Edital ProExt/Cursos Livres UFBA/MAM é apresentado durante Leitura Pública da 3ª Bienal da Bahia

Na última sexta-feira (24), a proposta curatorial da 3ª Bienal da Bahia e o Edital PROEXT/Cursos livres UFBA/MAM-BA 2014 foram apresentados à comunidade acadêmica da UFBA, no Auditório do PAF III – Glauber Rocha, no campus Ondina.

A Pró-Reitora de Extensão Universitária, Blandina Viana, abriu o evento compartilhando suas expectativas em relação ao Edital: “Esperamos receber muitas propostas para esta segunda edição do edital de Cursos Livres e desejamos a permanência da parceria firmada entre UFBA/MAM”. Edital PROEXT/Cursos livres 2014 está com inscrições abertas até 18 de fevereiro.

Ana Pato, curadora chefe da 3ª Bienal da Bahia, fez a leitura da proposta curatorial da 3ª Bienal da Bahia, substituindo Marcelo Rezende, diretor do MAM-BA. A curadora retomou brevemente o histórico das Bienais, relembrando a precursora Bienal de Veneza, realizada em 1895, que lançou o modelo do evento tornando-se referência mundial. Atualmente, existem cerca de 300 bienais no mundo.

A Bienal de Havana, realizada pela primeira vez em 1964, apresenta uma proposta que desconstrói o modelo tradicional ditado pela Bienal de Veneza. Pato ressaltou a influência da Bienal de Havana nas edições da Bahia, em 1966 e 1968.  A 3ª Bienal da Bahia segue este ideal de desconstrução com o objetivo de trazer à tona a produção ignorada pelas Bienais européias. “A Bienal da Bahia desde o início e nesta 3ª edição tende a ser um contra-discurso, um espaço de emissão da arte local”, completa Pato.

Após 45 anos sem ser realizada, a 3ª edição do evento busca retomar os objetivos e o legado da Bienal da Bahia de criar diálogos entre as diversas áreas. A temática “É Tudo Nordeste?" alia a proposta curatorial da Bienal com a segunda edição do PROEXT/Cursos livres UFBA/MAM-BA 2014. O Coordenador de Programas e Projetos, Pedro Rocha, apresentou brevemente o Edital e ressaltou a importância de projetos de diferentes áreas do conhecimento no estabelecimento de discursos mais interdisciplinares.

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) da Universidade Federal da Bahia em parceria com o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) apoiará seis cursos de extensão nesta segunda edição do Programa de Cursos Livres. Os cursos propostos a este edital deverão tratar de questões nordestinas contemporâneas que se alinhem prioritariamente a um desses três eixos (Terra, Homem ou Luta). Pretende-se que, partindo dessa classificação, os cursos contribuam para uma avaliação crítica e contemporânea sobre o nordeste brasileiro, contribuindo para a reflexão proposta pela 3ª Bienal da Bahia. De acordo com Eliane Moniz de Aragão Simões, Diretoria Educativa da 3ª Bienal da Bahia, esta contribuição pode-se dar a partir da discussão de temas e atualizações sobre o Nordeste, de forma contemporânea e interdisciplinar, ou seja, vistos por diferentes áreas do conhecimento, como economia, cultura, física, arquitetura e política.

A 3ª Bienal da Bahia será realizada entre os dias 6 e 22 de maio de 2014, no Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador. Os cursos serão realizados no período de 6 a 22 de maio.