Chamada de Apoio à Extensão na Pós-Graduação 2022

 

 

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A Pró-Reitoria de Extensão Universitária e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação lançam a Chamada de Apoio à Extensão na Pós-Graduação 2022, que selecionará propostas que prevejam ações em consonância com o Plano de Contingência e Medidas de Biossegurança da UFBA e as respectivas determinações das unidades acadêmicas. As propostas de apoio serão selecionadas de acordo com o calendário anexo e deverão ter previsão de execução até 15 de dezembro de 2022. A concessão dos apoios será deliberada por uma comissão composta pela Coordenação de Produção e Difusão da Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), um representante da PROEXT, um representante da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), um representante da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PROPG) e dois representantes estudantis nomeados pelo Associação de Pós-Graduandos da UFBA (APG/UFBA).

 

1. Do/a proponente

Poderão submeter propostas os estudantes de Pós-Graduação Stricto-Sensu (Mestrados acadêmicos ou profissionais ou Doutorado) que atendam às seguintes condições (ATENÇÃO: os documentos comprobatórios devem ser enviados no momento da implementação):

  • estejam regularmente matriculados/as em componentes curriculares de seus Cursos no semestre 2022.1 no momento da implementação (no caso das propostas aprovadas);
  • apresentem anuência do/ orientador/a para realização da atividade;
  • não estejam inadimplentes com a PROEXT;
  • não tenham vínculo empregatício.

 

2. Das propostas

2.1. Requisitos:

  • Poderão ser apoiadas propostas de atividades de extensão que demonstrem relação direta com a pesquisa desenvolvida pelo/a estudante de pós-graduação proponente, cujas ações deverão ser realizadas de acordo com o Plano de Contingência e Medidas de Biossegurança da UFBA e as respectivas determinações das unidades acadêmicas;
  • A propostas devem ser submetidas a partir do formulário de submissão de propostas disponível aqui;
  • As propostas devem ter previsão de execução até 15 de dezembro de 2022.

2.2. Serão aceitas propostas nas seguintes modalidades: 

  • ações e/ou atividades extensionistas de cooperação, intercâmbio de experiências e saberes ou assistência qualificada junto a setores específicos da sociedade;
  • ações e/ou atividades extensionistas de organização de inventários, levantamento de dados, realização de mapeamentos para constituir acervos, arquivos e/ou documentários, catálogos, cartilhas que versem sobre personalidades, territórios ou situações de ou com outros setores específicos da sociedade;
  • ações e/ou atividades extensionistas de difusão acadêmica (processos e/ou produtos artísticos, técnicos, editoriais, científicos) que sejam direcionadas a público específico de outros setores da sociedade.

 

2.3. Serão priorizadas as propostas que:

  • prevejam a realização de atividades presenciais, de acordo com o Plano de Contingência e Medidas de Biossegurança da UFBA (disponível em https://ufbaemmovimento.ufba.br/biosseguranca), e as respectivas determinações das unidades acadêmicas;
  • sejam apresentadas por estudantes em situação de vulnerabilidade inscritos no Cadastro Geral da PROAE e daqueles autodeclarados indígenas, quilombolas, refugiados(as), transgêneros e travestis e/ou com necessidades educacionais especiais. Este também será um critério de desempate entre projetos, se necessário.

 

2.4. Documentos necessários para solicitações

 

1. Carta de solicitação em nome do responsável pela organização pela proposta, especificando os recursos necessários para sua realização e os espaços em que as ações ocorrerão, bem a vinculação a Grupos, Sociedades Científicas e/ou Entidades; 

2. Proposta de atividade com a descrição quanto ao seu caráter acadêmico/cultural, convidados e público-alvo, elaborada de acordo com o modelo (clique aqui);

3. Orçamento total do projeto, discriminando outras fontes de apoio, quando houver;

4. Quando for o caso, auto declaração de estudantes inscritos no Cadastro Geral da PROAE ou de estudantes indígenas, quilombolas, refugiados(as), transgêneros e travestis (documento opcional).

 

3 Modalidades de apoio

Custeio de até R$3.000,00 por proposta, conforme orçamento aprovado pela comissão. Não serão considerados itens de investimento, como a compra de equipamentos, e/ou pagamento de cachês ou auxílio ao/à proponente, ressalvados os reembolsos de pequenos custos de produção. As despesas estão sujeitas à prestação de contas e devem ser aplicados para criar as condições necessárias à realização das ações previstas nas propostas.

 

4 Documentos necessários para implementação (apenas em caso de aprovação, clique aqui para enviar)

 

1. Carta de anuência do orientador;

2. Comprovante de matrícula 2022.1;

3. Cópia do RG;

4. Cópia do CPF;

5. Comprovante de residência;

6. Comprovante de dados bancários (conta corrente);

7. Formulário de Concessão de Auxílio Financeiro a Estudante (clique aqui).

 

5 Relatório de atividades (entregue até 30 dias após a vigência da proposta)

 

1. Deve ser elaborado em formulário específico (clique aqui);

2. Deve conter análise da atividade;

3. Dificuldades encontradas (administrativas, funcionais, técnicas);

4. Cópias dos recibos de todos os gastos realizados no evento;

5. Deve ser enviado com uma anuência do/a orientador/a;

6. A não entrega do relatório ocasionará a inadimplência do proponente e do/a orientador/a, que será impedido de concorrer na chamada até o final do ano subsequente.

6 Disposições gerais

  • No caso de mudanças no cenário epidemiológico e nas deliberações do Conselho Universitário que ocasionem em alterações no Plano de Contingência e Medidas de Biossegurança da UFBA, as propostas deverão estar de acordo com as novas recomendações sanitárias;
  • Os casos omissos serão dirimidos pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT).

6 Cronograma

11/03 – Divulgação da chamada

29/03 – PROEXT Explica (17h, acesse a sala aqui)

11/04 – Recebimento das propostas

04/05 – Divulgação do resultado preliminar

06/05 – Pedidos de recurso (clique aqui para enviar seu pedido de recurso)

11/05 – Divulgação do resultado final

25/05 – Apresentação dos documentos para implementação (clique aqui para enviar a documentação)

 

 

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Rotina do processo

 

a) Estudante

 1. Envia as propostas (elaboradas a partir do formulário disponível aqui), segundo o cronograma, no formulário específico (clique aqui para realizar a submissão);

 2. Entrega dos documentos para implementação, em caso de aprovação (clique aqui para enviar);

 3. Realiza a atividade e arquiva os comprovantes de pagamento;

 4. Entrega o relatório de atividades e prestação de contas, de acordo com o modelo (clique aqui para baixar o formulário), até 30 dias após a vigência da proposta.

b) Orientador/a

1. Envia as cartas de anuência para a implementação das propostas dos/as seus/suas orientados/as;

2. Registra as ações de extensão no SIATEX, se forem necessário certificados para equipe e participantes (opcional).

 

c) PROEXT

1. Recebe as propostas, segundo calendário;

2. Habilita as propostas de acordo com os documentos e requisitos da chamada;

3. Convoca a Comissão para análise e seleção das propostas;

4. Publica a relação das propostas selecionadas (resultado preliminar) no site da PROEXT;

5. Analisa os recursos;

6. Divulga o resultado final.