembolsos de pequenos custos de produção. As despesas estão sujeitas à prestação de contas e devem ser aplicadas para criar as condições necessárias à realização das ações previstas nas propostas.

4. Documentos necessários para implementação das propostas contempladas (apenas em caso de aprovação, clique aqui para enviar)

1. Carta de anuência do orientador;

2. Comprovante de matrícula 2023.2;

3. Cópia do RG;

4. Cópia do CPF;

5. Comprovante de residência;

6. Comprovante de dados bancários (conta corrente);

7. Formulário de Concessão de Auxílio Financeiro a Estudante.

5. Relatório de atividades

1. Deve ser elaborado em formulário específico;

2. Deve conter análise da atividade;

3. Deve explicitar as dificuldades encontradas (administrativas, funcionais, técnicas);

4. Deve anexar cópias dos recibos de todos os gastos realizados na atividade;

5. Deve ser entregue em até 30 (trinta) dias após a vigência da proposta;

6. Deve ser enviado com uma anuência do/a orientador/a;

7. A não entrega do relatório ocasionará a inadimplência da/o proponente e orientador/a com a PROEXT e impedirá de concorrer em chamadas e editais desta pró-reitoria até o final do ano subsequente.

6. Disposições gerais

Os casos omissos serão dirimidos pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT).

7. Cronograma

15/09 – Divulgação da chamada

20/09 – PROEXT Explica

até 02/10 – Recebimento das propostas

09/10 – Divulgação do resultado preliminar

11/10 – Pedidos de recurso (clique aqui para enviar seu pedido de recurso)

13/10 – Divulgação do resultado final

20/10 – Apresentação dos documentos para implementação 

 

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA SUBMISSÃO

 

Rotina do processo

a) Estudante

 1. Envia as propostas (elaboradas a partir do formulário disponível aqui), segundo o cronograma, no formulário específico (clique aqui para realizar a submissão);

 2. Entrega dos documentos para implementação, em caso de aprovação (clique aqui para enviar);

 3. Realiza a atividade e arquiva os comprovantes de pagamento;

 4. Entrega o relatório de atividades e prestação de contas, de acordo com o modelo (clique aqui para baixar o formulário), até 30 dias após a vigência da proposta.

b) Orientador/a

1. Envia as cartas de anuência para a implementação das propostas dos/as seus/suas orientados/as;

2. Registra as ações de extensão no SIATEX.

c) PROEXT

1. Recebe as propostas, segundo calendário;

2. Habilita as propostas de acordo com os documentos e requisitos da chamada;

3. Convoca a Comissão para análise e seleção das propostas;

4. Publica a relação das propostas selecionadas (resultado preliminar) no site da PROEXT;

5. Analisa os recursos;

6. Divulga o resultado final;

7. Recebe os documentos para implementação da proposta;

8. Encaminha o pagamento do apoio concedido;

9. Recebe, analisa e aprova o relatório de atividades e prestação de contas.

Chamada - Cadastro de monitores/as para atuação em eventos UFBA - 2023.2

 

 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) abre chamada para cadastro de monitores/as para eventos institucionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no segundo semestre de 2023.

Os/as monitores/as devem ser estudantes regularmente matriculados/as em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da UFBA.

Os/as estudantes devem ter disponibilidade para participar de reuniões com a equipe organizadora na semana que antecede os eventos, além de atuar em um, dois ou três dias de um evento.

Os/as monitores/as convocados/as pela PROEXT que trabalharem nos eventos institucionais da UFBA receberão certificado e um auxílio a estudante no valor de R$ 100,00 por dia, além de alimentação (refeição ou lanche, a depender do contexto). Nos casos em que não for disponibilizada alimentação pela organização do evento, o valor do auxílio estudante será acrescido em R$ 30,00, cabendo a cada estudante providenciar sua própria alimentação. 

O pagamento referente à participação na monitoria é realizado mediante depósito em conta corrente cujo/a titular seja o/a estudante. Destacamos que não é possível efetuar o pagamento em conta poupança. O processo de pagamento ocorre após a realização do evento, seguindo os trâmites e prazos institucionais, de forma que não há possibilidade de antecipação do auxílio. A realização do cadastro pressupõe que o/a estudante está ciente e de acordo com estas condições.

O cadastro de monitores/as será realizado exclusivamente através do preenchimento deste formulário, cujo link ficará disponível a partir das 10 horas do dia 24 de agosto de 2023. Ao preenchê-lo, o/a estudante precisará submeter seu comprovante de matrícula. Considerando a dimensão dos eventos - pequeno e médio porte -, o formulário será encerrado quando o número de 300 inscrições for alcançado.

Os/as monitores/as cadastrados/as serão convocados a partir das necessidades específicas de cada evento, tanto em termos de quantidade de pessoas como também o perfil de atuação. Serão considerando os seguintes critérios de prioridade: 

  • experiência prévia na organização de eventos, sobretudo realizados pela própria universidade (a exemplo do Congresso UFBA); 

  • habilidades, competências e conhecimentos específicos, a saber: secretaria, informática, operação de equipamentos de som e vídeo, produção artístico-cultural;

  • cadastro na PROAE.

A primeira convocação de monitores/as cadastrados/as será para a realização do II Seminário Nacional da Educação Integral, que ocorrerá entre 4 e 6 de setembro de 2023 na Reitoria e Teatro Martim Gonçalves. Esta convocação será publicada no site da PROEXT no dia 28 de agosto. Será divulgada uma lista inicial com 40 monitores/as, os/as demais serão considerados/as suplentes, podendo ser eventualmente convocados/as, caso necessário. 

O mesmo procedimento, com variações no quantitativo de monitores/as, será adotado nos eventos seguintes, previstos para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023.

 

Cronograma:

- Cadastro de monitores/as: 24 de agosto de 2023

- Convocação para a monitoria do II Seminário Nacional da Educação Integral: 28 de agosto de 2023

 

Resultado:

https://proext.ufba.br/chamada-cadastro-de-monitoresas-para-atuacao-em-e...

 

Convocações:

- 28 de agosto de 2023: convocação de 40 monitores/as por e-mail para atuação no II Seminário Nacional da Educação Integral

 

Chamada para Concessão de Apoio à Organização de Eventos Estudantis 2023

 

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Clique aqui para realizar a sua submissão

Baixe aqui o formulário de elaboração de propostas

 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária abre a Chamada para Concessão de Apoio a Eventos Estudantis 2023, que selecionará propostas que prevejam ações em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFBA 2018/2023 e a Resolução CONSUNI Nº 01/2023. As propostas de apoio serão selecionadas de acordo com o calendário anexo e deverão ter previsão de execução até 15 de dezembro de 2023. 

 

1. Do/a proponente

 

1.1. Poderão submeter propostas os/as estudantes dos cursos de graduação UFBA, bem como Centros e Diretórios Acadêmicos (CAs e DAs) representados pelo seu/sua coordenador/a, que atendam às seguintes condições:                                                              

1.1.1 Estejam regularmente matriculados/as em componentes curriculares de seus Cursos no semestre vigente no momento da implementação (no caso das propostas aprovadas);

1.1.2 Sejam integrantes da comissão organizadora do evento;                                       

1.1.3 Não sejam oriundas de projetos de docentes ou que estejam no contexto de ações coordenadas por docentes, a não ser no caso de futuro registro no SIATEX para emissão de certificados;

1.1.4 Não estejam inadimplentes com a PROEXT.

 

Parágrafo único: Documentos comprobatórios dos itens 1.1.1 e 1.1.2 devem ser enviados no momento da implementação.

 

2. Das propostas

 

2.1. Requisitos:

2.1.1 A proposta deve estar vinculada às atividades acadêmicas do/a proponente;

2.1.2 A proposta deve estar acompanhada de carta de anuência da Direção da Unidade Acadêmica justificando a relevância para área, a abrangência da proposta e a eventual utilização dos espaços da unidade;

2.1.3 A proposta deve ser submetida a partir do formulário específico disponível aqui;

2.1.4 A proposta deve ter previsão de execução até 15 de dezembro de 2023.

 

2.3. Documentos necessários para solicitações:

2.3.1. Carta de solicitação em nome do/a responsável pela organização do evento, especificando os recursos necessários para sua realização e os espaços em que as ações ocorrerão (online ou presenciais), bem a vinculação a Grupos, Sociedades Científicas e/ou Entidades; 

2.3.2. Proposta de atividade com a descrição do evento, quanto ao seu caráter científico, acadêmico, artístico e/ou cultural, convidados e público-alvo (clique aqui para baixar o formulário de proposta);

2.3.3. Orçamento total do evento, discriminando outras fontes de apoio, quando houver;

2.3.4. Carta de anuência da Direção da Unidade Acadêmica do/a proponente para a realização das atividades, de acordo com as deliberações da unidade, justificando a relevância para área, a abrangência da proposta e a eventual utilização dos espaços da unidade;

2.3.5. Quando for o caso, auto declaração de estudantes inscritos no Cadastro Geral da PROAE ou de estudantes indígenas, quilombolas, refugiados(as), transgêneros e travestis (documento opcional).

 

Parágrafo único: as propostas que não apresentem todos os documentos listados acima serão inabilitadas.

 

3. Modalidades de apoio

3.1 Custeio de até R$3.000,00 (três mil reais) por proposta, conforme orçamento aprovado pela comissão. Não serão considerados itens de investimento, como a compra de equipamentos, e/ou pagamento de cachês ou auxílio ao/à proponente, ressalvados os reembolsos de pequenos custos de produção. As despesas estão sujeitas à prestação de contas e devem ser aplicadas para criar as condições necessárias à realização das ações previstas nas propostas;

3.2 Outros apoios de infraestrutura institucional, como apoio para divulgação, utilização de espaços físicos em áreas abertas ou fechadas, ou translado local, poderão ser analisados pela comissão de acordo com a disponibilidade orçamentária.

 

4. Concessão dos apoios

 

4.1 A concessão dos apoios será deliberada por uma comissão composta pela Coordenação de Produção e Difusão da Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), um representante da PROEXT, um representante da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), um representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) e dois representantes estudantis nomeados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

4.2. Serão priorizadas as propostas que sejam apresentadas por estudantes em situação de vulnerabilidade inscritos no Cadastro Geral da PROAE e daqueles autodeclarados indígenas, quilombolas, refugiados(as), transgêneros e travestis e/ou com necessidades educacionais especiais. Este também será um critério de desempate entre projetos, se necessário.

 

5. Documentos necessários para implementação (apenas em caso de aprovação, clique aqui para enviar)

 

5.1. Comprovante de matrícula atualizado;

5.2. Cópia do RG;

5.3. Cópia do CPF;

5.4. Comprovante de residência;

5.5. Comprovante de dados bancários (conta corrente);

5.6. Formulário de Concessão de Auxílio Financeiro a Estudante (clique aqui). 

 

6. Relatório de atividades

 

6.1. Deve ser elaborado em formulário específico (clique aqui) e entregue até 30 dias após a realização do evento;

6.2. Deve conter análise da atividade, dificuldades encontradas (administrativas, funcionais, técnicas);

6.3. Deve apresentar cópias dos recibos de todos os gastos realizados no evento;

6.4. A não entrega do relatório ocasionará a inadimplência do proponente e do/a orientador/a, que será impedido de concorrer na chamada até o final do ano subsequente.

 

7. Cronograma

 

Divulgação da chamada - 05/05/2023

Início das inscrição de Propostas - 05/05/2023

PROEXT Explica Chamadas 2023 - 16/05/2023 19/05/2023

Prazo final para inscrição de Propostas - 05/06/2023

Divulgação do resultado preliminar - 20/06/2023 05/07/2023

Solicitação de reconsideração - 20 a 22/06/2023 05 a 07/07/2023

Divulgação do resultado final - 30/06/2023 14/07/2023

Apresentação dos documentos para implementação - 11/07/2023 21/07/2023

 

8. Disposições gerais

 

8.1 Os casos omissos serão dirimidos pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT).

 

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail prodext@ufba.br

 

Clique aqui para realizar a sua submissão

 

Rotina do processo

a) Estudante ou representante CA/DA

1. Envia as propostas (elaboradas a partir do formulário disponível aqui), segundo o cronograma, no formulário específico (clique aqui para realizar a submissão);

2. Entrega dos documentos para implementação, em caso de aprovação (clique aqui para enviar);

3. Realiza a atividade e arquiva os comprovantes de pagamento;

4. Entrega o relatório de atividades e prestação de contas, de acordo com o modelo (clique aqui para baixar o formulário), até 30 dias após a vigência da proposta.

 

b) Unidade

1. Envia as cartas de anuência da Direção da Unidade Acadêmica do/a estudante para a realização do evento, de acordo com as deliberações da unidade, justificando a relevância para área, a abrangência da proposta e a eventual utilização dos espaços da unidade.

 

c) PROEXT

1. Recebe as propostas, segundo calendário;

2. Habilita as propostas de acordo com os documentos e requisitos da chamada;

3. Convoca a Comissão para análise e seleção das propostas;

4. Publica a relação das propostas selecionadas (resultado preliminar) no site da PROEXT;

5. Analisa os recursos;

6. Divulga o resultado final.

 
Chamada para utilização do Cinema da UFBA para atividades acadêmicas 2024

 

 

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA SUBMISSÃO

 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) abre chamada para a utilização do Cinema da UFBA para realização de atividades acadêmicas que requeiram a infraestrutura da sala, no período matutino (exceções podem ser aplicadas). As propostas serão selecionadas de acordo com o calendário de chamadas, sendo priorizadas as atividades cuja realização dependa dos recursos disponíveis exclusivamente no Cinema da UFBA, observando-se os critérios de abrangência das articulações (interdepartamentais, interinstitucionais e intersetoriais, etc.) envolvidas na proposta, e de alcance de público.

 

Sugere-se aos proponentes a indicação de três possíveis datas para as atividades, quando possível, de modo a permitir à comissão maior ajuste das demandas às disponibilidades.

 

O calendário de utilização de cada etapa será publicado no site da PROEXT.

 

Dúvidas podem ser remetidas a proextcinema@ufba.br.

 

 

Requisitos:

  • A atividade deve ter caráter didático-pedagógico e estar inserida no contexto de um componente curricular, ação de extensão (devidamente registrada no SIATEX), pesquisa ou ACCS;
  • Os proponentes devem ser Servidoras/es Docentes e Técnico-Administrativas/os em Educação (TAE) do quadro permanente da UFBA;
  • Disponibilizar o material a ser exibido com pelo menos 05 (cinco) dias úteis de antecedência, em alta definição;
  • Realizar os testes em data prévia a ser acordada com a equipe do Cinema da UFBA.

 

Calendário:

Realização de atividades: entre 15/07 e 13/12

Primeira chamada:
De 05/06 até 28/06 – Recebimento das propostas
Até 05/07 – Divulgação das propostas selecionadas

Segunda chamada:
De 08 a 09/08 - Recebimento das propostas
Até 16/08 - Divulgação das propostas selecionadas

Clique aqui para conferir o resultado da primeira chamada Novo*

Realização de atividades: entre 11/03 e 12/07

Primeira chamada:
De 05/02 até 1º/03 – Recebimento das propostas
Até 08/03 – Divulgação das propostas selecionadas

Segunda chamada:
De 06 a 24/05 - Recebimento das propostas
Até 31/05 - Divulgação das propostas selecionadas