I Encontro Nacional de Cultura e Arte celebra 77 anos da UFBA e 200 anos de Independência da Bahia
UFBA celebra 77 anos de fundação e 200 anos de independência da Bahia com grande encontro para discutir Cultura e Arte
A Universidade Federal da Bahia realiza o I Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras. O evento acontece no Salão Nobre da Reitoria, de 03 a 05 de julho, e integra as celebrações dos 77 anos da UFBA e dos 200 anos de independência do Brasil na Bahia, comemorados em 2 de julho de 2023. As inscrições estão abertas em http://www.inscricaoculturaarte.ufba.br/.
A programação reúne representantes de instituições de ensino superior, entidades do campo artístico-cultural e representantes dos órgãos de cultura dos governos federais, estaduais e municipais, para discutir as múltiplas possibilidades de institucionalização da gestão das ações de cultura e arte no âmbito das universidades, buscando ampliar sua contribuição para o campo cultural e artístico brasileiro e global, estreitando laços entre universidades, governos e setores sociais, com seus respectivos agentes, comunidades e territórios.
O evento já tem confirmadas participações de pesquisadores de mais de uma dezena de universidades: Unicamp, UFRJ, UFMG, UFPE, UFABC, UFJF, UFSC, UFPR, UFRN, UFCA, UFU, UFRB, além da própria UFBA. Estarão em debate as diversas experiências de gestão da cultura nas universidades, o que irá possibilitar obter, ao final do evento, uma síntese crítica de diferentes modelos de institucionalização das práticas, equipamentos e corpos artísticos estáveis na Universidade Pública brasileira.
Veja os objetivos do evento e a programação já confirmada. Inscreva-se e participe!
O I Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras tem como objetivos:
>> Analisar e desenvolver a cultura e a arte no âmbito das universidades federais brasileiras;
>> Ampliar a contribuição das universidades federais para as culturas e artes brasileira e glocal;
>> Aprimorar a intercâmbio cultural e artístico entre as universidades federais e entre elas, os demais setores da sociedade, os agentes, as comunidades e territórios;
>> Discutir e implementar mapeamentos, diagnósticos, políticas e planos de cultura e arte nas universidades federais sintonizamos com planos nacionais de cultura e arte;
>> Contribuir para a construção e consolidação de uma cultura cidadã e democrática, que se contraponha às culturas autoritárias em todos as suas vertentes.
Comentar