
Na Semana do Meio Ambiente, a Mostra UFBA ECOFALANTE de Cinema 2025 apresenta programação com 13 filmes do Brasil, Dinamarca, França, Reino Unido e Estados Unidos gratuitos
A programação será realizada na Sala de Cinema da UFBA e contará com uma sessão no Planetário
De 02 a 06 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, a Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Ecofalante, realizará a Mostra UFBA ECOFALANTE de Cinema 2025. A atividade integra as ações previstas no acordo de cooperação estabelecido entre as instituições, e conta com o apoio da Sala de Arte e do Planetário UFBA.
A Mostra abordará a emergência climática, em convergência com o tema central do Congresso UFBA 2025 "Imaginar futuros: desafios da emergência climática", a ser realizado de 01 a 05 de setembro, assim como com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança de Clima - COP 30, que acontecerá em novembro, em Belém do Pará.
A Universidade Federal da Bahia prepara um conjunto de ações de articulação em torno da COP30, através de um Grupo de Trabalho que vem se reunindo com o objetivo de propor ações para compartilhamento no evento, bem como na criação de contextos que possam reverberar as questões da COP30 na UFBA.
A Mostra de Cinema vai estimular discussões com uma programação composta de documentários já consagrados, além de novos filmes para exibição. As sessões vão acontecer na Sala de Cinema da UFBA, localizada no Canela, com atividades nos turnos da manhã e da tarde e uma sessão especial a noite no dia 05 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente. Nesta mesma data o Planetário da UFBA também contará com uma sessão especial no turno da tarde, em Ondina.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria da Sala de Cinema da UFBA. Apenas para o acesso à sessão no Planetário será necessário a retirada de ingresso prévio em link específico, e apresentação individual do ingresso na entrada.
Programação:
02/06
Sala de Cinema da UBFA, 9h - 11h
Ep. 1: Carbono: o que você precisa saber
Sinopse: O que é carbono? O que é mercado de carbono? Como reduzir emissões de carbono? O que os povos da floresta têm a ver com tudo isso? Está no ar a série de animações "Carbono: o que você precisa saber", com informações de apoio para comunidades indígenas, ribeirinhas, extrativistas e quilombolas começarem a se organizar para entrar nessa conversa de forma segura.
Direção: Rede Xingu+, Instituto Socioambiental
Brasil, 2023
Duração: 4'
Temas: emergência climática, desmatamento, combustível fóssil, petróleo, povos tradicionais
ODS: 7, 13, 15
Classificação: Livre
02/06
Sala de Cinema da UBFA, 9h - 11h
Ep. 2: Carbono: o que você precisa saber
Sinopse: Ondas de calor, secas, tempestades, aumento do nível do mar e impactos sociais gigantescos: cientistas afirmam que não podemos deixar a temperatura média do planeta aumentar em mais de 1,5ºC até 2030 ou enfrentaremos consequências ainda mais graves do que os eventos climáticos que já estamos vivenciando. Que negociações internacionais têm sido propostas para redução de emissões de gases do efeito estufa? Como surgiu a ideia de um mercado de carbono? O que são as salvaguardas socioambientais? Assista o episódio 2 da série “Carbono: o que você precisa saber” para uma introdução ao assunto!
Direção: Rede Xingu+, Instituto Socioambiental
Brasil, 2023
Duração: 6'
Temas: cop, mercado de carbono, emergência climática, desmatamento, combustível fóssil, povos tradicionais
ODS: 13, 15, 16
Classificação: Livre
02/06
Sala de Cinema da UBFA, 9h - 11h
As Borboletas de Arabuko (The Flying Gold of Arabuko)
Sinopse: As Borboletas de Arabuko retrata o ofício de caçadores e criadores de borboletas no Quênia, e como essa prática incomum acabou ajudando a preservar a maior e última floresta remanescente da África Oriental. Contado da perspectiva de um criador de borboletas e ex-caçador furtivo, o filme questiona se algo tão pequeno como uma borboleta poderia salvar um ecossistema inteiro.
Direção: John Davies
Reino Unido, 2020
Duração: 10'
Temas: África, Animais, Conservação, Emergência Climática, Florestas
ODS: 8, 15
Classificação: Livre
02/06
Sala de Cinema da UBFA, 9h - 11h
A Campanha Contra o Clima
Sinopse: Em 1988, o mundo se preparava para agir contra as mudanças climáticas. Mas então algo aconteceu. Algo que levou à crise climática para a qual o mundo despertou hoje. As maiores petroleiras do planeta foram das primeiras a detectar o aquecimento global, mas, em vez de agir, lançaram uma campanha que há 30 anos atrapalha o combate à emergência climática, semeando dúvida onde antes havia unanimidade – um modus operandi que vai encontrar, anos depois, o seu maior aliado na internet das redes sociais e algoritmos.
Direção: Mads Ellesøe
Dinamarca, 2020
Duração: 58'
Temas: Ciência, Comunicação, Divulgação Científica, Emergência Climática, Energia, Fake News, Mudanças Climáticas,Negacionismo
ODS: 13, 16
Classificação: Livre
02/06
Sala de Cinema da UBFA, 14h
Injustiça Climática
Sinopse: Chicago sofreu a pior onda de calor da história dos Estados Unidos em 1995, quando 739 pessoas – a maioria idosos e negros – morreram no espaço de uma semana. Vinculando a devastação do desastre natural ao desastre antrópico do racismo estrutural, o filme investiga uma das indústrias de maior crescimento das últimas décadas: a indústria de preparação para emergências e desastres. A diretora pergunta: como pode o Estado estar disposto a se prevenir contra desastres naturais, mas relutar em reconhecer os desastres em câmera lenta que ele mesmo promove?
Direção: Judith Helfand
EUA, 2018
Duração: 82'
Temas: Emergência Climática, Questões Raciais, Racismo, Racismo Ambiental
ODS: 10, 11, 13, 16
Classificação: Livre
03/06
Sala de Cinema da UBFA, 10h
A Máquina do Petróleo
Sinopse: A Máquina do Petróleo explora o complexo envolvimento econômico, histórico e emocional com o petróleo à medida que avançamos rumo ao colapso climático. Desde a descoberta de enormes campos deste combustível fóssil na costa da Escócia até sua privatização em massa durante a era Thatcher, este documentário abrangente revela como o petróleo se tornou o motor invisível que impulsiona as políticas públicas e econômicas do Reino Unido. Reunindo uma ampla gama de vozes de diversos setores, o filme pergunta: “como podemos desmantelar essa máquina, e quão rápido?”
Direção: Emma Davie
Reino Unido, 2022
Duração: 82'
Temas: Energia, Emergência Climática, Economia, Recursos Naturais, Consumo
ODS: 7,9
Classificação: 10 anos
03/06
Sala de Cinema da UBFA, 14h
Para Onde Foram as Andorinhas
Sinopse: O filme capta de forma sensível e explícita como os povos habitantes do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, estão percebendo e sofrendo cotidianamente os impactos das mudanças climáticas, do intenso uso de agrotóxicos e do desmatamento desenfreado.
Direção: Mari Corrêa
Brasil, 2015
Duração: 22'
Temas: Agrotóxicos, Desmatamento, Emergência Climática, Povos Tradicionais
ODS: 2, 3, 15
Classificação: 12 anos
03/06
Sala de Cinema da UBFA, 14h
Quentura
Sinopse: De suas roças, casas e quintais, as mulheres indígenas nos envolvem em seu vasto universo de conhecimentos ao mesmo tempo em que observam os impactos das mudanças climáticas nos seus modos de vida.
Direção: Mari Corrêa
Brasil, 2018
Duração: 36'
Temas: Campo, Emergência Climática, Povos Tradicionais
ODS: 5, 10, 16
Classificação: Livre
04/06
Sala de Cinema da UBFA, 10h
Animal
Sinopse: Os jovens ativistas Bella e Vipulan, ambos de 16 anos, fazem parte de uma geração convencida de que seu futuro está em perigo. Entre a emergência climática e a 6ª extinção em massa, seu mundo pode ser inabitável daqui a 50 anos. Cyril Dion, diretor de Amanhã, documentário que levou mais de um milhão de franceses ao cinema, os leva em uma jornada extraordinária para conversar com algumas das pessoas mais dedicadas ao mundo animal e entender em outro nível o quão profundamente nós, os humanos, estamos ligados a todas as outras espécies vivas. E que ao salvá-los... também estamos nos salvando Direção: Cyril Dion
França, 2021
Duração: 105'
Temas: biodiversidade, ativismo, conservação, bem estar animal, mudança climática, emergência climática
ODS: 2, 12, 13, 15
Classificação: Livre
04/06
Sala de Cinema da UBFA, 14h
Arrasando Liberty Square
Sinopse: À medida que o aumento do nível do mar ameaça a luxuosa orla marítima de Miami, os proprietários ricos se dirigem aos terrenos mais elevados. Os moradores de Liberty Square, bairro historicamente negro e o primeiro projeto de habitação popular segregada no Sul, são o novo alvo de um projeto de “revitalização”, devido à sua localização, a 3,6 metros acima do nível do mar. Nesse panorama, o documentário discute a crise da habitação acessível, o impacto do racismo sistêmico e a gentrificação climática.
Direção: Katja Esson
EUA, 2023
Duração: 86'
Temas: cidades, racismo ambiental, emergência climática, resiliência
ODS: 10,11,13
Classificação: Livre
05/06
Planetário da UFBA, 15h10
Kigalinha
Sinopse: Uma galinha ciborgue vem do futuro com a missão de buscar ajuda para evitar as consequências do aquecimento global no planeta. No Rio de Janeiro, em 2019, Kigalinha encontra Chico, um jovem cheio de energia e com muito potencial. Kigalinha é uma animação em seis episódios produzida pelo International Energy Initiative - IEI Brasil com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Direção: Gabriel Justo, Felipe Santana, Gabrielle Adabo
Brasil, 2022
Duração: 20'
Temas: ativismo, emergência climática, energia
ODS: 7, 11, 13
Classificação: Livre
05/06
Sala de Cinema da UBFA, 19h
Filhos do Katrina
Sinopse: Em 2005, o furacão Katrina não apenas destruiu grande parte da cidade de Nova Orleans, mas também mudou para sempre a vida de muitos jovens. O cineasta Edward Buckles Jr. tinha 13 anos quando isso aconteceu. Em seu documentário de estreia, ele dá voz aos que foram expulsos de suas casas e abandonados pelo governo da época.
Direção: Edward Buckles Jr.
Brasil, 2021
Duração: 79'
Temas: racismo ambiental, desastre ambiental, emergência climática
ODS: 10,13
Classificação: Livre
06/06
Sala de Cinema da UBFA, 10h
Terras que Libertam
Sinopse: O filme TERRAS QUE LIBERTAM histórias dos Cupertinos apresenta a trajetória da população negra quilombola na Chapada Diamantina (Bahia-Brasil). Um movimento de liberdade com a liderança dos irmãos Júlio Cupertino e Jaime Cupertino, insurgentes em consciência negra no sentido de nascer e viver nas terras ancestrais quilombolas da Caatinga. O documentário revela a contemporaneidade da luta quilombola pelos direitos territoriais e sociais, a defesa do Território Quilombola de Vazante contra Barragem Baraúnas e a liberdade do guerreiro Julio Cupertino - ancestral no Território de Baixão Velho.
Direção: Diosmar Filho, Harrison Araújo
Brasil, 2021
Duração: 52'
Temas: povos tradicionais, povos quilombolas, quilombo
ODS: 11,16
Classificação: Livre
Comentar