Linha do Tempo: Plano de Cultura, Arte & Patrimônio

Share/Save

A UFBA é reconhecida nacionalmente como uma instituição pública de ensino superior de referência nos campos da cultura, das artes e do patrimônio. O campo artístico é inaugurado na universidade um ano após sua fundação, em 1947, com a anexação da Escola de Belas Artes (fundada em 1877). Ao longo de décadas, a Universidade Federal da Bahia realizou ações que visavam inserir cada vez mais os campos da arte e cultura no contexto acadêmico.

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) é o órgão responsável pela coordenação e execução das iniciativas artísticas e culturais na UFBA, em especial, por meio da realização de seus programas. A PROEXT fortalece a dimensão institucional e o fomento da cultura, artes e patrimônio na última década, oferecendo um cenário favorável para sua institucionalidade continuamente.

Neste sentido, a construção do Plano de Cultura, Artes e Patrimônio ocorre de forma paralela e em sinergia com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal da Bahia, com alinhamento das diretrizes e metas destes documentos – iniciativas que preparam a estrutura universitária para a criação de uma Pró-Reitoria de Arte e Cultura.

A seguir, temos um breve histórico dos processos desenvolvidos no Plano de Cultura e Arte:

Comentar