Edital ProExt/Ações e Programas 2014 está com inscrições abertas até 26 de maio

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária lança hoje (15/04) o Edital PROEXT/Ações e Programas 2014, que objetiva oferecer apoio integral ou parcial à realização de ações e   programas de extensão universitária.  Serão aceitas ações de extensão nas modalidades “evento”, “curso” e “produto”, isoladas ou integradas  na  forma  de  “programas  de  extensão  universitária”.

As áreas temáticas de extensão apoiadas por este Edital são: Comunicação, Cultura, Direitos humanos e justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e produção e Trabalho.

O Edital PROEXT/Ações e Programas 2014 conta com recursos no valor de R$ 192.000,00 (cento e noventa e dois mil reais) a serem empenhados ao longo de 2014. O valor máximo financiável por proposta varia entre R$ 4.000 (quatro mil reais), no caso de propostas de curso, e R$ 24.000 (vinte e quatro mil reais), no caso  de  propostas  de  programa  de  extensão  que  incluam  evento,   curso  e  produto.

Poderão   submeter   propostas   docentes   e   servidores   técnico-administrativos   do quadro permanente da UFBA em efetivo exercício e que não estejam inadimplentes com a PROEXT quanto  à  apresentação  de  relatório  final   de  ação  de  extensão  cadastrada  no  SIATEX. Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta ao presente Edital, da qual ele será o coordenador. Propostas  coordenadas  por servidores técnico-administrativos que previrem bolsas para estudantes de graduação devem ter na equipe executora um docente do quadro permanente da UFBA em efetivo exercício, que será o coordenador do plano de trabalho dos bolsistas.

As propostas de ações/programas de extensão submetidas em resposta ao presente Edital devem ser   encaminhadas   exclusivamente  através   do  sistema  SAPEX  (www.sapex.ufba.br).

Extensão Universitária

Segundo a Política Nacional de Extensão, extensão universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da   sociedade,   visando  a   promoção  e   garantia   dos   valores   democráticos,   da   equidade   e   do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural e social.

O presente Edital cumprirá o seguinte cronograma:

15 de abril de 2014: publicação do Edital

15 de abril a 26 de maio de 2014: submissão de propostas

29 de maio de 2014: publicação dos resultados

30 de maio de 2014: solicitação de reconsideração

02 de junho de 2014: publicação dos resultados dos pedidos de reconsideração

02 de junho de 2014: disponibilização dos recursos

02 de junho de 2014: início das ações/programas de extensão

Outubro de 2014:  prazo máximo para o empenho dos recursos da primeira parcela (o dia

será divulgado oportunamente)

28  de  fevereiro  de  2015:  prazo  máximo  para  envio  do  relatório  final   do  programa  e  dos relatórios finais dos bolsistas.

Acesse o Edital aqui: /sites/proext.ufba.br/files/edital_acoes_e_programas_2014.pdf