Café Científico Salvador será realizado nesta quinta (21/11)

Nesta quinta-feira, às 18h, será realizada mais uma edição do Café Científico Salvador. O Prof. Henrique Batalha Filho, do Instituto de Biologia (UFBA), ministrará palestra cujo tema é: "Processos evolutivos nas florestas da América do Sul: o que as Aves nos contam?”. O evento é gratuito e acontece no Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris).

O tema a ser abordado por Filho está inserido na área da biogeografia, ciência que procura entender como os organismos estão distribuídos geograficamente e quais eventos ocorridos na Terra, tanto no passado quanto no presente, foram responsáveis pela distribuição que observamos atualmente. As florestas da Amazônia e da Mata Atlântica estão entre os ecossistemas com os maiores índices de biodiversidade do mundo e são separadas pela diagonal de áreas abertas da América do Sul, formada pelos biomas Chaco, Cerrado e Caatinga. Uma das questões que surge sobre a biogeografia histórica destas florestas é como e quando surgiu tamanha biodiversidade.

O palestrante apresentará as principais teorias sobre a diversificação das espécies da Amazônia e Mata Atlântica e mostrará como os estudos sobre a origem e evolução de Aves que vivem nestas florestas têm auxiliado na compreensão dos processos evolutivos que ocorreram nesses biomas.

O Café Científico Salvador é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), LDM -Livraria Multicampi, Tribuna da Bahia e Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Café Científico

Coordenador pelo professor Charbel Niño El-Hani, o Café Científico possui três ramos. O Café Científico UFBA é trimestral e traz pesquisadores renomados em sua área para falar com o público universitário e a sociedade sobre temas relevantes na atualidade que demandam uma compreensão e um conhecimento científico. O Café Científico Salvador possui uma periodicidade mensal e acontece sempre no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, trazendo pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do estado da Bahia para falar para o público em geral, principal foco do evento, ainda que possua também participação do público acadêmico. Finalmente, o Café Científico Acta consiste numa série especial de cafés que ocorre durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA) da UFBA com pesquisadores da própria universidade, focando no público acadêmico.

Mais informações: (71) 3283-6568 ou http://cafecientificossa.blogspot.com