Exposição aborda a responsabilidade histórica da ciência na legitimação do racismo

Share/Save

A exposição "Ciência, Raça, Literatura e Sociedade”, coordenada pelos professores Charbel El-Hani (IB-UFBA) e Juan Manuel Sánchez Arteaga (IHAC-UFBA), estará aberta a visitação de 17 a 21 de março, das 9h às 12h; 14h às 17h, nas salas 1 e 2 do Instituto de Biologia/UFBA.

A exposição pretende contribuir para o combate de processos sociais de alterização que implicam marginalização e exclusão social daqueles considerados como “Outros”. Dentre os temas está a responsabilidade histórica da ciência na legitimação do racismo, por meio de reconstrução de episódios da história do racismo científico, inclusive no Brasil, estendendo-se também a outros temas, como questões de gênero. Será apresentada também uma breve amostra de como o cientificismo na questão racial foi tratado desde  múltiplas perspectivas na literatura brasileira. Pretende-se problematizar, assim, facetas significativas das complexas relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

A partir da apresentação de recortes do processo histórico de construção do conceito de raça pelas ciências naturais, a Exposição contemplará as tentativas científicas de desconstrução do conceito e algumas das polêmicas (re)configurações científicas na contemporaneidade.

As distinções científicas propostas pela categoria de raça – entendida aqui como mito biológico, porém como inegável realidade social - estiveram comprometidas com processos de alterização, pelos quais determinados grupos sociais, culturais e/ou políticos promoveram segregação e marginalização de outros grupos e indivíduos humanos, justificando cientificamente sua pretendida inferioridade em termos biológicos e intelectuais.

Para visitas orientadas e maiores informações:expo.racismo.cientifico@gmail.com 

Tags: 

Comentar