Café Científico da UFBA discute nesta sexta (8/11) a complexidade em ciência e tecnologia

O Café Científico da UFBA, a ser realizado nesta sexta-feira (8/11), às 10h, na SaladeArte, terá como palestrante Constantino Tsallis, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Membro da Academia Brasileira de Ciências e líder do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Complexos. O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) e nesta edição tem como tema a “Complexidade em Ciência e Tecnologia”.

Tsallis abordará a questão da complexidade do enorme número de sistemas naturais, artificiais e sociais que são constituídos por muitos elementos com forte correlação entre si, seja no espaço, no tempo ou em ambos simultaneamente. De acordo com Tsallis, tais sistemas frequentemente apresentam propriedades semelhantes às da matéria viva, em contraste às da matéria inanimada: “Existe hoje, no âmbito da mecânica estatística, uma teoria que permite entendê-los qualitativa e quantitativamente usando o conceito de entropia”, explica. Na ocasião também serão apresentadas ilustrações em física, geofísica, astrofísica, economia, biologia, medicina, ciências computacionais e lingüística.

O Café Científico também pode ser acompanhado pela Internet através do link: http://aovivo.ufba.br/cafecientifico

Sobre o palestrante

O palestrante Constantino Tsallis atua na área de Física Estatística. Em 1988, Tsallis propôs uma formulação que generaliza o conceito de entropia de Boltzmann-Gibbs. A entropia de Tsallis tem gerado milhares de publicações, assim como teses e reuniões internacionais exclusivas sobre os fundamentos e as aplicações da chamada Mecânica Estatística Não-Extensiva. Diversos sistemas complexos, de matéria viva e inanimada, consistem em aplicações da Mecânica Estatística de Tsallis.

Constantino Tsallis foi palestrante convidado em eventos internacionais com mais  de  900  palestras em quase 50  países.  Recebeu  muitas  distinções,  dentre  elas  Guggenheim Fellow  (1982), Prêmio México de Ciência e Tecnologia (2003), Comendador  da Ordem Nacional do Mérito Científico  (2005),  Comendador  da  Ordem  do  Rio Branco (2006), Prêmio "Aristio" (Excelência) em Ciências Exatas e  Naturais, a mais alta distinção da Academia de Atenas  (2012). Doutor  Honoris  Causa pelas Universidade de Cordoba, Argentina  (2005),  Universidade  Federal  do Rio Grande  do  Norte  (2006),  Universidade  Estatual  de  Maringá  (2007), Aristotelian University of Thessaloniki,  Grecia  (2009). Também atua como editor  chefe  da Physica A - Elsevier (Amsterdam) desde 1997.

Acesse a bibliografia completa aqui: http://tsallis.cat.cbpf.br/biblio.htm

Sobre o Café Científico

Coordenador pelo professor Charbel Niño El-Hani, o Café Científico possui três ramos. O Café Científico UFBA é trimestral e traz pesquisadores renomados em sua área para falar com o público universitário e a sociedade sobre temas relevantes na atualidade que demandam uma compreensão e um conhecimento científico. O Café Científico Salvador possui uma periodicidade mensal e acontece sempre no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, trazendo pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do estado da Bahia para falar para o público em geral, principal foco do evento, ainda que possua também participação do público acadêmico. Finalmente, o Café Científico Acta consiste numa série especial de cafés que ocorre durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA) da UFBA com pesquisadores da própria universidade, focando no público acadêmico.

Café Científico

Data: 8 de novembro 2013-11-05