Mostra de Cinema Nordeste, Amazônia: Povos, Lutas e Ecologias em Adrian Cowell, Jesco von Puttkamer e Vicente Rios

Nesta terça-feira, 23/05, acontecerá a abertura da mostra de cinema Nordeste, Amazônia: Povos, Lutas e Ecologias em Adrian Cowell, Jesco von Puttkamer e Vicente Rios.

Na primeira parte, será apresentada uma trilogia inédita sobre o Nordeste, filmada em 1963, em uma viagem que partiu de Goiânia, cruzou a Bahia, foi para Recife e depois para Fortaleza.

A mostra visa homenagear Adrian Cowell nos dez anos de seu falecimento, e Vicente Rios, que faleceu em setembro de 2022. Integra o projeto de pesquisa e extensão "Documentando as lutas socioambientais", que pesquisa o acervo deixado por Cowell, Rios e Puttkamer, além de procurar as conexões entre os trabalhos realizados no Nordeste e na Amazônia ao longo de mais de 50 anos de trabalho documental, e integra a rede Cinema e Meio Ambiente, da qual a UFBA participa junto da PUC/GO, a Fiocruz, a UNB, a UNIR, o Instituto Zé Cláudio e Maria, o Instituto Chico Mendes e a UNIFESSPA.

Para mais informações, acompanhe o evento em @mostranordesteamazonia

Título: Nordeste Inédito de Adrian Cowell

Local: Sala de Arte do Museu Geológico (Av. Sete de Setembro, 2195 - Vitória, Salvador - BA, 40080-001), das 17 às 20:30

Filmes a serem exibidos: “Jangadeiros”, “Romeiros”, “Filhos de Santo”

Convidados: Guiomar Germani (Geografar/UFBA), Ruben Siqueira (CPT), Samuel Vida (Direito/UFBA)

Aguardando a presença de tod_s!